Por que mulheres só vestem um “boizinho”?

Boizinho? ‘pera aí, que droga de “boizinho” é esta?

Calma, eu explico.

Boizinho: Uma vez, láaaaaa em 2001… 2002, nos primórdios de eu começando a jogar RPG, havia um livro onde uma mulher vestia uma calcinha e sutiã. E esta calcinha era feita com a cabeça de um ser com chifres, daí o termo “boizinho”; ela só veste um boizinho.

 

Pois bem, vamos abrir agora uma discussão interessante a respeito. Por que este universo machista (talvez) da mulher apenas vestir o tal do boizinho?

Veja bem, desde She-ra, em toda sua feminilidade, usava uma espada tão grande quanto a do seu irmãozinho machão, e lá estava ela com apenas um vestidinho branco, botas de couro, capa vermelha, espartilho e tiara dourada. Combatendo diversos tipos de inimigos semre em batalhas corpo a corpo. Ela não se machucava? Ok, sua espada virava escudo, corda, patins, pipoqueira, vibrad…. err.. então o que ela desejasse. Mas nunca uma armadura? Seria algo meio Witchblade, mas por que não?

 

Talvez isso pelas antigas amazonas. As grandes guerreiras da antigudade que rivalizavam em peso os maiores guerreiros. E nunca utilizavam armaduras. Suas proteções se davam por túnicas e no máximo elmos. Embora já tenha sido visto amazona sim utilizar armadura.

Afinal, proteção para quê?

O sexo frágil parece utilizar de sua beleza, corpo e demais artimanhas do “girl power” (vulgo cartão de crédito ilimitado entre as pernas) para obter vantagem com o sexo oposto. E em algumas vezes com o mesmo sexo. Vide Xena e Gabriele.

Desejo deixar bem claro que não sou a favor do machismo, não sou e nem nunca fui em momento algum machista. Estou apenas expondo alguns fatos curiosos acerca do que já venho observando ao longo de todos esses anos.

Um jogo recente me chamou a atenção hoje. Meu pai jogava “Blades of Time” aonde a personagem Ayumi, uma adolescente bem estilo “Sucker Punch” em que ela utiliza duas grandes espadas e armas de fogo de grosso calibre. Metralha os inimigos e ainda desferes velozes golpes com suas lâminas assassinas. Mas e a vestimenta?

Roupa para quê?

Quando divaguei sobre este tema, me foi ressaltado que minha amada Lara Croft também só usava um colant e short. Meu contra-argumento foi: Mas ela não se envolvia em combates corpo a corpo. Era só tiro e à distância. Por isso a não necessidade de uma roupa que protegesse mais. E, nas origens, Ela apenas enfrentava animais e umas criaturas… ela foi se tornando uma “Alice de Resident Evil” ao passar dos anos e escrotização da série. Enfim, divaguei longe demais. Voltando…

Este “Blades of Time” me fez recordar de um antigo game “Heavenly Sword” onde a temática era da protagonista, Nariko ir “perdendo” peças de roupa conforme fosse ficando mais poderosa. Ou seja, mais uma vez o machismo entrando em ação. Certo que existem outros games e animes, HQs e afins. Sailor Moon, Mulher Maravilha, Britney Spears, Shakira, Madonna… enfim, a exposição do corpo sempre existiu.

Mas e no universo de RPG? Uma mulher com armadura de batalha seria considerada uma aberração? Lésbica? Quais os tipos de preconceitos enfrentaria?

Brienne de Tarth (Game of Thrones) que o diga. Certo, ela não é só uma mulher de armadura. Ela é uma mulher de dois metros de altura, com dentes de cavalo e ainda vestindo armadura. Ao menos está protegida para os infortúnios que vier a enfrentar.

No RPG as mulheres precisam se proteger de alguma forma, certo? Afinal os mesmos males que afetam os homens também irão afetá-las. A falta de armadura ou outro meio de proteção não vai lhe dar maiores vantagens. Correto? ERRADO! Quem conhece o gênero “Mulheres Machonas Armas até os Dentes” saberá do que estou falando.

Num sistema onde as perícias envolvem: correr de salto alto, acertar coisas com outras coisas, saltitar, seduzir criaturas e voar em coisas. Podemos ter uma idéia do que estamos falando.

O jogo é o cúmulo desta discussão que levantei. Mulheres armadas literalmente até os dentes digno de um filme de Tarantino, estilo “Planeta Terror“.

 

Espero que tenham entendido a moral da discussão. Repitindo apenas para que as gamers e rpgístas não venham com paus e pedras para me trucidarem: NÃO SOU MACHISTA, nem à favor. Apenas levanto um argumento para que possamos entender melhor sobre o mesmo. Todos (as) de acordo?

Peguem seu batom, salto alto, cinta-liga e o “boizinho” e partam para as grandes aventuras que a mente insana de seu mestre/ narrador é capaz de criar. Mas lembre-se: Só não pode tirar Um!!!

 


Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.


Posts que também podem interessar

Os Criadores de Sonhos
Como Designer e apre...
Mas e a mulher no RPG Medieval?
Nesta manha saiu meu...
Escolhendo a tendência: vamos começar com as boas
Talvez um dos grande...
Tweet

Sobre thiagocroft