Eu admito, não sou muito de variar nos meus jogos de RPG. Não que eu seja contra jogar outros sistemas, eu experimento suas temáticas e mecânicas mas elas simplesmente não me atraem como o bom e velho D&D (TODAS as versões desde a 2ª Edição). Pra poder falar, preciso saber como são.
Experimentei os vários cenários do World of Darkness; percorri a Terra Média com CODA; lutei contra Supers poderosos, combati como um bom Cavaleiro de Atena, fui um Anjo estrategísta e até lutei como um bom Street Fighter em Daemon (Que sistema ruim, meu Deus), tive experiências de jogo pobres com 3D&T e vejam só, arrisquei até algumas aventuras com Tagmar… Depois do bom e velho D&D só mesmo o grandioso e multi-utilizável GURPS me cativava, seja pela mesa de jogo mais constante, seja pela temática do GURPS Supers, que para mim era a melhor experiência deste tipo de cenário em RPG.
Eu realmente gostava das possibilidades do sistema que me permitia criar um personagem com poderes diversos, seja meu personagem um adolescente residente em um Instituto Xavier alternativo ou “rolar” uma aventura ao estilo “cobaia fugindo de uma super organização secreta”.
Mas já se vão vários anos sem jogar o bom e velho GURPS, e seu sistema Supers e eu acreditava que ele não me levaria a mais uma sessão de jogo, a não ser que eu estivesse com muita vontade de jogar.
Mas a vontade apareceu…
E ela apareceu com força, na forma de uma das minhas maiores e mais fortes preferências do mundo dos animes: A série Gundam. Eu poderia ficar milhares de posts falando da qualidade e importância desta série criada em 1979, mas não irei porque uma rápida pesquisa no Google proporcionará infinitas fontes afixionadas desta série que continua se renovando e trazendo boas histórias envolvendo presença de: Alta Tecnologia, Disputas Políticas, MECHAS, Drama, Biotecnologia, Terrorismo, Xenofobia, Militarismo e muita ação em batalhas épicas e excelentemente animadas, quer em máquinas de combate incríveis ou diretamente entre os personagens. Eu realmente gosto de Gundam, pois não costuma ser uma série infantilóide, e possui boa regularidade. E então brotou como uma semente prodigiosa em minha mente um cenário e uma história a ser jogada por um punhado de personagens principais neste estilo.
Primeiro passo: Buscar referências, anotar idéias, definir pontos principais do cenário e como não sou bom desenhista (ainda), recolher na internet material que possa ser usado.
Mãos à obra, encontrei diversos animes com temática semelhante ou não (alguns de semelhante só mesmo a presença de MECHAS) bem interessantes e isto expandiu minhas perspectivas. Após tive diversas idéias à incorporar, o que me deixou bem contente. Isso me ajudou a definir meus objetivos na criação deste cenário, mas faltava o principal: Como jogar?
Pensei em voltar para o GURPS Supers, mas sinceramente não acredito que ele tenha apelo para este tipo de aventura. ele possui regras para dispositivos especiais e super armaduras tecnológicas, mas elas são até certo ponto limitadas.
Foi aí que tive uma das maiores surpresas dos últimos tempos: Mutantes e Malfeitores.
Um RPG com foco em histórias em quadrinhos em toda a sua grandiosidade, que permite aventuras de diversos e incríveis focos diferentes e que não se preocupa em nada em ser apenas um produto para vender dinheiro (você pode perceber isso pelo prefácio da edição). Não é um RPG de Super Heróis, pois você pode jogar qualquer tipo de aventuras com ele, seja Realista ou Fantasiosa, Medieval ou Futurista. As possibilidades são mesmo imensas. Ele possui muito daquilo que nós RPGistas chamamos de “Fluff” ou seja material que não é regra propriamente dita, que nos ajuda a sermos jogadores e mestres melhores, nos apresentando conceitos e perspectivas que muitos de nós (principalmente eu, de muitas formas) normalmente não teríamos. É muito focado na Construção de uma boa aventura ou personagem, em todos os seus níveis de complexidades. Baseado no sistema D20, que acredito eu, a imensa maioria dos jogadores de RPG já experimentou, Mutantes e Malfeitores é uma maravilha de livro, seja para quem pretende ou não jogar com ele. Vale muito a pena.
Se fosse só isso, já seria bom, mas então tropecei em algo que fez meus olhos brilharem igual aquele Meme da internet… Mutantes e Malfeitores possui diversos suplementos, e um deles é o ótimo “Mecha e Mangá”. Eu comprei sem nem piscar pois atendia a minha necessidade e no mínimo iria abrir minha mente para este universo. Quão grande foi minha supresa com a qualidade da obra, e a forma magnífica com que expande o livro básico nos proporcionando e embasando em cenários de Animes de Mecha e Alta Tecnologia (Yeah!), Artes Marciais ( Street Fighter, Dragom Ball Z e The king of Fighters!) e até mesmo o gênero que ficou conhecido como “Monstrinhos de Bolso” (Charizard eu escolho você!).
Pokemon foi o primeiro RPG “de mesa” que eu joguei na vida, lá no longínquo ano de 1998 e sinceramente, apesar de ser um fã da série e jogar até hoje todos os games que saem, nunca pensei que ficaria com vontade de experimentar um RPG deste tipo novamente, até ver a forma como é apresentado no Mecha e Mangá, seja estilo Pokemon ou seus derivados que mechem com invocações e cards afins.
Minha tristeza mesmo foi perceber que este sistema não possui uma comunidade desenvolvida em nosso país (fora o fórum específico da Jambô), e é difícil até mesmo encontrar certos tipos de material em inglês (especialmente Mecha e Mangá). Deve ser o fato dele não utilizar pontos de vida… rsrsrsrs
Aqueles que travam contato com o sistema se apaixonam tanto pela sua qualidade e cuidado com o RPG em si quanto pela dinâmica e abrangência de seu sistema.
Por estes motivos, decidi que a partir de agora, e periodicamente irei continuar a desenvolver meu cenário utilizando este sistema, e irei postar aqui tanto backgrounds quanto regras, fichas e personagens do cenário. Como não encontrei referência tanto em português quanto em inglês para a criação de tudo aquilo que planejo além dos exemplos dos livros, tem sido um trabalho árduo iniciar tudo do zero.
Se você gosta de histórias do gênero Sci-Fi, com presença forte de drama, tecnologia, conflitos morais, disputas territoriais e políticas, máquinas de guerra incríveis e alta carga de envolvimento pessoal e profundidade do personagem, venha conferir e principalmente opinar neste cenário que estarei desenvolvendo. Convido todos a me ajudarem nesta empreitada, e principalmente me informarem caso tenham conhecimento de iniciativas ou textos de intenção semelhante dentro do universo Mutantes e Malfeitores, pois será de grande ajuda!
Créditos de Imagem:
01 eronzki999 ( http://bit.ly/ISwzG9 )
02 ProgV ( http://bit.ly/JCAlFb )
03 flyingdebris ( http://bit.ly/J5dTGL )
04 Título: Mutantes & Malfeitores
Autor: Steve Kenson
Tradutor: Leonel Caldela
Formato: 21 x 28 cm, 256 páginas, brochura
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978858913466-8
05 Título: Mecha & Mangá
Autor: Alejandro Melchor
Tradutor: Fabiano Silveira
Formato: 21 x 28 cm, 160 páginas, brochura
Preço: R$ 39,90
ISBN: 978858913462-0
06 Shimmering-Sword ( http://bit.ly/JCBpc6 )
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