Mutantes & Malfeitores – Review

Falemos de Mutantes & Malfeitores; após ‘Vingadores’ e ‘Batman’ os grandes blockbusters de 2012 estrelarem no cinema, a mente perspicaz (ou insana) de narradores e jogadores fervilharam de idéias com...

Falemos de Mutantes & Malfeitores; após ‘Vingadores’ e ‘Batman’ os grandes blockbusters de 2012 estrelarem no cinema, a mente perspicaz (ou insana) de narradores e jogadores fervilharam de idéias com heróis voando disparando raios, superfortes e especialista em diversas artes marciais.
Mutantes & Malfeitores proporciona isso tudo e muito mais! Seguindo com o sistema d20 onde se utiliza apenas o d20 e modificadores para todos as rolagens é tudo muito simples, ágil e divertido.

O combate se resume numa rolagem de ataque, que deve superar a defesa. Simultaneamente pode ser rolada a Resistência do alvo para saber qual o dano sofrido, caso o ataque tenha sucesso. Os tipos de dano variam entre não letais e letais. E como nos quadrinhos, os heróis podem se recuperar rapidamente para partir novamente na batalha pela justiça.

Logo de cara, o livro básico apresenta para o que veio e então demonstra tipos de heróis “semi-prontos” para que o leitor se familiarize e até o utilize num primeiro momento. Nos capítulos subseqüêntes apresentam a forma de criar o herói, perícias, feitos, tipo de poder, falhas e desvantagens.

As perícias são iguais as demais no sistema d20, divergendo apenas pela maneira de distribuí-las. Como não existe uma “classe”, não existem perícias de classe. Sendo assim o jogador irá configurá-las de acordo com o seu conceito de personagem.

Já os feitos são como os talentos, mas com um quê a mais, pois são possibilidades heróicas que movem a história.

A lista de poderes detalha bem o que é possível fazer e com as combinações são praticamente infinitas as possibilidades. A versão ultimate para poderes se encontra no livro Poder Supremo, que faz uma abordagem detalhada sobre os poderes já revisados em cima de lançamentos posteriores ao livro básico como o Manual do Malfeitor.

Os Supers ainda contam com duas grandes possibilidades que os diferenciam das “outras pessoas”: Esforço extra e pontos heróicos:

O esforço extra é aquela capacidade de realizar grandes feitos, erguer imensas capacidades de peso; suportar um dano impossível… dentre ouros. Coisas assim são realizadas com um gasto de esforço extra, no entanto, deixa o personagem no turno seguinte fadigado. (o que é possível eliminar com um ponto heróico – veja a seguir – caso possua algum).

Por sua vez o ponto heróico é impregnado para realizar façanhas incríveis que, mesmo com suas capacidades e poderes não seria permitido; variam desde alterar um poder, usar um feito diferenciado e até perícia que não possua! Porém não conseguem fazer isso o tempo todo, apenas com os pontos heróicos, que são limitados. Ganha-se um ponto heróico toda vez que algum contratempo o atrapalhe, que seu defeito o atrapalhe ou caso falhe drasticamente numa rolagem de salvamento. Resumindo, quando o herói se ferra ele recebe este ponto (que deverá ser utilizado até o final da sessão, caso contrário ele zera) para poder correr atrás do prejuízo e buscar novos meios para se fazer justiça!

Portanto, peguem seus uniformes, equipamentos e aqueçam o jato. A aventura apenas começa quando se joga Mutantes & Malfeitores!

@natan criou um cenário muito bem elaborado para ser jogado no ambiente de anime/mangá onde robôs gigantes de alta tecnologia são elementos comuns. Mecha & Mangá é um suplemento de Mutantes & Malfeitores.

http://sonaopodetirarum.com.br/2012/05/14/mutantes-e-malfeitores-flertando-com-robos-gigantes

http://sonaopodetirarum.com.br/2012/07/23/mutantes-esqueleto-do-cenario

http://sonaopodetirarum.com.br/2012/08/13/mm-advent-rain-parte-2

http://sonaopodetirarum.com.br/2012/09/03/mutantes-e-malfeitores-advent-rain-parte-3


Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.


Twitt

Sobre thiagocroft