Turismo e criatividade no RPG

Carnaval, feriadão e viagem… resumindo, nesse carnaval vim fazer uma viagem a Bahia e estou em uma cidadezinha do interior muito legal, Lauro de Freitas. Eu como gordinho convicto aproveitei...

Carnaval, feriadão e viagem… resumindo, nesse carnaval vim fazer uma viagem a Bahia e estou em uma cidadezinha do interior muito legal, Lauro de Freitas. Eu como gordinho convicto aproveitei para fazer turismo gastronômico e aproveitando meu lado rpgista fiquei analisando as diferenças culturais e como isso poderia refletir em uma aventura.

Analise comigo: imagine um elfo (aquele de Dugeons and Dragons mesmo, qualquer versão) acostumado com comida leve e natural, sendo que se ele precisa comer em uma cidade humana. Agora imagine o que isso poderia gerar alguns eventos bem divertidos, como obviamente ele vai ficar saturado comendo e algumas coisas mais.

Mas pegando a deixa, aproveite e imagine como cidades mágicas e exóticas lidam com isso? Pois supondo um mundo vibrante como o de World of Warcraft onde a fauna e flora são drasticamente variadas e incluem elementos multi dimensionais… como seria o estômago dos viajantes?

Seguindo essa linha de análise, como os personagens reagiriam em termos de regras a isso? Simples, a diferença cultural/racial serviria como modificadores para testes de fortitude para resistir as iguarias em uma escala de -5 a +5. Vamos supor que um meio elfo esteja em uma estalagem élfica e o jantar escolhido seja uma mistura de frustas exóticas e carnes (tipo uma calderada), assuma que ele é próximo culturalmente então o modificador seria de -1 a +1 no máximo, mas esse meio elfo em um distante forte de ananos nas montanhas do leste, teria bem mais dificuldade para se adaptar (provavelmente contando com um -5 no teste).

Essa mesma regra vale para diferenças culturais em mundos onde não haja uma diferença marcante entre as raças, por exemplo, eu tive -5 no teste para resistir a um muqueca de camarão repleta de dendê e pimenta. O resultado disso, bom… quem sabe em um post sobre danos colaterais por comida. rsrs

Pode ser interessante ilustrar esse tipo de coisa em situações onde comer bem e respeitar os gostos alheios são chave para a história. Imagine você sendo recebido por um Rei Mercenário, como no cenário de Record of Lodosswar e ele lhe convida para apreciar um banquete de comidas tradicionais da sua terra? Isso poderia desencadear um plot de história bem complexo e elaborado a partir de um evento simples.

Jogar RPG é ter acesso a contrastes que as demais pessoas não tem, portanto criar efeitos impactantes através de coisas simples é a alma do RPG.

Espero que tenham curtido, abração.


Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.


Twitt

Sobre Lord Raphael Santz

Mago/Ladino de plantão do #sonaopodetirarum.com.br; troubleshooter nas horas vagas e gaúcho!