Pré-conceito contra GURPS

Hoje estava eu trabalhando, quando um amigo me chama para um grupo de GURPS! Eu que sou entusiasta de sistemas elaborados, aceitei na hora… mas tivemos um grande problema para...

GURPS
Hoje estava eu trabalhando, quando um amigo me chama para um grupo de GURPS! Eu que sou entusiasta de sistemas elaborados, aceitei na hora… mas tivemos um grande problema para arrumar jogadores. Indignado com a situação resolvi escrever um post para vocês entenderem melhor o que é GURPS e para derrubar esse pré-conceito!

Segundo a Wikpedia:

GURPS, sigla que significa Generic Universal Role Playing System (Sistema Genérico e Universal para Jogos de Interpretação), é um sistema de RPG genérico, criado pela Steve Jackson Games em 1986, famoso pela sua flexibilidade, abrangência, versatilidade, dinamismo e detalhismo. Sua primeira tradução para a língua portuguesa foi efetuada pela Devir Livraria em 1991.

Regra para tudo!?

Existe uma lenda que ao se jogar GURPS você tem que rolar dados para fazer tudo… mas honestamente não sei de onde isso saiu. No GURPS as rolagens para coisas absurdas são tão necessárias como em qualquer outro sistema! Ou no D&D não tem regra para escalar garganta de dragão por dentro? Seja como for, a única regra que deveria reger qualquer sistema é o bom senso.
Pensando sobre isso, acho que no GURPS existem sim regras bem detalhadas e isso torna ler o livro todo bem tedioso, mas isso deveria caber apenas ao mestre e 90% delas são opcionais. Então um mestre neurótico por regras vai prejudicar mestrando, não só GURPS, mas qualquer sistema.

Rolando dados!

Em primeiro lugar GURPS usa um sistema muito simples de dados, baseado totalmente em 3D6 (3 dados de 6 lados) para testes e XD6 para danos (um número variado de dados para causar danos). Por exemplo, para fazer alguma coisa eu rolo 3D6 aplico modificadores (caso existam) e comparo com minha perícia com a arma, se o valor for interior ou igual você obteve sucesso. No GURPS o famoso 1 do D&D é tirar três valores 6 nos dados, ou seja, falha crítica. Já o acerto decisivo que vai resulta quase sempre em uma ação bem sucedida é tirar três valores 1 nos dados. De resto a lógica é a mesma que qualquer outro sistema.

Socializando, fazendo mágica e dando porrada!

Em GURPS a semelhança dos demais sistemas existe o confronto de skills, mas o que eu acho mais legal é a possibilidade de você se defender em combate! O combate em si tem as mesmas fazes e a mesma quantidade de rounds que um combate de nível baixo em D&D ou de personagens iniciantes em Storyteller e isso até em “nível” alto no GURPS (“nível” pois a exemplo de Storyteller, GURPS só soma pontos… não tem níveis). Existe também a possibilidade você jogar com super-heróis, mas pessoalmente prefiro o Gurps Fantasy e em Fantasy tem um complexo (mas nem tanto) sistema de magias onde o funcionamento delas é muito parecido com os talentos do D&D… você pega um simples, para liberar um complexo. O sistema de testes sociais é baseado em uma tabela, então apesar de existirem vários modificadores é só deixar o escudo aberto que não terá problemas.

Dano, Vida e proporcionalidade

GURPS é um sistema bem realista, pois um personagem com 100~150 pontos (iniciante), mesmo um focado em combate pode morrer com apenas um golpe, apesar de em média ser necessário 2 ou até 3 golpes. As magias de dano em geral, são arriscadas de serem usadas em combate mas tem grandes possibilidade de matar qualquer um.

Bom é isso galera, espero ter ajudado a desmistificar o GURPS para vocês!

Abração.


Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.


Posts que também podem interessar

Sou Lobisomen, mas tenho sentimentos
Uma das coisas q...
Old Dragon é old school!
– Como assim 2d4 bug...
"Conhece-te a ti mesmo" - Interprete!
Construir todo um ce...
Tweet
Tags: ,

Sobre Lord Raphael Santz

Mago/Ladino de plantão do #sonaopodetirarum.com.br; troubleshooter nas horas vagas e gaúcho!