A linha do game Warcraft é super conhecida dentre os jogos eletrônicos, e isso se deve a campanhas de marketing, jogabilidade, e história que em cada uma de suas expansões se torna mais envolvente. Ele vem com uma leva de jogos medievais como a série Age of Empires, Ultima, etc.
Após anos no mercado a Blizzard resolveu que era hora de expandir e unir esses jogadores com uma proposta um pouco diferente, a de ser um herói daquele jogo de estratégia, e interagir com outros. O que acabou resultando ao jogo World of Warcraft, onde agora você pode jogar com uma raça, classe, habilidades, defeitos, itens (mágicos ou não) como em um bom RPG de mesa.
E é aqui que entramos gurizada, trazendo um dos MMORPG mais jogados no mundo para sua mesa de D20. Então peguem suas espadas escolha sua facção e vamos a épicas batalhas!!
Layout
World of Warcraft é um enorme livro com cerca de 400 páginas, e divido em 5 partes. Tem muitas imagens lindas retiradas do próprio jogo (até mesmo para o jogador reconhecer locais e personagens). E ao contrário do Warcraft Roleplaying Game o livro trás todas as regras necessárias para se começar a jogar, incluindo construção de personagens, magias, equipamentos. Ele foi criado pela Sword and Sorcery, uma empresa que pertence a White Wolf (sim gurizada a mesma do Storyteller).
O livro já começa explicando toda a peleja que aconteceu no mundo do jogo, falando desde impérios trolls e elfos da noite, e recentes guerras como derrota da Legião Flamejante. Aí depois de toda a história que toma algumas páginas (e que é bom você ler para entender o que se passa no seu MMORPG), vários mapas ilustrados e descritos como Kalimdor, Azeroth entre outros. E sim o livro mostra somente por onde os jogadores podem andar no jogo de pc, então há lugares sem descrição, além disso há coisas sobre cosmologia e planos do cenário.
Construção
Depois de tanto falar vem a parte divertida para alguns e martírio para outros, a construção do personagem (mah oeeeee). WOW procura as vezes de forma sufocante ser fiel ao MMORPG, e pode acontecer de tu encontrar ao invés de inteligência e sabedoria, achar intelecto e espírito. As raças que tu pode jogar são, humanos, anões forjaferro, altos elfos, elfos da noite, gnomos, goblins, orcs, taurinos, trolls da selva e uma versão dos mortos-vivos que se libertaram do controle do Rei-Lich.
As raças agora têm níveis, que quer dizer, que os personagens de algumas raças têm opções de comprar níveis para melhorar ou ganhar habilidades, eles dão o exemplo como os Alto Elfos aumentarem o poder mágico, anões resistência, taurinos força e tal. Isso foi acrescentado para nivelar todas as raças já que ser um troll ou morto-vivo no primeiro nível já dá grande vantagem.
Então vamos as classes:
- Bárbaro: Os bárbaros no cenário de WOW normalmente provem de tribos dos orcs e taurinos, embora alguns humanos e meio-orcs possar ter adotado este estilo de vida em Kalindor.
- Ladino: Os ladinos podem ser encontrados em todas as raças de Azeroth.
- Guerreiro: Os guerreiros são muito comuns no mundo violento de Azeroth.
- Mago: Os magos são conjuradores arcanos que realizam estudos intensivos a magia em lugares como a Cidadela Violeta de Dalaran ou as Academias de Lua de Prata em Quel´Thalas.
- Batedor: O batdor se destaca na sobrevivência nas regiões selvagens e é habilidoso em combate.
- Curandeiro: Os curandeiros são o centro da comunidade – e de um grupo de aventureiros. Eles usam seus poderes para curar os feridos e conceder ânimo aos seus companheiros.
- Faz-Tudo: O faz-tudo constrói e inventa todos os tipos de coisas, desde canivetes malucos até maquinas de cerco.
- Bruxo: Os bruxos são conjuradores arcanos dedicados a conspirar com demônios e outros seres sombrios.
- Caçador: Os rangers élficos não são os únicos que dominam os territórios selvagens. Mas enquanto eles preferem o arco, o caçador gosta de se aproximar do inimigo.
- Druida: Os druidas selvagens estão ligados aos aspectos vivos da natureza – a flora e a fauna. Eles não se dedicam a forças elementais; estes poderes pertecem a esfera de ação dos xamãs. Eles desenvolvem uma afinidade tão forte com a natureza que podem assumir a forma de animais e até mesmo bestas sobrenaturais.
