Um Anel que a todos dominou

Os campos verdejantes, os rios sinuosos e de águas límpidas, além do encantador Condado. As belas florestas élficas e a majestade das cidades humanas. Esqueça tudo isso imediatamente. Nestas terras, a bondade no coração dos seres foi tomada pelo Senhor do Escuro, pois, ele venceu!

Olá, viajante! Muitas vezes você já deve ter se perguntado “e se” algo tivesse acontecido de uma forma totalmente diferente. Você não está sozinho, obviamente, muitas outras pessoas também pensam assim. Isso até mesmo tem um nome, história alternativa ou ucronia. Em 2003, a editora gringa Fantasy Flight Games lançou a primeira edição de Midnight RPG. A obra, que declaradamente se inspira e homenageia o universo Tolkien, conta com uma premissa básica e cativante: o que aconteceria se Sauron tivesse vencido a Guerra do Anel?

 

Onde as sombras se levantam

Izrador (pode-se dizer que é a versão de Morgoth e Sauron) conseguiu corromper 4 heróis poderosos, transformando-os nos Night Kings e vencendo a guerra há mais de 100 anos. Agora, ele governa com mão de ferro, tomando a liberdade e a esperança de todos os povos, num mundo onde misericórdia deu lugar à punição, escravidão e morte. Os elfos ainda resistem nos pequenos focos de florestas que restam, enquanto os anões se trancaram em seus salões sob as montanhas, mas lentamente definham frente ao poderio incessante. Os orcs se proliferaram como a força bruta da Sombra, levando carnificina a todo canto.

Um desses heróis lendários era Ardherin, arrogante príncipe elfo e mago poderosíssimo. Em busca de poder e conhecimentos arcanos para derrotar a Sombra, ele barganhou com o que acreditava ser um demônio inferior. Tudo não passava de um estratagema do próprio Izrador, que lentamente foi contaminando a mente do príncipe, até leva-lo para sua causa. Os outros Night Kings eram um antigo clérigo humano, um guerreiro e um dragão (isso mesmo, um dragão!).

 

“Não reconhecerás outro deus além de Mim”

Quando foi atirado no mundo de Aryth, por suas transgressões entre os deuses, Izrador reuniu suas forças e rompeu os laços das outras divindades e seus seguidores. Dessa forma, ele se tornou o único a poder conceder poderes e a ser plenamente experimentado pelos mortais. Esse fato ficou conhecido como o Véu da Sombra. Além disso, ele produziu outro efeito. As almas dos mortos são incapazes de seguirem seu destino para o além-vida, e muitas retornam aos seus antigos corpos repletos de fome de carne fresca.

Sem nenhum paladino abençoado para se sacrificar pelos indefesos, os únicos clérigos do cenário representam a Igreja da Sombra. Os Legates, como são chamados, gozam de uma posição privilegiada na sociedade, o que lhes garante muito mais conforto. Eles e bestas inteligentes auxiliares são os responsáveis por caçar rebeldes e a magia. Com o intuito de recuperar seu antigo posto como divindade antiga, Izrador consome toda a magia disponível e seus servos estão sempre a postos para saciar sua fome. A religião também proíbe a alfabetização e porte de armas por pessoas não autorizadas.

 

Verdadeiros heróis

Mesmo diante de um quadro tão desesperador, existem aqueles que se levantam diante da opressão. Aryth é um lugar muito hostil para heróis, afinal, é quase impossível para as pessoas manterem suas virtudes. A própria população pode ser contra aqueles que desejam liberta-la. Ainda assim, alguns resistem bravamente. Como Arandil, a Rainha-Bruxa, que comanda os elfos e vem resistindo às tentativas intermináveis de destruição.

É neste ambiente insólito que os jogadores tentarão prosperar como bastiões da esperança. Um lugar onde a magia que anima todas as criaturas, talvez seja sua última chance de salvação.

 

Em suma, Midnight RPG é um ótimo cenário para quem deseja um pouco de terror e desolação. Em minha opinião, o clima criado é denso e proporciona possibilidades de histórias muito interessantes. Podem me apedrejar, mas como cenário de terror, acho que dá um banho em Ravenloft. Claro que alguns elementos ainda parecem um pouco deslocados, como os gnomos. Mas, com alguns pequenos ajustes, o mestre pode superar essas dificuldades. Infelizmente, a Fantasy Flight Games descontinuou a publicação em 2009, removendo de seu catálogo e de seu site, o que leva a crer que algum problema judicial possa ter ocorrido.

Um filme foi lançado e deve estar disponível nas locadoras, até na do Paulo Coelho. Pelo que assisti do trailer, lembra os filmes do D&D, o que não é nada bom.


Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.


Twitt

Sobre Lord Raphael Santz

Mago/Ladino de plantão do #sonaopodetirarum.com.br; troubleshooter nas horas vagas e gaúcho!