Dentro da Dungeon #4 – O advogado das regras

– Mas isso não é o que o livro diz. Olhe! Veja aqui na pagina 261 do Livro do Jogador. Então? Vai dar certo não é?!

#VidaDeMestreEDificil

Olá mestres! Trago à vossa apreciação outro fato comum e bastante corriqueiro nas mesas de RPG. É sabido por todos da existência dos diversos tipos de jogadores, e sua variedade traz, junto de sua narrativa, vida para sua sessão. Abordaremos neste artigo uma das “espécies” mais interessantes: o advogado das regras.

Não é fácil lidar com esse tipo de jogador, é preciso ter muita paciência e estar a par, ou não, de tudo que esta acontecendo na mesa. E como a paciência não é uma virtude de muitos mestres a coisa pode acabar “pegando fogo” e destruir ou motivar ainda mais a atividade na mesa, fazendo com que a aventura tome um rumo diferente do esperado.

Reconhecendo a fera

Não é difícil encontrá-lo, geralmente ele anda em bandos e tem sempre o apoio de alguém, outro jogador.
Sempre tomando a frente e falando mais do que o comum, o advogado das regras nunca fica parado e sempre está pronto para testar suas habilidades. Sua ficha atende mais às especificações do livro do que a do seu background. Pró-ativo, ele ilude e confunde os outros jogadores, pois nem todos elaboraram tão bem suas fichas quanto a dele, usando todas as brechas que o sistema dá e tentando prever o que o mestre vai propor.

Domando-o

Deixe-o bem à vontade e satisfaça seus anseios, afinal de contas o que vale mais é a diversão e não queremos nada de cara feia na mesa. De modo que não atrapalhe o andamento do jogo faça com que seu personagem brilhe antes que ele solicite os holofotes, nem sempre é claro! Pois o jogo é para todos e ele por mais hábil que seja com as regras não conseguirá resolver tudo sozinho.

Em alguns casos para incrementar seu personagem ele pode querer “burlar” a regras, mas de uma forma aceitável e de forma que não fique muito claro para os outros jogadores. Ele tentará convencê-lo de algumas variações e fará o necessário para que você aceite, apelando para seus companheiros e mostrando como aquela manobra beneficiará todo o grupo. Use o bom senso para tomar decisões em relação a ele, o seu consentimento dará asas a sua imaginação para manobras futuras e a praga pode proliferar por toda a mesa.

Você pediu para ele ler o livro, agora resolva!

Lembre-se que o futuro das ações estará sempre em suas mãos e faça sempre uso desse poder para por ordem na casa. As saídas não são muitas, mas as disponíveis sempre devem ficar claras para todos.
Perceba os efeitos dele sobre a mesa, sempre prestando atenção às reações dos outros jogadores. As ações dele podem ser motivo de inveja ou podem ser apoiadas. Nestas situações o meio termo deve ser usado, caso o jogo esteja emperrado. Por exemplo: após muitas tentativas os jogadores não conseguem resolver um enigma, não se preocupe! Este tipo de jogador sempre vai encontrar uma saída, por mais absurda que seja e dará continuidade ao jogo – não o recompense nessas situações, pode ser perigoso.

Esse tipo de jogador é tão excitado em relação às perspectivas que seu personagem pode alcançar que seu entusiasmo pode até interferir nas suas descrições e o seu ímpeto pode afetar a todos, principalmente aqueles que preferem resolver questões mais com o roleplay do que com o combate, e é sempre bom lembrar que nem tudo se resolve na porrada.

Bem, o advogado das regras exposto aqui pode, em alguns casos, ser um jogador chato, sempre questionando sobre isso ou aquilo, mas o seu entusiasmo é a sua principal marca e esta pode motivar jogadores sonolentos. Sempre tenha atenção e castigue-o de vez em quando fazendo-o perder tempo procurando por regras para sanar duvidas sobre as suas manobras e talvez com isso aos poucos as regras vão perder o sentido para ele, mas fique sempre atento para que a confusão não tome conta dos seus pensamentos.

Bons dados!

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Sobre Antunes Rocha

Pai, administrador, abcdista, rpgista e tentando ser escritor. Gostou? Siga @old_paladin