Bem, este post é do Thiago Croft, mas como ele está impossibilitado de postar, lá vou eu.
O que nosso amigo nos traz desta vez é a segunda parte, por assim dizer já que daniel postou a primeira parte aqui , de doenças que você pode aplicar em sua campanha – medieval ou não – para D&D 3.0/3.5.
Veja que apesar de pouco usado em nossos jogos, algumas destas doenças eram BEM comuns na época jogada e que podem ter pano de fundo para backgrounds e missões, como achar ou trazer um remédio para uma cidade assolada por tal.
Bem, vamos ao post do Thiago:
Falemos das doenças no mundo fantástico. Muita gente deve saber que a Peste Negra matou milhares de pessoas na Europa medieval e que outras doenças sempre assolaram o mundo durante muito tempo, até que a medicina moderna pudesse combatê-las criando vacinas e remédios. Mas e no mundo fantástico medieval? Estas doenças, às vezes, são completamente ignoradas ou passam despercebidas por alguns grupos.
Minha proposta aqui é reunir algumas das doenças conhecidas e aplicá-las em via de regras para que possam ser utilizadas nas sessões de jogo; não para dificultar a vida de mestres e jogadores, mas sim para dar maior realismo e (pasmem) fazer com que uma habilidade do valoroso Paladino (Remover doenças) tenha alguma serventia.
Peste Bubônica
Esta é famosa Peste Negra que assolou a Europa. Causa febre alta, alucinações, pústulas pelo corpo e sangramento.
Contágio: Contato.
Efeito primário: 1d6 em Constituição, 1d6 em Força e 1d6 em Sabedoria.
Efeito secundário: 2d6 em Constituição e 1d6 em Carisma.
Efeito terciário: 2d6 em Constituição e 1d6 em Sabedoria.
Teste: Fortitude CD 29.
Lepra
Afetando a pele e nervos lentamente, mas podendo também afetar os olhos e inclusive outros órgãos.
Contágio: Contato.
Efeito primário: 1d6 em Carisma e 1d4 em Constituição.
Efeito secundário: 2d6 em Carisma e 1d6 em Constituição.
Efeito terciário: 2d6 em Carisma.
Teste: Fortitude CD 21.
Tuberculose
Um simples resfriado pode tornar-se uma tuberculose caso não seja tratada corretamente.
Contágio: Respiração.
Efeito primário: 1d6 em Constituição e 1d6 em Sabedoria.
Efeito secundário: 1d6 em Constituição.
Efeito terciário: 2d6 em Constituição.
Teste: Fortitude CD 20.
Infecção alimentar
Num mundo sem saneamento básico e higiene correta os alimentos podem facilmente infectar as pessoas.
Contágio: Oral.
Efeito primário: 1d4 em Constituição.
Efeito secundário: 1d6 em Constituição.
Efeito terciário: 1d10 em Constituição.
Teste: Fortitude CD 18.
Tétano
Armas enferrujadas podem causar infecção por tétano e matar em pouco tempo, com muita sorte, é possível amputar um membro e não morrer.
Contágio: Ferimento.
Efeito primário: 1d4 em Força, 1d4 em Destreza e 1d4 em Constituição.
Efeito secundário: 2d6 em Constituição.
Efeito terciário: 2d8 em Constituição.
Teste: Fortitude CD 15.
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