“Esqueça tudo que aprendeu sobre justiça, você está em Menzoberranzan!”
Vida longa à Lolth! Nem que seja de mentira, mas é isso que você deve dizer ao ter contato com os drow em Menzoberranzan. A cidade da Rainha Aranha faz parte do cenário de Forgotten Realms, para os que não conhecem, e é nela que os Rastejantes (um dos meus grupos de RPG) estão se aventurando atualmente. Neste artigo trago mais informações para uma melhor ambientação dos jogadores sobre um quesito importante para a cultura drow. Fiquem ligados e não abaixem a guarda nunca!
A justiça é uma palavra muito usada pelos drow. O sentido da aplicação da palavra vai depender do ponto de vista do usuário ou da necessidade daquele momento. Na verdade, a justiça é usada para amedrontar e manter a ordem em um mundo caótico e prestes a explodir.
A própria natureza drow os incentiva a brigar, literalmente, para conquistar seus objetivos. Vidas alheias não são importantes e outros interesses podem ser unidos para o bem de cada interessado. Mesmo que tenha que dar cabo da vida de algum parente e outros com quem tenha “laços”.
“A PRIMEIRA CASA ORDENA E O RESTO OBEDECE.” — Ditado drow.
Esse ditado se aplica bem ao que os drow se referem quando falam em justiça. A lei da selva reina no Subterrâneo, o mais forte mantém o mais fraco vivo conforme os seus interesses até que não sirva e possa ser morto.
Nesse mundo caótico todos os crimes são possíveis, desde que o fora da lei não seja pego em flagrante. Aliás, ele não deve ser capturado, uma fuga é bem vista e em alguns casos são admiradas.
O principal instrumento de punição do lugar são as sacerdotisas de Lolth, ou os seus chicotes com cabeças de serpentes. Recém-saídas de Arac-Tinilith (Mais detalhes em Cerimônia de Graduação Drow) e ordenadas sacerdotisas da Rainha Aranha, são elas que chefiam as patrulhas que rodam na cidade. Com tanto poder moral diante da sociedade e mágico concedido pela Deusa, as sacerdotisas tem autoridade suficiente para punir os criminosos. Sim, já que julgamento e apelação não existem.
Acima, a cidade drow de Menzoberranzan
Se considerar inocente não é muito admirado nessa sociedade conturbada. Aliás, ser bonzinho não é saudável. Quando acusado, a melhor saída se possível, é ter relações com algum membro de uma grande Casa. Evitando assim o chicote de serpentes.
“SE VOCÊ NÃO TEM CAPACIDADE DE SE PROTEGER, NÃO PODE VIVER ENTRE OS DROW.” — Ditado drow.
Lolth considera fraco aquele que não pode se proteger. As patrulhas jamais irão à busca de punguistas e vândalos, e caso consigam recuperar algum bem roubado não devolverão aos donos de direito. Brigas de rua não são permitidas, mas são toleradas caso os envolvidos consigam escapar, caso contrário serão severamente punidos ali mesmo. As sacerdotisas submetem a justiça aos seus caprichos. Tudo vai de acordo com seu humor, necessidade e interesse.
Segue abaixo uma lista de castigos que podem ser aplicados pelas sacerdotisas aos criminosos:
• Execução imediata;
• Castração;
• Mutilação;
• Tortura sem morte;
• Exílio;
• Prisão;
• Açoitamento;
• Servidão;
• Multas (as sacerdotisas confiscam bens);
Nem sempre as patrulhas são lideradas pelas ilustres sacerdotisas de Lolth. Estas estão presentes apenas em patrulhas de locais importantes e mais agitados. Nas ruelas que compõem o Bazaar, por exemplo, as patrulhas são lideradas por jovens nobres das Casas menores. Em sua maioria, esses nobres são corruptos e se divertem humilhando os criminosos que cometem pequenos delitos, porém quando se trata de algo mais grave podem negociar a liberdade em troca de pedras preciosas ou itens de grande valor. Ainda incerto sobre o que fazer em alguns casos, um nobre não arriscará a pele e manterá a maior distância possível de complicações.
Isso é tudo pessoal e espero que continuem distantes das patrulhas e principalmente das que são lideradas pelas sacerdotisas da Rainha Aranha. Sejam cautelosos no vasto Subterrâneo, não confiem em ninguém e mantenham-se vivos! Bons dados!
Inspirado na Obra de R. A. Salvatore
Imagem 01: Zombiesmile
Imagem 02: dangercook
Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.
Pingback: Os passos de Vhaeraun Parte 1-3
Pingback: туроператор по израилю