Mais novidades no Dungeons and Dragons Online

Hoje eu, @PaulaCamposo, vim aqui ao @sonaopodetirar1 para esmiuçar em primeira mão o que se debate nos forums fechados do DDO e no próprio servidor fechado de teste Beta, o servidor lamannia, onde a expansão está sendo testada.

Sem dúvida o “summer 2012”, data do lançamento da expansão para o Dungeons and Dragons Online: Menace of the Underdark, virá cheio de novidades, euforia e polêmicas. Ao passo que os desenvolvedores do jogo introduzem uma série de pedidos dos próprios fãs do jogo, um novo cenário de campanha com toda uma nova linha de história e um gráfico muito mais bonito e atraente, eles também reformulam uma grande parte da mecânica do jogo.

Para começar a aventura por Forgotten Realms precisamos fazer o arco de quests que envolvem a explicação da abertura do portal que conecta Eberron a Forgotten Realms. São as quests do pacote da ultima expansão que vieram no uptade 13. Basicamente na ultima quest, Lolth abre um portal para Eberron com o plano maligno de invadi-lo. A partir daí, viagens entre os 2 reinos são possíveis e todos os heróis se mobilizam em estabilizar esse portal pra evitar que Deusa maligna ataque Eberron. Druidas se inserem na aventura e tem um papel muito importante como aliados na defesa e estabilização do portal. Todo o ambiente entre os reinos tem uma atmosfera bem bonita e envolvente. Depois da primeira quest, que é justamente nesse espaço de defesa entre os reinos, você consegue chegar à Evening Star em Forgotten Realms. Ainda está muita coisa incompleta, personagens que não funcionam e quests quebradas, mas já dá pra ver que Evening Star é uma cidade bem maior que o Marketplace em Eberron. O gráfico está realmente mais bonito, os rios em evening star tem curso e te levam na correnteza e tem muito mais coisa para interagir do que em Marketplace, realmente bem caprichado! A área aberta de King´s Forest é imensa e para níveis altos. Não consegui me adentrar muito sem tomar uma surra caprichada! Infestada de drows e com nuvens que transformam tudo em noite em questão de segundos, a área dá uma atmosfera de que você está realmente em Forgotten Realms.

O Druida

Testei a nova classe assim que o beta 1 abriu, cheguei ao 10° nível. Infelizmente, 24 horas depois que o beta 1 estava disponível eles tiraram do ar e só reabriram após 48 horas,lançando o beta2. Logo, não terei informações de um druida de 20° nível para contar para vocês, pois foi tudo resetado. Mas a impressão que me deu do Druida foi a seguinte: sim, será uma classe muito poderosa e divertida, mas será uma classe de suporte. O que quero dizer é que não será uma classe de extremos como o barbaro: melhor dano bruto,ou o mago: mata e controla qualquer coisa sendo a melhor classe pra solar quests. O druida é muito versátil! Ele faz de tudo: ele tem um companheiro animal que pode ser evoluído e equipado, ele tem magias para conjurar aliado como elementais e monstros naturais, ele tem magias de dano como de sorcerer e de controle como de mago, magias de cura como o clérigo, magia de melhora de dano no combate e o melhor, ele mesmo pode assumir formas de Urso, Lobo e Elementais! A mecânica da mudança de forma é bem bonitinha devo confessar, mas o jogador de um druida terá de ser muito ágil para jogar, mudar de forma toda hora e saber o que a estratégia da quest vai exigir dele embora possa se esperar uma habilidade solo muito boa. Obviamente, o que eu vejo se formando assim que o pacote de expansão for lançado é uma especialização do druida, pois um druida que faz tudo isso que eu falei fará tudo muito meia boca por assim dizer, pois não há pontos de atributos, pontos de melhoramento e nem talentos suficientes pra te deixar bom em tudo. Então as linhas seguirão por aí: poderemos ter um druida mais caster focado em magias de dano e assumindo a forma de elemental ; ou em controle, buffs e curas; ou um druida de combate, focado na forma lupina e em dano; também será possível assumir o papel de tanker, assumindo a forma de urso; e sem contar que todos esses tipos de druidas ainda terão um companheiro animal evoluído e equipado para lutar e ajudar! Enfim, vai ter druida bom para todos os gostos e estilo de jogo, abrindo possibilidade de varias novas builds e estratégias .

