Usando a corte em seus jogos

Castelos são figurinhas carimbadas em 11 entre 10 aventuras medievais, mas você já parou pra pensar o quão complexa pode ser a corte?

Inúmeras vezes me peguei dando descrições e descrições de castelos magnânimos, com muralhas intransponíveis, torres que tudo viam e centenas de aposentos para os mais diversos fins, porém sempre tive uma certa dificuldade em utilizar, de fato, meus castelos. Embora por fora fossem verdadeiros colossos, seu interior sempre ficava meio pobre, sempre se limitando à sala do trono, salas de jantar, calabouços, salas de tesouro, quartos e corredores.

Mais dificil ainda do que bolar a arquitetura do castelo era povoá-lo. Via de regra era sempre a mesma galerinha, o Rei, a Rainha, alguns conselheiros, guardinhas, e vez ou outra o bobo-da-corte. Recentemente andei assistindo ao seriado The Tudors e me atentei para o quão interessante pode ser uma corte minimamente trabalhada. Então resolvi utilizar algumas idéias para criarmos uma corte que possa render algumas boas horas de jogo na sua mesa.


Membros

Era costume que muitos nobres, os convidados pelo Rei para integrar sua corte, vivessem no castelo. Eles se alojavam em um dos trocentos aposentos do castelo e por lá perambulavam tentando defender seus interesses, que muitas vezes envolviam fazer de suas filhas amantes do Rei, uma boa forma de enriquecer e ganhar posses. Outra forma de se integrar à corte era através de um convite que a Rainha fazia à algumas damas, normalmente já de família nobre, para que vivessem no castelo como suas damas de companhia, essas também fortes candidatas à amantes do Rei! Servir à Rainha era uma grande honra e uma boa maneira de conseguir um bom casamento, visto que a própria apresentação das novas damas já era um pequeno evento por si só.

Os Camareiros do Rei também tinham sua importância, jovens que cuidavam dos mais diversos assuntos, desde arrumar suas coisas para viagens até levar presentes em seu nome à Rainha. E quando o rei não aguentava mais seus bajuladores o que ele fazia? Chamava o Bobo-da-corte, alguém que simplesmente tinha liberdade para lhe falar sobre qualquer assunto, por mais que pudesse ser ofensivo à Sua Majestade. O Músico Real era outra figurinha carimbada no entretenimento da realeza, bem como o Provador Real, aquele que tinha a dura missão de correr o risco de morrer envenenado no lugar do seu Rei.

Pra fechar temos dois bem interessantes, o Guardião do Selo Real e o Embaixador, o primeiro era uma espécie de administrador público à serviço do Rei. Era ele o responsável por coordenar toda a coleta de taxas, conservação e aumento da riqueza real e era a voz de maior influencia junto ao Rei no castelo. Passemos, por ultimo, aos Embaixadores. Não é tão raro assim utilizarmos emissários e representantes para levar e trazer informações entre os reinos, porém a sacada interessante aqui é que na corte haviam embaixadores de todos os principais reinos e não somente dos reinos aliados. Em uma corte o Rei mantinha Embaixadores de todos os reinos com os quais mantivesse relações, fossem elas amistosas ou não, e era com eles que o Rei negociava alianças, tréguas, dotes e coisas do tipo.

A dinâmica da corte

ok, já temos algumas “figuras” na corte, mas como eles podem interagir e gerar bons plots de história?

- Uma boa forma de influenciar ou ter informações sobre o rei era estar proximo de seu principal conselheiro, o Guardião do Selo Real. Mais comum ainda do que estar proximo ao Guardião era querer tomar seu lugar, então da pra perceber que artimanhas e tramas envolvendo ele e os nobres não eram poucas. Entre os que pretendiam se aproximar era comum se oferecer para cumprir demandas delegadas pelo rei ao Guardião e entre os que cobiçavam seu lugar, sabotar tais missões com sucesso era um deleite.

- Imaginem uma jovem nobre que acaba de ser escolhida pelo rei para ser sua companheira. Agora imagine uma outra família que também teve sua filha entre as cobiçadas pelo rei, porém esta fora rejeitada. Agora, e se a família da jovem rejeitada tentasse manchar a imagem da escolhida, na tentativa de fazer o rei desistir de sua escolha?

- Vale lembrar que na época medieval os almoços e reuniões que envolvessem o Rei, a Rainha e até mesmo os nobres era acompanhada de perto por um monte de “papagaios de pirata” de todos os tipos, damas de companhia, camareiro, serviçais, entre outros. Imaginem quantas informações obscuras ele tinham acesso, mesmo sem querer?!

- Ainda nesse plot de casamento real, imagine que o Rei quer se casar novamente e manda dois nobres rivais escolherem cada um uma esposa. E o que escolher a melhor esposa seria agraciado com títulos e posses. E se uma dessas escolhidas for amiga de algum dos jogadores e o nobre rival quiser eliminá-la ou prejudicá-la?

- Um nobre oferece um banquete ao seu Rei, e durante os preparativos o banquete é suspenso pois o Provador Real morre ao provar da comida. O Rei manda prender seu anfitrião por alta traição, mas a criadagem do tal nobre afirma que foi um dos criados quem envenenou o Provador, pois recebeu dinheiro de um nobre rival. Eles estão falando a verdade? Estão só tentando proteger seu lorde? Quem sabe…

- E pra fechar tomemos o clássico Rei mimado e que não aceita ter seus desejos negados quando tem uma oferta de aliança negada por um outro Rei. Certamente teremos nobres que irão apoiar uma guerra contra esse Rei e outros que vão defender a paz, mas sem querer ofender seu Rei e sua nação.

Essas são apenas algumas idéias de ganchos envolvendo a corte. Tome a liberdade de criar as mais estranhas manias para seus Reis e os mais ganasiosos anseios para seus nobres, pois assim terá muitas histórias sem precisar nem sair do seu reino!

Então é isso, vamos povoar nossos castelos!


Fiquem ligados no @sonapodetirar1 e na nossa fanpage do Facebook. E agora mais que nunca se liguem nas nossas páginas! Porque? Confira em Promoção Protocolo Bluehand.

Posts que também podem interessar

Seu conhecimento vs o do seu personagem
Às vezes temos que e...
Acerto Crítico!
Olá pessoal, hoj...
A dificuldade idiomática no RPG
Salve salve grandes ...
Tweet

Sobre Lord Raphael Santz

Mago/Ladino de plantão do #sonaopodetirarum.com.br; troubleshooter nas horas vagas e gaúcho!