World RPG Fest

E aí pessoal, tudo em ordem?

Eu sei que já faz umas semanas que passou o World RPG Fest, porém eu estava sem pc e não consegui publicar minhas impressões do evento, mas sempre é tempo de falar de um grande evento!

O evento ocorreu nos dias 21 e 22 de julho e contou com a presença de aproximadamente 3500 participantes. O local escolhido dessa vez foi a FIEP, que embora tivesse um salão principal menor do que o do ano passado, no geral tinha estruturas melhores, inclusive estacionamento amplo e gratuito.

1º dia

O primeiro dia de evento estava repleto de expectativas, principalmente pela palestra do Monte Cook. Cheguei um pouco tarde no evento, por volta das 13hrs, dei uma volta pelo salão principal, que àquela altura ainda não estava muito cheio e então fui assistir às palestras. Chegando no auditório conheci a galera dos Arcanos do Vale, que estava fazendo um streaming bem legal das palestras. Trocamos umas idéias e logo começou a palestra do John Bogéa sobre o Abismo Infinito e criação de jogos. A palestra foi bem aberta e com interação total do público.

Ao final da palestra rolou um encontro entre blogueiros, que embora rapidinho, foi muito legal pra conhecer mais um pouco a rapaziada que só falamos pela internet e pra trocarmos algumas sugestões interessantes. Ali alguns avatares do Twitter tomaram forma, casos do Dmitri Gadelha, do Vila do RPG, o Kalderash, do Paragons, Caco, Hugo e Felipe do Eu Gosto de Jogar e o Fernando Del Angeles, editor da revista digital Rolepunkers.

Ao final do encontro dos blogueiros demos mais umas voltinhas por ali e fomos para o evento mais aguardado da noite, a palestra do Monte Cook. Pra ser bem sincero achei a palestra do Cook um pouco sem graça. Ele ficou um bom tempo falando sobre como é bom jogar RPG, coisa que todo o público que estava ali já sabia bem, e depois abriu a sessão de perguntas, não sem antes informar que por questões contratuais não poderia falar nada sobre a 5e! Como se todos, no fundo, já não soubessem que isso iria acontecer né?! Excluído o assunto principal de 85% das perguntas sobraram algumas sobre como é viver do RPG e desenvolver jogos. A palestra me pareceu estranhamente curta, pois passadas algumas perguntas mr. Cook já disse que era chegada a hora de encerrar e que estaria lá fora para distribuir autógrafos. Ah, de interessante, fica a informação que Cook não saiu do projeto da 5e por briga nem anda do tipo. Ele foi pago pra fazer a base do sistema e assim o fez. Terminado seu trabalho, seguiu adiante com seus projetos.

Aqui vale uma menção especial ao evento bizarro da noite, que foi uma apresentação de dança, que embora bem intencionada, achei bem esquisitona! Mas valeu o esforço! Até comentei com o Del Angeles, que já virou prache ter uma apresentação bizarra no WRPGFEST, a do ano passado ficou por conta de Talal Husseini, quase um Batman brasileiro e então patrocinador do evento.

Evento encerrado partimos pro Buteco RPG, que foi bem animado e serviu pra galera se conhecer um pouco melhor. Lá pelo final da noite, o Guilherme, da Retropunk, roubou a cena com seu discurso inflamado sobre que trafegou desde sua vontade de jogar RPG com sua filha até a importância de Tolkien para p RPG, opinião que gerou muito debate! huahuahauhauh

2º dia

Depois de chegar quase 6 da matina em casa, claro que cheguei tarde novamente no segundo dia de evento e por isso perdi a mesa de O Um Anel que o Dmitri mestrou pra galera. Enquanto eles jogavam fiquei fazendo uma cobertura com fotos que coloquei direto no twitter, para que a galera que ñ pode comparecer ao evento visse como estava. Ao contrário do primeiro dia, no domingo eu estava afim era de jogar e confesso que não acompanhei nenhuma das palestras que rolaram. =)

Nas minhas andanças pelo salão conversei com o Thiago Junges, criador do Card Goblin, jogo que achei muito louco e acabei por comprar no evento! E também fiz uma breve entrevista com Monte Cook, que a exemplo do Steve Jackson no ano passado, estava bem acessível a qualquer um que chegasse e quisesse utilizar seus pontos de idiomas. Nem preciso falar que rimos muito tentando nos entender, em muito graças ao meu inglês macarrônico, porém foi divertido. Cook disse que estava curtindo bastante o evento, e que, embora fosse menor comparado aos eventos lá de fora, a galera aqui no Brasil é muito acolhedora e próxima. Perguntei se ele viria ao Brasil no ano que vem para divulgar um jogo próprio no qual ele está trabalhando, e ele disse que é só convidarem que ele vem! Assim é “bão” né!?

Mais pro final da tarde ficamos entretidos jogando Terra Devastada Card Game, e o Del Angeles ficou louco, querendo até comprar o protótipo que a galera estava usando pra testar! Além da galera, também participou conosco do jogo o John Bogéa, autor do Terra Devastada, de onde o jogo foi inspirado. A jogatina foi muito legal, com direito até a sugestões do Erick Lang, criador dos boardgames Call of Cthulhu, Battlestar Galactica e Game of Thrones, aos desenvolvedores do jogo.

Fechado o evento a noite acabou em pizza! Uma verdadeira caravana partiu pra pizzaria e foi noite adentro num papo bem animado!

Impressão geral

O MELHOR EVENTO DE RPG QUE JÁ FUI! Sem exagero, tenho até minhas dúvidas se a RPGCON vai chegar perto do que foi o World RPG Fest desse ano. Houve uma melhora muito grande na organização com relação ao ano passado, que já havia sido muito bom. Mas tirando pequenos detalhes técnicos, como o som do microfone no salão principal ou os banheiros mal sinalizados, não havia do que reclamar, somente sugestões de melhorias aqui ou ali. O Eraldo (@WorldRPG), o Rodrigo (@RodrigoTHPrime) e todo o resto do pessoal que organizou o evento estão de parabéns, pois foi sensacional! Espero que continuem mantendo o nível épico do evento e dos convidados!

Abraços galera!

OBS: Em breve vou publicar uma surpresinha pra galera que esteve no Buteco RPG!!! AHauahUHAUAHUAH

Quer saber mais sobre o evento? Confira os posts do resto da galera:

Vila do RPG
Paragons
Eu Gosto de Jogar
Blog da Matilha
Arcanos do Vale

Posts que também podem interessar

Campus Party 2012 - Terceiro Dia
Campus Party 2012 ...
Programação completa World RPG Fest 2012
Agora falta pouc...
Numenéra - novo cenário de Monte Cook
Galera, tudo bem? ...
Tweet
Tags:

Sobre Raphael Santz

CEO da @maheinformatica; redator da #RPGVale; trouble shooter da #sonaopodetirarum.com; redator #diversidadeconvergente; e gaúcho!