Dentro da Dungeon #5 – Ganchos que pegam

Fala mestres! #DentroDaDungeon à todo vapor! Continuaremos tratando das dificuldades das nossas mesas e tentando diminuir sua dor de cabeça em relação a esses assuntos. Hoje vamos falar sobre ganchos. A principio é algo bobo, mas que se não tratado com atenção pode render um grande ”1” pra sua aventura.

Tão ancestral quanto os livros de regras são os de aventuras. Escritos às centenas, as aventuras oficiais, ou não, rendem sempre boas sessões de jogo. Claro que com as devidas adaptações. Dificilmente elas são jogadas seguindo ao pé da letra, e quando jogadas mais de uma vez o mestre geralmente muda alguma coisa, ou esquece.

Ganchos são importantes

Improvisada ou não toda boa aventura deve ter uma base. Levando para o lado da improvisação, é sempre bom ter algo previamente escrito, informação nunca é demais para que a aventura progrida naturalmente. Não ter uma base no começo da aventura dará a oportunidade para que os jogadores executem manobras dispensáveis que fará com que você tome decisões arbitrárias, pondo fogo na discussão e deixando a diversão um pouco de lado.

A maioria dos jogadores não tem noção de como um bom começo é importante para o mestre, as ações devem ter um mínimo de lógica. Se a pobreza de uma cidadezinha não é importante para o líder do lugar, porque seria para um grupo de aventureiros de passagem?

Comece com uma boa base definida, um cenário que você conheça a fundo e que não precise consultar livros regularmente para não perder o ritmo do jogo. Os NPCs são importantes, não mais que PdJs, claro! Mas é sempre bom dar a eles nomes que chamem a atenção e que não precisem ser anotados. Uma boa descrição do NPC que trará o gancho também deve ser marcante e de acordo com a sua tendência cativar os jogadores fazendo assim criarem laços para futuros ganchos.

Mestre: Beleza, vocês são encarados por um homem magro e esquisito na entrada da vila.
Jogador: Ok, agente o ignora e entra no vilarejo.
Mestre: Vocês percebem que estão sendo seguidos por ele.
Jogador: Eu procuro uma taverna.

Ganchos não são opcionais

Por mais claro que esteja o gancho, em muitos casos eles não são seguidos. Os jogadores ao chegarem à cidade querem se prevenir e garantir um descanso regado a vinho e porco assado para não serem pegos em situações difíceis como sono e fome.

– Eu vou falar com esse homem magro – retorna um dos jogadores.
Jogador: Porque nos segue homem?
Homem magro: Tenho uma mensagem a ser entregue ao senhor.
Jogador: Vamos, fale logo!
Homem magro: É uma mensagem do além meu senhor, a morte virá busca-lo em breve…

Chame a atenção dos jogadores para algo que eles considerem realmente importante. Em algumas mesas não é importante salvar uma princesa, porém salvar alguém que faça parte do seu background ou a própria vida é muito importante. “A floresta da qual você é um dos guardiões está correndo grande risco!” Um chamado desses é providencial caso os aventureiros não queiram resgatar o pobre clérigo que espalha o bem e que por vias do destino caiu nas garras de um dragão negro filhote e seus seguidores que fazem da mesma floresta seu covil.

Bons exemplos também são importantes. Já existem vários outros heróis antes dos personagens jogadores e alaúdes espalham seus feitos mundo afora! Que tal ter os feitos dos seus jogadores também sendo ouvidos pelos quatro cantos? Após algumas aventuras ou uma de grande importância a fama toma conta das proezas dos jogadores e reis e sultões suplicam pela sua ajuda. Grandes quantias em ouro são oferecidas! Verdadeiros palácios dados em troca dos seus serviços! Até honra de ter como esposa uma bela princesa é possível. Explore também a ganância e os sonhos de seus jogadores. Dê a eles a possibilidade de ficarem marcados na história do cenário tornando-se lendas.

Bons dados!

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Sobre Antunes Rocha

Pai, administrador, abcdista, rpgista e tentando ser escritor. Gostou? Siga @old_paladin