Fala gente bowa! Estamos com mais um “Seu Turno!” e dessa vez o post é do grande Felipe Bonomi do Força Nerd (Conhece? Se não conhece vale a pena acompanhar hein). Bem, ele trouxe um post muito maneiro para nossa categoria E, se o pessoal der um bom feedback, quem sabe ele toma coragem e n vira uma nova coluna fixa? Conto com vocês para dar mais trabalho ao Felipe, hehehehe. Vamos ao post:
O Mestre Novado #01 – RPG para Calouros.
Por Felipe Bonomi
Entrar no mundo do RPG é algo meio complicado. Por natureza os jogadores e mestres de RPG são mais reservados. Não que haja algo de errado nisso. Mas normalmente não saímos aos sete ventos falando por ai que jogamos RPG, até mesmo hoje, com a massificação da internet e o ‘compartilhamento de informações’, não é comum, por exemplo, vermos adeptos do RPG falando, postando ou divulgado o jogo em redes sociais.
Quando conheci o jogo pela primeira vez, não conhecia ninguém que jogava RPG. Anos mais tarde, quando o mundo ‘nerd’ já estava se abrindo um pouco mais, acabei por conhecer um mestre de RPG que aceitou mestrar para o meu grupo de amigos. Até então éramos apenas cinco garotos que não faziam ideia de como jogar RPG.
Hoje, 2012, mudei de cidade, conheci novas pessoas que, quando descobriram que eu jogava rpg, me pediram para ensinar. No entanto, nunca mestrei um rpg, apenas fui jogador nesse um ano e meio que joguei. E agora?
Não tive como recusar, mas como mestrar?
Me imagino hoje, numa situação parecida com a que me vi há anos atrás, quando queríamos jogar rpg e não sabíamos como. Agora tenho a vantagem de já conhecer as regras, no entanto mestrar não se resume a só isso, é preciso saber quando aplicar as regras, criar npcs, criar mapas, criar cenários, criar dungeons, encontros e situações, charadas, enigmas…
Ou seja, ser um mestre não é nada fácil. Mas é possível!
Se você nunca jogou rpg, recomendo que comece aprendendo um sistema de jogo. Esse é o primeiro passo.
O Sistema mais comentado e o que normalmente todos aprendem por primeiro é o Caverna do Dragão, digo, digo, o Dungeons&Dragons (D&D).
O D&D hoje esta na sua 4º edição (D&D 4.0), no entanto a versão que comecei a jogar e aprendi a jogar foi a 3.5.
Não vou falar qual acho melhor, digo apenas que ambas tem prós e contras, mas que no final do dia, com empenho, não são tão difíceis de aprender e podem dar, ao bom jogador – link para a coluna Um Jogador Melhor do FN-, inúmeras possibilidades de desenvolver seu personagem.
Tenho um grupo de amigos, nunca jogamos RPG, como proceder?
Minha sugestão é para que comprem o Livro do jogador, o Livro do mestre e o Livro dos Monstros. Seria bom se cada um tivesse seu livro do jogador em mãos para poder verificar durante a partida e não atrasar o jogo.
Mas apenas para iniciar o jogo, criar personagens, esses livros já resolvem seus problemas.
Obviamente que logo de cara vai ser complicado pegar todas as regras e mestrar um jogo para seus amigos. Mas acredito que apenas com um leitura superficial do Livro do Mestre já é possível começar a mestrar.
O livro do jogador é essencial para criar os personagens, o do mestre é importante para entender mais detalhadamente as regras de jogo, enquanto o livro dos monstros tem seu grande valor no auxilio a criação de combates, sejam eles em dungeons ou não, pois é um livro que funciona como um grande catalogo de criaturas magicas que podem aumentar e muito o divertimento.
Claro que vocês encontram facilmente esses livros para download na Internet, mas a menos que cada um tenha seu notebook pessoal, recomendo que comprem os livros para tê-los em mãos, nada substitui o prazer de ter o livro na mão e poder olhar habilidades, pericias, magias e regras a hora que bem entender, sem precisar de esperar outra pessoa terminar de usar o notebook ou o livro.
Enfim…
Por hoje é só pessoal. Pretendo nas próximas edições trazer conteúdos diferentes. Caso alguém queria que explique o básico do D&D 3.5, para vocês leitores poderem mestrar para um grupo de novatos, fá-lo-ei de bom grado, mas como não sei a preferência da grande maioria vou esperar até que se pronunciem, caso contrário produzirei um post especial falando de como mestrar D&D 3.5. Então? Topam?
Nas próximas edições da coluna pretendo trazer também algumas sugestões de pluzzes, enigmas, charadas, ncps, ganchos de aventura e muito mais.
Quem tiver duvidas ou sugestões por favor, entre em contato comigo pelo e-mail: , pelo facebook Felipe Bonomi, ou pelo Twitter: @bonomi. Ou até mesmo pelos comentários aqui do Snpt1.
PS: Se ficaram curiosos sobre o meu trabalho podem acessar o meu site forcanerd.com
Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.
Pingback: туроператор по израилю
Pingback: туроператор по израилю