– Mestre, ao invés de quadrados, não podem ser metros?
#vidademestreedificil
“Salve aqueles que nos consagram! E na hora do combate o bicho pega! Senhoras e senhores, Dentro da Dungeon desta semana traz para sua mesa o famigerado grid de combate, ele é realmente necessário? Veremos…”
Sempre olhei com desconfiança para o grid de combate, mesmo após conhecer sua origem junto ao RPG. A minha razão para isso é clara, o Cavaleiro Branco, meu primeiro e icônico Mestre, nunca utilizou deste artifício em nossas sessões entre uma aula e outra na escola. Porém como discípulo, fui além. Não demorou muito para formar meu próprio grupo depois que perdemos o contato e logo fui atrás do grid de combate, o que era aquilo?
A primeira vista quem nunca utilizou também pode estranhar, pois o grid de combate não é obrigatório em todos os sistemas de RPG e muitos foram criados para passar longe dele.
O grid de combate é uma importante ferramenta para ilustrar as pelejas. Junto com as miniaturas, que devem ser usados em conjunto, ele mostra o posicionamento claro de onde os heróis e inimigos se encontram e tudo fica mais fácil. Além de sua função primária, ser usada em combate, o grid de combate tem outras funções que entre elas é da ilustrar a progressão do grupo dentro de um calabouço em busca de riqueza, glória e da infeliz princesa que teima em ser raptada.
A 4ª edição de Dungeons and Dragons focou no grid de combate e há quem a considere um jogo de tabuleiro, porém o #dndnext traz uma proposta diferente e que possivelmente deixará a critério do Mestre o uso, ou não, desta ferramenta.
Recentemente tive uma experiência proveitosa com o grid de combate e um grupo novato que absorveram instantaneamente a ideia. O combate ficou tático e dificilmente eles deram um passo em falso, porém tornou o jogo maçante e sem surpresas. Considerei a experiência, claro! Após algumas sessões o fluxo do jogo aumentou, mas não da maneira que eu gostaria. Então retirei aos poucos e deixei tudo muito “no ar” para ver até onde eles seriam capazes de levar o combate. Resumindo, acho que deu certo e passamos a utilizar o grid de combate apenas em encontros aleatórios. Deixei os combates, que considero chave para campanha, soltos, emocionantes e com eles a par da situação, mas tendo que imaginar tudo há sua volta.
O grid de combate pode ser uma faca de dois gumes. Sua utilização, como explorada no exemplo acima, com novatos é importante para ilustrar melhor uma determinada situação, de combate ou não. Como também pode atrasar um pouco as coisas e tirar a emoção da ação e reação dos elementos do jogo.
Ficamos por aqui, companheiros. Deixem suas impressões e preferência a respeito do grid de combate e bons dados!
Grid de combate e encontro para download.
Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.
Comments
comments
Iniciei um grupo nos grids de combate, vamos ver como se sairão quando eu retirar… que idéia boa vc me deu!!!
Aí vai a dica, companheiro. Retire aos poucos. Se estiverem acostumados ao grid, eles sentirão falta. Ou coloque nos encontros pontuais, como dito acima.
Obrigado pelo comentário!
Eu num uso esses trecos não, gride… miniatura. Faço tudo desenhado na hora numa folha de papel em branco. Acho que este tipo de material só serve pra desviar a atenção das pessoas na hora do jogo.
Também pode tirar a atenção do grupo, concordo. Mas pode cumprir outra função, ilustrar melhor suas ideias.