- Paladino: Embora esta classe de prestigio apresente semelhanças em relação à classe principal paladino encontrada no LdJ, o paladino é muito diferente no mundo de Warcraft. Ele não combate o “mal” num sentido geral, eles são guerreiros sagrados que defendem Azeroth especificamente dos avanços de mortos-vivos e demônios.
- Sacerdote: Enquanto os curandeiros são devotos comuns das crenças de Azeroth, os sacerdotes são adeptos leais da religião que escolheram.
- Xamã: Ao contrário do sacerdote (que se concentra na energia da vida) e do druida selvagem (que estabelece um vinculo com plantas e a vida selvagem), o xamã se liga ás forças da natureza.
O livro contém 10 classes de prestígio, que em sua maioria já havia no Warcraft Roleplay Game:
- Arquimago de Kirin Tor: Versão simplificada do arquimago (sim, aquele mesmo do LdM);
- Assassino da Horda: Esses assassinos silenciosos e implacáveis apareceram pela primeira vez no reinado de Gul´dan apoiado pelos demônios, e aniquilavam qualquer um que ousasse se opor à Horda..
- Mestre das Festas: O mestre das feras é um guerreiro do mato que desenvolveu uma ligação sobrenatural com os animais.
- Berseker: Uma versão ultra do bárbaro;
- Duelista: Classe de prestígio presente no LdM;
- Ranger Élfico: O ranger élfico é um guerreiro de elite das florestas.
- Gladiador: Um gladiador se dedica à supremacia no combate corpo a corpo. Dado de Vida: d10; Perícias: Blefar, Escalar, Ofícios, Intimidar, Saltar, Conhecimento (táticas militares), Atuação, Sentir Motivação
- Infiltrador: Este grupo seleto se mostrou inestimável ao impedir que a Aliança fosse fatalmente fragmentada pelas rivalidades internas ou destruída pelos esforços da Horda.
- Combatente Montado: Esses guerreiros são treinados para utilizar sua montaria a fim de obterem a máxima vantagem tática na batalha.
- Servo da Legião Flamejante: Um guerreiro que foi corrompido pela Legião Flamejante.
Após a descrição das classes vem suas perícias e talentos que salvo exceções está igual ao do LdJ. O livro segue com descrição sobre tecnologia envolvendo todo tipo de bugiganga que aparece no jogo online. O sistema de invenções ficou bem mais detalhado que o suplemento anterior com material que saiu do Magic and Mayhem.
Uma novidade legal do livro são os pontos de heroísmo, eles representam o fato dos personagens de WOW serem “super powerfulls”. Pontos de heroísmo podem ser gastos com habilidades especiais ou bônus para diversos testes. O massa é a forma de ganhar os pontos de heroísmo, que é com ações de ousadia e corajosas (isso ajuda muito na interpretação).
Como Wow é um jogo independente de outros títulos há um capitulo que mostra todas as regras de combate. A principal diferença entre o LdJ é a questão da incapacidade e morte, os personagens de Wow não caem incapacitados com 0 de vida e sim quando a quantidade de pontos de vida negativos forem igual seu modificador de constituição + o personagem ficará inconsciente.
Depois de várias regras de combate chegamos a lista de magia, ela tem grande parte das magias descritas no LdJ, mas a novidade está no sistema de preparação da mesma. Cada conjurador tem um número determinado de magias que pode lançar por nível a cada dia, no entanto ele não pode lançar qualquer magia que conhece, somente aquelas que tenham sido preparadas. A diferença é que ele pode conjurar as magias preparadas do na ordem que quiser, desde que tenha “mana” para gastar.
Então se vai várias páginas descrevendo magia, onde o próximo capitulo fala sobre como construir uma campanha com regras para cada uma das facções e a construção de comunidades, atente a personagens bem conhecidos da gurizada nesta parte.
Conclusão
World of Warcraft vai ser um cenário interessante para jogadores novatos que são fã da série e até mesmo para os “macacos velhos”. Os autores cuidaram para deixarem niveladas as classes, monstros, acrescentaram Pontos de Heróismo, a magia é um sistema a parte bem interessante, todas regras para isso surgiram de um tipo de LdJ alternativos chamado Arcana Unearted.
Então acredito que se você procura alguma maneira de fazer novos jogadores ou até mesmo para explorar novos cenários (já que possui toda a estética disponível online), use e abuse de World of Warcraft RPG. Então preencham suas fichas façam uma boa história e gritem “Pela Horda!” ou “Pela Aliança!”.
Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.
Pingback: туроператор по израилю