Que a santa Anne Rice perdoe esses vampiros purpurinados de hoje em dia, pois ela que foi a autora que desenvolveu o modelo que entendíamos como vampiro até pouco tempo: como indivíduos com suas paixões, teorias, sentimentos, defeitos e qualidades, mas emersos em uma realidade onde a sobrevivência através do sangue é um fardo a ser carregado através das décadas, séculos e até milênios. Um drama sim, em alguns momentos, mas na maior parte do tempo uma história de política, guerra, morte, desespero e com muitos elementos góticos que realmente criam uma trama tridimensional.
Em Vampiro a Máscara um RPG feito para o World of Darkness (Mundo das Trevas) você encarnará um vampiro que tem muito mais profundidade e próximo de ser palpável que qualquer outro cenário, jogo ou história foi capaz de reproduzir. Um RPG totalmente inspirado nos livros de Anne Rice.
O que é ser Vampiro em Vampiro a Mascara?
-Mestre, o que eu me tornei?
-Osso, carne e fome, meu neófito. Mas com muito tempo para apreciar novas artes.
Príncipe Toriador Alexander
“Ser vampiro” é uma história com muitas linhas onde você tem grande liberdade para criar personagens como mais gostar. O título do livro “a Mascara” faz referencia a uma das facções, a Camarilla que é principal mantenedora da Mascara, um código de segredo onde os vampiros não devem se revelar para sociedade mortal (mais ou menos como no filme Underwolrd).
O Sabat é o que na trama geral se posiciona como arquirrivais da Camarilla em tudo, desde a própria descrença na Mascara, até nas disputas por territórios para alimentação e domínio político.
Não menos importante que as duas facções anteriores, estão os Independentes que são um emaranhado de outros grupos que não necessariamente estão juntos e são aliados e inimigos de tudo e de todos. Mas foram responsáveis por várias reviravoltas extraordinárias na cronologia geral de Vampiro a Mascara.
Rolando dados
Vampiro a Mascara é um dos muitos livros que tratam de Vampiros no WoD (World of Darkness), mas é o principal. Com ele (e apenas ele) você será capaz de jogar uma partida completa usando vampiros e sua ambientação. Nele você encontrará as disciplinas (os poderes vampíricos) e os principais clãs (grupos de vampiros), além de algumas outras informações legais como antecedentes, vantagens e desvantagens para a criação de personagens.
A ficha de vampiro é divida em 5 partes auto explicativas, sendo a primeira a parte chave para você elaborar seu personagem, pois é nessa parte que você escolherá nome, natureza, comportamento e clã que são os aspectos que formarão a base do seu personagem.
• Nome do personagem, bom… não requer explicações.
• Natureza representa o que seu personagem é, a forma autoimagem subconsciente do seu personagem. Algo que é tão profundo, que só através de um grande trauma ou durante longos anos, talvez décadas que pode ser alterado.
• Comportamento é como seu personagem é aos olhos dos outros, como a persona social se manifesta. Aqui é o aspecto mais raso da personalidade, podendo ser mascarado em uma festa ou disfarçando mesmo.
• Clã é o grupo onde seu personagem foi inserido ao se tornar Vampiro, portanto foi onde ele “aprendeu a ser vampiro” e onde você aprendeu seus poderes (disciplinas).
As demais partes da ficha são pontos distribuídos conforme as regras do sistema. Mas o ideal é você pegar o livro para entender isso, pois será uma explicação muito demorada para um post. Mas vale destacar, que cada clã tem um grupo exclusivo de disciplinas o que lembra as classes em D&D (mesmo que remotamente rsrs).
Em breve, informações mais aprofundadas sobre Vampiro: A Mascara.
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