Níveis épicos e destinos épicos

E por falar em novas builds temos os destinos épicos e os níveis épicos. Agora todo VIP (por enquanto só para VIP, provavelmente quando for lançado haverá um preço a se pagar por isso) poderá avançar o personagem até o nível 25. Quests épicas e de níveis altos darão XP para os personagens de nível 20. Quase todas as quests agora terão opção para nível épico e em 3 níves: Épico Normal, Épico Hard e Épico Elite! Para avançar de nível você tem de primeiramente alcançar uma quantidade incrível de XP, inclusive não sei de onde se tirará tanto XP assim com a quantidade de quests que se tem nesse novo pacote, mas isso é outro assunto polêmico que bomba nos fóruns. Com XP necessário para o nível 21 você terá de escolher entre um destino épico, até agora são mais ou menos umas 8 opções que te darão uma quantidade de pontos a cada nível e uma arvore de poderes para você ir escolhendo. Fora o que você pode ir escolhendo no destino escolhido, ainda tem as habilidades inatas que todos os que ganharem o nível naquele destino épico ganharão igual, sem gasto de ponto.Se adicionarmos o nivelamento normal do nível, como mais ponto de vida, talento e perícias, podemos esperar personagens realmente épicos!Infelizmente não há como eu listar aqui o que cada destino é capaz de dar a cada nível, mas eu andei olhando e são coisas realmente muito poderosas!

Nova mecânica do jogo

Polêmico ao extremo! O novo sistema de acerto será um pouco diferente para se ajustar ao níveis épicos. É de uma matemática um pouco complicada para minha cabecinha, embora os desenvolvedores do jogo tenham esmiuçado tudo nas notas das novas mudanças nos fóruns. Resumindo, o que gera polemica é que os ataques e acertos não serão como no livro do sistema D&D 3.5: D20 +bônus de ataque contra AC do monstro. Agora cada personagem e mostro terá um modificador de porcentagem que será calculado a partir do nível e equipamento e a partir de uma equação se terá uma chance de erro e chance de acerto, logo o famoso D20 não será rolado a cada ataque e isso deixará o jogo mais rápido e o sistema de acerto mais simples para o sistema. Bom, tirando a parte complicada e toda a nova mecânica de Armor class e a inclusão de um novo sistema de redução de dano, os cálculos novos de danos de magias e toda a matemática doida de foco; o que eu testei no lammania foi que meus personagens apareceram com uma AC maior e logo foram menos acertados, mas não senti uma mudança muito grande nos meus acertos correndo quests no normal. O dano da minha feiticeira pareceu mais ou menos a mesma coisa, talvez possa ficar ainda maior com mais itens que agora acumulam e estimulam a troca e cliques de inúmeros itens antes de conjurar as magias. O medo dos jogadores antigos, como eu, é que se tenha que reformular muito as builds e os equipamentos e mudar muito a mecânica do jogo. Uma das reclamações mais comuns é que perde a cara de D&D não rolar o D20 para cada ataque. Enfim, em minha opinião, é um pouco chato sim uma grande mudança como essa, mas não é nada que não possamos acostumar facilmente frente a tantas coisas novas que o jogo apresenta. Jogadores casuais podem se aproximar mais do desempenho de personagens de jogadores veteranos completamente equipados epicamente e isso gera polemica e divide a galera. O que sugere é que vai ter um nivelamento e um retorno onde será dada uma nova largada para uma corrida em busca do mais forte!

Então é isso galera, agora vamos continuar jogando e ver como as coisas vão ficar! XD


Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.


Posts que também podem interessar

A possível data de lançamento de God of War IV
De acordo com o ...
Seu Turno! No SNPT1: Pré-venda do Mists of Pandaria
Nós do Só não pode t...
Heroclix!
  Já...
Tweet

Sobre Raphael Santz

CEO da @maheinformatica; redator da #RPGVale; trouble shooter da #sonaopodetirarum.com; redator #diversidadeconvergente; e gaúcho!