Então pessoal, venho hoje comentar um pouco de um assunto extremamente polêmico no meio rpgístico, os ebooks. Porém vou focar meu posto no que tenho mais experiência e que tenho visto algumas pessoas comentarem no twitter que é o Kindle.
É notável que os rpgistas em sua maioria tem um grande apego pelos livros de papel, ainda mais agora que os mesmo apresentam diagramações interessantes e ilustrações cada vez mais bonitas. De fato o saudoso “cheirinho de novo” é incomparável, mas o formato dos livros tradicionais também trás algumas desvantagens.
Eu sempre fui fã de livros, dos mais diferentes gêneros e formatos, mas me vi em um grande problema quando me mudei para um apartamento minúsculo, onde mal havia espaço para minha então bibliografia da faculdade. O fato é que esse período morando em meu “apertamento” me fez praticar um certo desapego pelos livros em seu formato original e desejar algo mais pratico. Quem aí nunca sofreu em carregar aquela mochila com duzentos quilos de livros e chegar na sessão de jogo e usar apenas um dos milhares de livros que estavam na mochila? Sim, é triste…..
Desde Abril do ano passado eu comprei um Kindle, e ele me propiciou a possibilidade de voltar a ler como já não fazia há algum tempo. O kindle possui uma tela de aproximadamente 7 polegadas, o que o torna extremamente portatil, além de contar com a tecnologia E-ink, uma “tinta eletrônica” que não possui luz própria e simula quase que perfeitamente uma página de papel normal, isso mesmo, sem luz própria, o que torna a experiência de leitura no aparelho muito proxima de um livro tradicional, pois não cansa a vista, como acontece nos tablets, por exemplo..
Mas a proposta do post não é ficar aqui falando as maravilhas do Kindle e sim abordar sua utilidade para os rpgistas. Apesar de ser um grande fã do aparelho, afirmo sem medo de cometer injustiças que o Kindle não é a melhor opção para quem quer abandonar a literatura rpgística tradicional, isso porque o Kindle, via de regra, tem alguns problemas na hora de ler um arquivo em PDF, que é o formato que encontramos na maioria dos livros disponíveis em ebook. O Kindle reduz muito o tamanho das páginas para que todas caibam em uma só página de visualização, o que praticamente impossibilita a leitura da maioria dos PDF’s. Uma solução provisória é alterar a imagem para um formato retrato (deitado), porque nesse formato ele acomoda só meia página original em cada página de visualização, o que possibilita uma leitura razoavelmente boa, porém ainda não ideal. Em termos de Kindle, pelo menos em sua versão normal, essa é a melhor opção para a leitura dos PDF’s.
Outra solução é adquirir o Kindle DX, esta é a versão do mesmo em 10,1 polegadas, aí sim ideal para a leitura de PDF’s. No Kindle DX conseguimos ler livros em formato PDF sem qualquer problema, aí só perdemos o colorido das páginas, já que a E-ink do Kindle ainda não tem tecnologia colorida, então se você é amante de ilustrações, o Kindle definitivamente não é uma boa opção pra você, a menos que compre um livro em preto e branco, caso das séries do antigo World of Darkness.
“Daniel, então você não aconselha a adesão ao PDF?” Muito pelo contrário, eu mesmo só tenho comprado livros em PDF, até porquê já sou acostumado com o esquema do Kindle. Os PDF’s são uma solução excelente, pois possibilitam que você ande com uma biblioteca enorme, sem ter aquela velha dor nas costas, porém basta adequarmos o gadget certo às nossas expectativas. Eu sempre soube que o Kindle tinha essa limitação, e mesmo assim achei que valia à pena (e ainda acho) mesmo para a leitura dos meus livros de RPG, mas há quem vá preferir os Tablets, que comportam um formato PDF mais nativamente e ainda mantendo as características visuais originais.
Minha intenção com esse post é apenas esclarecer a galera que quer começar a entrar nesse mundo de livros digitais, para que não sejam surpreendidos negativamente por um aparelho que é fenomenal, mas pode não servir exatamente para o que estão esperando.
Pretendo pegar alguns tablets para fazer uns testes e futuramente posto minhas impressões de alguns livros postos nesses aparelhos para ajudar alguns de vocês, mas por enquanto é isso, espero ter ajudado em alguma coisa!
abraços à todos e até a proxima!
Pingback: туроператор по израилю