O melhor filme de super heróis da atualidade

Lembro quando a Marvel foi comprada pela Disney, todo o burburinho de “Mickey vai entrar para os X-men” e coisas do tipo. Mas profissional e economicamente a empresa apenas cresceu...

Lembro quando a Marvel foi comprada pela Disney, todo o burburinho de “Mickey vai entrar para os X-men” e coisas do tipo. Mas profissional e economicamente a empresa apenas cresceu e ganhou um campo amplo para desenvolver as suas principais franquias. Neste meio tempo surgiram grandes produções como Homem de Ferro, O Incrível Hulk (sobrepondo-se do fiasco criado por Ang Lee), Homem de Ferro 2 e os – creio eu – desnecessários: Thor e Capitão América. Talvez não Thor, pois apresentaria o principal antagonista (desnecessários pelo intuito de serem apenas filmes-prólogos do que viria a seguir: Os Vingadores.)

Muito se temeu, pois seriam muitos grandes egos num filme só. Ou poderia resultar num filme morno tal como foi O Quarteto Fantástico. Ou se Robert Downey Jr. não roubaria a cena e os demais ficariam apenas como coadjuvantes de cachês caros (ok, quase isso…) Só que na verdade não, muito humildemente digo em caixa alta: OS VINGADORES É O MAIOR FILME DE SUPER HERÓIS DA ATUALIDADE (prontamente junto com a franquia de Batman de Christopher Nolan).

Loki, o deus das trapaças e meio-irmão de Thor está na Terra e apodera-se de um poderoso cubo capaz de destruir o planeta. Aliado a uma força alienígena, Tom Hiddleston encarna um ser trapaceiro, mesquinho e traiçoeiro; com seu olhar cruel e sorriso debochado que acalora o coração dos que adoram os vilões (tais como eu). A força secreta de proteção do planeta S.H.I.E.L.D. (para os jogadores de World of the Darkness, em especial Mago: Tecnocracia, o Sindicado se faz presente, reparem) se vê ameaçada após a destruição de sua base e começa a contatar os grandes heróis para que tenha início a Iniciativa Vingadores.

Mark Ruffalo está um excelente Bruce Banner, tão bom que Edward Norton não fez falta. Alias cenas inteligentes acontecem entre ele e Tony Stark, que não poderia ficar por menos, pois Robert Downey Jr. é um excelente ator e vem se provando a cada nova produção. Ruffalo sempre tranqüilo e mostrando que realmente aprendeu a controlar o ser dentro dele. Enquanto como Hulk destrói tudo a sua volta, balança um inimigo – tal como fosse com um boneco – e ainda demonstra raciocínio controlado da grande besta, quando age racionalmente em determinadas situações.

Scarlett Johansson está a típica espiã russa – inclusive com falas inteiras em russo que é lindo de se ouvir – Portando o figurino apertado que mostra curvas bem definidas, golpes rápidos e precisos, além de demonstração grandiosa da personagem por si só. Está muito mais dentro da Viúva Negra do que esteve em Homem de Ferro 2. É interessante ver que, mesmo não possuindo grandes poderes, como os demais companheiros, e sendo a única mulher do time, o diretor novato em cinema Joss Whedon não deixou que ninguém fosse ofuscado. E Natasha Romanoff tem grandes momentos na produção.

Infelizmente não foi o mesmo para Jeremy Renner. Ele se mostra um excelente agente da IMF (lembrando que ele atuou com Tom Cruise em Missão Impossível Protocolo Fantasma). Contudo o Gavião Arqueiro ficou afastado do time na maior parte do tempo e quando voltou foi alvo de uma piada épica e sim, fez uso de suas habilidades perfeitas. Mas só. Fica pra próxima.

Chris Hemsworth foi… bom ele foi Thor! Muito mais a vontade no personagem do que esteve antes. As demonstrações de poder estão bem mais visíveis neste filme. Os combates entre duplas estão presentes também. Então quem quiser saber quem vence entre Thor e Hulk, Thor e Homem de Ferro, assista o filme!!!

Chris Evans ainda está o mesmo sem sal de sempre, mas ele cumpre o seu papel de líder. Aceito que o Capitão América seja um grande símbolo estadunidense, mas é meio ilusório para outras nações que não nutrem o mesmo patriotismo. No entanto, debates ávidos acontecem entre o capitão Rogers e Tony Stark. É engraçado de ver a tensão e briga de ego entre grandes personagens.

Finalmente o verdadeiro grande astro do filme, mas creio que seria injusto comparar Robert Downey Jr, o Homem de Ferro, com os demais atores. Ele está completamente focado e em sua excelência como ator. Suas piadas não cessam, ele simplesmente não se cansa de esbanjar seu egocentrismo e perfeccionismo total. O filme já vale só pela presença dele.

Os efeitos especiais estão sensacionais: Temos dezenas de seres voando pela tela; Diversos objetos gigantescos voando pelo céu E uma batalha épica bem no centro de Nova York. Os Vingadores é filme para nenhum fã ou crítico botar defeito. Com momentos fabulosos, que alias dignos de aplausos dentro da sala de cinema.

Atentar para não sair da sala de cinema antes de assistir a típica cena extra, após os créditos. Os nerds de plantão vão matar logo a pista deixada…


Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.


Tags:

Sobre thiagocroft