Seu Turno! No SNPT1!: Tolkien – O Primeiro Troll

 

Aqui esta o post que fecha a semana Tolkien, este post foi feito por VGSouza, um amigo meu que curte muito o  SNPT1 e de quebra é fã de Senhor do Anéis, ele nasceu de uma grande pergunta: Seria Tolkien o primeiro Troll ? E tudo por causa de Tom Bombadil.

Quem conhece Senhor dos Anéis apenas pelo filme do Peter Jackson provavelmente sequer ouviu falar dele, e muitos que leram os livros preferiam não ter ouvido: Tom Bombadil. Poucos personagens da literatura consegue ser tão amado quanto odiado, tão desconhecido quanto comentado, tão importante quanto totalmente “limável” dentro de uma história como a curiosa personagem criada por J.R.R. Tolkien. Boa parte da culpa foi do seu criador, que contrariando seu estilo de contar detalhadamente as origens de suas criações, preferiu deixar os fatos sobre Bombardil nas sombras, criando assim um debate entre os fãs para determinar qual espécie ele pertence.

 

Na história fica claro que ele não é um Hobbit, nem tão pouco um humano, e sua descrição se assemelha aos anões, porém com comportamento muito diferente dos arredios ferreiros e mineradores. Bombadil também é imune ao Um Anel, tanto pela tentação de possuí-lo quanto ao poder de invisibilidade (ele consegue ver o Frodo quando este o estava usando). Portanto fica a pergunta: o que é Tom Bombadil

Antes de discutir a natureza da misteriosa personagem é necessário conhecer um pouco o universo e seres criados por Tolkien, pois assim fica mais fácil chegar a alguma conclusão… nem que seja concluir que ficou mais confuso.

A criação de Eä – O Universo segundo Tolkien

 

J.R.R. Tolkien era católico fervoroso, portanto ao criar seu mundo procurou manter uma estrutura muito parecida com a sua crença. Eru Ilúvatar é o criador do universo tolkieniano, chamado de Eä, sendo assim o equivalente a Deus. Ele também criou os Ainur, similares aos arcanjos, que o auxiliaram a finalizar sua obra. O poder de Ilúvatar e dos Ainur era exercido através de uma canção, que à medida que era conduzida dava vida a todas as coisas existentes. Melkor faz o papel do “Anjo Caído”, pois ele é o Ainu mais poderoso e tenta quebrar a melodia, criando assim as criaturas do mal.

No fim da canção o universo e a terra – chamada de Arda – estavam formados. Os Ainur que saíram dos domínios de Ilúvatar e entraram em Arda, se dividiam em dois tipos: os Valar, que eram os mais poderosos, e os Maiar. Destes últimos, os mais conhecidos são Gandalf, Saruman e Sauron, o inimigo maior de Senhor dos Anéis.

Além deles, em Arda foram criados aqueles que foram chamados “Filhos de Ilúvatar”: os Elfos e os Homens. Os Hobbits são uma derivação dos homens e outras espécies apresentadas na mitologia, como as Águias e os Ents não têm origem clara, podendo ser inclusive Maiar que escolheram ter outra forma que não a humanóide.

Os Anões são uma espécie à parte, pois foram criados pelo Vala Aulë que quis dar vida a uma raça dura e teimosa para resistir à Melkor, além de habitar Arda sem ter que esperar os Elfos acordarem do sono da criação. Quando Ilúvatar teve ciência das ações de Aulë, ele o repreendeu. Em obediência ao seu mestre o Vala cogita destruir sua criação, porém Ilúvatar se apieda dos Anões e permite que eles continuem existindo, com a condição que seriam postos a dormir e só acordariam depois dos Elfos.

Tom Bombadil teria que ser uma dessas espécies apresentadas na criação de Arda. Mas qual? Os fãs têm teoria para quase todas…

As Teorias Sobre Quem é Tom Bombadil

A única teoria de fã prontamente negada por Tolkien é a que diz que Tom Bombadil seria o próprio Eru Ilúvatar. Faz sentido a ojeriza… A idéia de Deus caminhando sobre a Terra, mesmo sendo em um livro de fantasia, faria gelar a espinha de qualquer católico praticante como o autor de Senhor dos Anéis. Portanto, a meu ver, essa teoria pode ser completamente descartada.

Existe uma corrente que acredita que Tom Bombadil seria um dos primeiros Anões criados por Aulë, que seriam mais poderosos que os da Terceira Era – período em que se passa Senhor Dos Anéis. Pesa contra esta teoria o fato de Tom ser imune ao Um Anel, pois até mesmo os teimosos e leais Anões podem ser tentados e sofrem os efeitos do anel de poder.

