“Salve Mestres! Hoje teremos mulheres na mesa, só…”
Já faz algum tempo que venho nessa estrada árdua de mestre, comprando livros, lendo e aprendendo. Porém em todos esses anos nunca havia jogado com uma mulher. Não foi por preconceito ou qualquer outro motivo fútil, mas sim por falta de oportunidade. Já havia tido uma breve experiência, mas nada que contasse muito, pois mal começamos a jogar e ela começou a sorrir, levantou e foi embora. Frustrante? Não! Ela não foi a primeira e nem será a última a fazer isso. Bom, deixemos essa passagem de lado e vamos manter o foco no que realmente interessa!
Pontualidade é tudo!
Quando começamos a jogar, logo de cara o que chamou minha atenção foi à pontualidade e a organização que foi trazida para a mesa. É notório e sabido por todos da falta de comprometimento de alguns jogadores, são incapazes de dar uma satisfação para ausência no dia do jogo. Porém com elas é diferente, sempre ligando marcando e remarcando, agindo como verdadeiras secretárias, no bom sentido, claro! Alguns jogadores passaram a se irritar com a insistência, chegando às vezes a serem apanhados em casa pela Sub-Mestre para não faltarem à sessão. Chega a ser engraçado, queixas e birras, mas no final fica tudo mais divertido.
Aprendizado relâmpago
As mulheres têm a mente sempre aberta para novos ensinamentos e com RPG não é diferente. No começou pensei que iriam tender para aquele tipo de jogador que devora o livro e se transforma no Advogado das Regras, levando em conta apenas o que lhe interessa e o que o livro diz. Mas não, a compreensão das regras faz parte do seu estilo de jogo, usá-las sim, mas sem querer extrapolar os limites. É até bom debater sobre regras e ter alguém com discernimento para discordar de forma positiva é ótimo. Entre outros aspectos elas até ajudam aos companheiros com determinadas dúvidas sem tirar o fluxo do jogo.
Tomando as rédeas
Quando novatas, elas sabem escutar e aguardam a hora certa para agirem, porém essa não é a sua especialidade, “falar é preciso” já ouvi uma delas dizer e é verdade. Em certa altura da vida de jogadora e com algumas sessões vividas elas literalmente põem as garras de fora! Mas como assim um grupo liderado por uma mulher? Algo contra? São nas situações mais complicadas que elas mostram seu brilho. Os durões das nossas mesas podem por tudo a perder interpretando seu bárbaro grotesco ou o seu bardo ofendido em uma simples negociata para que o pirata leve o grupo para o outro lado do oceano, e é nesse momento que com toda sua graça e interpretando a mais vil feiticeira que ela amolece o coração do pirata e por uma modica quantia de ouro o grupo chega são e salvo ao seu objetivo. As decisões tomadas dentro da dungeon podem parecer difíceis, mas elas sempre terão uma solução razoável para a resolução do problema, evitando maiores perigos.
#vidademestreedificil
Mestre: Plantado na porta da estalagem está um sujeito musculoso, sem camisa e não está com a cara muito boa, o que fazem?
Jogadora: Ainda afastada na estalagem tento chamar a atenção dele usando meu charme e subo a minha saia levemente…
Mestre: Ok, ele olha para o lado e para o outro e percebe que é com ele, o que você faz?
Jogadora: Sorriu para ele e o chamo usando o indicador.
Mestre: Ele também sorri e fica muito animado partindo em sua direção!
Jogadora: Caminho sempre olhando para trás até chegar a um beco e o espero.
Ladino: Chego por trás com meu golpe furtivo para apagá-lo!
(Mestre: Um teste de Diplomacia resolveria, não precisava matar o cara…)
E quem disse que essa vida é fácil, elas sempre usam dos artifícios mais inusitados para corajosos aventureiros e não se importam em dizer que foi para o bem do grupo. Sua capacidade de improvisação é impressionante, elas sempre buscarão uma maneira de se safar junto com o grupo, sempre espero por boas risadas tendo uma mulher no grupo e junto com um ladino ou bardo astuto então… Já tive sessões desmanteladas por essas perigosas duplas, não precisam nem de “off” para planejarem, agem de forma natural para superar os desafios. Não vão hesitar em executar suas ações, acabarão com seus queridos NPCs e caso você não tenha uma saída na manga vai acabar caindo em sua teia. Tome cuidado com as sessões que duram mais de um dia, pois esse meio tempo elas usarão para planejar saídas da sua elaborada aventura.
Fique atento: elas são tão espertas e cobram XP.
Bons dados!
Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.