A Música na Mesa

Olá, aventureiros do bairro proibido! Ao ver Darth Vader é impossível esquecer a trilha que o precede. Aquela música ajudou a compor o personagem tanto quanto suas roupas e a respiração pesada, certo? Por isso, vou falar um pouco sobre como o mestre pode usar a música para ambientar melhor a sua sessão e como os jogadores podem usar como fonte de inspiração.

É indiscutível que a música é uma ótima ferramenta narrativa, pois cria uma atmosfera adequada e desperta sensações em quem a ouve. Quantos de vocês já não se utilizaram de algumas canções para criar um momento mais… er… romântico? Porém, usa-la em jogo requer um pouco de dedicação do mestre. Se para você deixar uma lista qualquer rolando como pano de fundo funciona, tudo bem. Acredito que a maioria vai concordar comigo, preferindo que as músicas certas surjam nos momentos certos.

 

“Transformar o tédio em melodia”

Em primeiro lugar, o mestre deve encontrar uma maneira eficiente de colocar sua trilha sem atrapalhar o jogo. Eu sugiro algo simples. Crie uma conta no Youtube e monte algumas listas de favoritos, podem ser assim: Combate, Dramática, Taverna, Viagem, entre outras. Depois, vá adicionando as músicas conforme os estilos que você separou anteriormente. Você também pode usar as músicas do seu HD e criar playlists para o seu player habitual. Agora, basta deixar a música como fundo e intercalar as listas conforme a situação pedir.

Lembre-se de que o volume não pode atrapalhar os jogadores, tanto para se concentrarem quanto para ouvirem. Por isso, administre bem o volume. Só eleve um pouco o som caso seja interessante para a dramaticidade. Se você possuir um tablet ou notebook, vai facilitar muito o seu trabalho. Um não recomendo que um jogador cuide disso, além dele poder se distrair, o serviço pode não ser bem feito. Claro que se o mestre confiar na capacidade do jogador para isso, sem nenhum problema.

 

“Words like violence break the silence”

Os personagens também podem ter sua a música. Por que o vilão não pode ter a Marcha Imperial como tema? Um clichê quando bem utilizado fica muito bom! Também incentive seus jogadores a fazer o mesmo, será muito interessante.
O mestre também pode separar uma música marcante para a crônica. Eu conheço um mestre (que deve se manifestar ai embaixo) que baseou toda a sua crônica numa música do Micheal Jackson. Vou deixar uma lista de músicas que vocês podem usar nos seus jogos, mas fiquem livres para criarem suas listas da forma que desejarem. A inspiração está ai, Só Não Pode Tirar Um!

Lista (basta buscar o título no Youtube)

The Lord of the Rings – Complete Symphony
Skyrim Theme Song – Full (Dovahkiin Song)
Game Of Thrones Theme Extended Edit
Troy OST – Achilles Leads the Myrmidons
Richard Wagner – Ride Of The Valkyries
Florence and The Machine-Seven Devils
Chrono Trigger Medley ~Orchestra Version~
Irish tavern music
Celtic Soul – Tavern Dance
Abney Park – Sleep Isabella
The Rains of Castamere (Metal Version)

Bônus: Rádio Rivendell


Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.


Tags:

Sobre Lord Raphael Santz

Mago/Ladino de plantão do #sonaopodetirarum.com.br; troubleshooter nas horas vagas e gaúcho!