Outros sugerem que a personagem possa ser um Maia, assim como as águias, os lobos gigantes e outros seres da Terra Média, e isso explicaria o fato de Bombadil ser tão poderoso. Porém o calcanhar de Aquiles desta teoria volta a ser sua indiferença ao anel. Lembrando que até mesmo Gandalf o teme, pois pode ser subjugado pelo seu poder. Como o criador do Um Anel foi um Maia, Saruman, outros Maiar e seres abaixo do poder destes são afetados por ele.

Na história, Tom Bombadil diz que ele estava lá antes mesmo do primeiro nascer do sol, com isso surge a vertente daqueles que acreditam que ele se trata de um “Elemental de Arda”, uma espécie de representação da própria Terra Média, que teria sido criado junto com a canção que originou tudo. Desta forma ele seria uma espécie a parte, diferente de todos os outros e por isso não estaria sob a influência do Um Anel. O que vai contra esta teoria é que Eru Ilúvatar tinha total ciência de tudo o que ocorria durante a criação de Arda, nem Melkor, nem Aulë conseguiram esconder dele suas intervenções, portanto se ele escolheu os Elfos como sendo os primeiros filhos, dificilmente deixaria que outra criatura caminhasse antes dos seus favoritos e o teria posto pra dormir junto com os Anões.

Fica restando a possibilidade de que Bombadil na verdade seria Aulë, que teria permanecido na Terra Média usando um novo nome. Confesso que essa é a minha favorita, pois mesmo tendo furos, como as outras, me parece ser a que mais se encaixa. Nesta teoria, Aulë teria ficado consternado depois que Sauron conseguiu iludir o elfo Fëanor, fazendo-o que este utilizasse os conhecimentos ensinados por Aulë para forjar os anéis de poder. Depois disso, Aulë teria resolvido não trabalhar mais com metais e passado a viver com sua esposa, Yavanna, na Floresta Velha depois dos eventos da Segunda Era. Vale notar que Fruta d’Ouro, como é chamada a esposa do Tom Bombardil, tem todas as características da Vala, esposa de Aulë. Quem argumenta contra esta teoria cita o fato que no Silmarilion é dito que Aulë vive em Valinor com Yavanna. Defensores da idéia (como eu) acreditam que ele pode ter abandonado Valinor depois dos eventos da Segunda Era, onde estão as últimas citações ao Vala e sua esposa.

Seria Tolkien o Primeiro dos Trolls?

 

A meu ver os fãs ainda vão se digladiar muito sobre esse assunto sem conseguir chegar a uma conclusão, ainda mais que o próprio Tolkien respondeu que “sempre deve haver mistérios na idade mítica e Tom Bombadil é um desses (intencionalmente)”.

Devemos lembrar que a personagem foi criada fora do universo da Terra Média e só depois inserida nele. Tom Bombadil era um boneco da filha do Tolkien, que acidentalmente foi jogado na privada e se perdeu depois de uma descarga. Para consolar a filha, Tolkien criou as histórias encontradas no livro “As Aventuras de Tom Bombadil”, nas quais o boneco foi viver aventuras nas margens de um córrego com sua amada. Apenas com o lançamento de Senhor dos Anéis, Tolkien inseriu as histórias anteriores no mundo dos Hobbits, Elfos e afins. Até hoje muito fã considera o livro de Bombadil “não canônico” para o mundo tolkieniano, como um apócrifo.

Não seria nenhuma surpresa se um dia alguém achasse escondido, entre os pertences mais bem guardados de Tolkien, uma carta na qual o escritor confessa que inseriu Bombadil na história só pra confundir a cabeça de todo mundo, tornando-se assim o maior Troll da história da literatura. Dizem que se ouve uma risadinha vinda do cemitério de Wolvecorte, onde Tolkien foi sepultado, toda vez que alguém toca no assunto.

 

Para quem quiser conhecer mais sobre a criação do universo de Tolkien onde se passa as histórias do Hobbit e Senhor dos Anéis, eu recomendo a leitura do livro Silmarillion, onde essas e outras passagens das várias eras da Terra Média são contadas.

 Para comprar o Simarillion AQUI

 

Quem quiser conhecer um pouco mais do Tom Bombadil, pode procurar o já citado As Aventuras de Tom Bombadil. Vale ressaltar que a narrativa é poética e muito mais “infanto-juvenil” que as outras histórias do Tolkien, mas mesmo assim vale a pena a leitura.

 Para comprar AS AVENTURAS DE TOM BOMBADIL clique AQUI

Agradeço a VGSouza pelo brilhante post

VGSouza administra a conta de Twitter e blog do Frases do Calvin, é pai em tempo integral e nerd nas horas vagas.

Posts que também podem interessar

A Essência das Classes 1 (de 4): O Guerreiro
Esta série de quatro...
O que andou rolando em 2012
Sim, também rolaram ...
Os Sensacionais Mythos de Star Wars
Olá, leitores do S...
Tweet

Sobre Devon