“Salve mestres!
Como prometido trazemos a parte 2-3 dos Passos de Vhaeraun. Na parte 1-3 fornecemos e ambientamos um pouco do aspecto e dogmas da igreja de Vhaeraun, assim como todo material produzido por nós (confira aqui). Já nesta segunda parte fornecemos um gancho e ideias para aventuras que podem ser facilmente adaptadas ao seu mundo e a sua campanha. Fiquem espertos, Vhaeraun retornou…”
TAPANDO ALGUNS BURACOS
Esta adaptação “revive” o deus drow do roubo, Vhaeraun. A divindade em questão pertence ao cenário de Forgotten Realms, ou Reinos Esquecidos. Ele faz parte do Dark Seldarine, uma casta de deuses malignos que foram expulsos para as profundezas do mundo, o Underdark, ou Subterrâneo.
Vhaeraun é filho de Lolth, a Rainha Aranha, e Corellon Larethian, pai dos elfos. O Deus Mascarado, como também é conhecido, teve sua morte decretada após falhar na tentativa de destruir sua irmã, Eilistraee. Ele tombou no confronto.
RESUMO
Nota: Faça com que sua campanha ocorra na cronologia desejada, antes ou após destruição de Vhaeraun. A nossa campanha ocorre durante um período de incerteza para a igreja de Vhaeraun. Ele não foi morto, apenas fingiu e sumiu enfraquecido, mas agora ele ressurge junto com sua igreja, fiel aos seus deveres.
Após a falsa morte de Vhaeraun, poucos sabiam exatamente o que havia acontecido. Muitos seguidores acreditaram e fugiram. Outros se esconderam ou continuaram agindo de acordo com suas últimas ordens, interpretando seus disfarces.
Entre os que fugiram, Miralla, um dos altos sacerdotes, buscou abrigo entre os gnomos das profundezas. Mestre da traição e dos disfarces, ele propôs uma troca aos gnomos, que relutantes, mas curiosos, ouviram. Miralla ensinou atalhos, trilhas e caminhos úteis aos gnomos. Estes maravilhados com as informações, cederam moradia ao drow em uma toca segura próximo à Blingdenstone, o reino svirfneblin, mas não dentro de suas muralhas.
Com o passar dos anos, Miralla foi informando aos svirfneblin sobre outras passagens e minando a desconfiança entre ele e os gnomos.
Um pequeno grupo de informantes, mesmo enfraquecido, ainda servia aos propósitos de Vhaeraun, e Miralla os encontrou. Disfarçado, o Traiçoeiro, fazia pequenas visitas a Menzoberranzan para encontrar o grupo de informantes. Porém Miralla foi traído. Os informantes o entregaram as sacerdotisas de Lolth, mas este conseguiu escapar, afinal de contas ele era o Trapaceiro.
Sozinho, Miralla propôs mais um acordo aos svirfneblin, informaria novas rotas seguras aos gnomos. Estes possuidores de talentos ilusórios criaram uma máscara para o perigoso drow. Agora o Traiçoeiro estava munido com grande magia ilusória.
GANCHO
Muitos anos depois e com a morte de Miralla, a máscara jaz perdida nos corredores tortuosos do Subterrâneo. Os últimos relatos da lenda de Miralla, o Traiçoeiro, são contados pela agora revivida igreja de Vhaeraun. É dito que após a traição dos informantes, Miralla jamais fixou residência em Menzoberranzan. Eventualmente Miralla reunia-se com seus pares em lugares movimentados para pequenas reuniões que tinha como objetivo reacender a fé nos drow. Mesmo com a volta de Vhaeraun, o drow não retornou a Menzoberranzan.
Nos dias de hoje, os sacerdotes de Vhaeraun percorrem, em pequenas incursões, os corredores em busca da toca de Miralla. O grande poder ilusório que a máscara oferece é o principal motivo. Seus poderes servirão bem aos propósitos de Vhaeraun.
A proximidade da toca com Blingdenstone afasta os sacerdotes de Vhaeraun. A igreja se reagrupa e ainda está fraca para tentar algo mais ousado contra os gnomos, nem os drow de Lolth, fortalecidos, ousam desafiar os gnomos das profundezas em seu território.
A MÁSCARA DE MIRALLA (ou Induglabinli)
De aspecto simples e curioso. A primeira vista, a máscara parece ser feita de argila. Porém ela é criada a partir de uma liga metálica composta por vários elementos, um segredo de manufatura svirfneblin. A máscara é pequena e feita para enganar. Sua forma pequena sugere que ela sirva apenas para gnomos – metade do tamanho de uma usada por humanoides (tamanho médio) – mas ao colocar, ela se adapta perfeitamente ao tamanho da cabeça do usuário.
REGRAS PARA OLD DRAGON
Poder: Mágico neutro
Tipo: Item Geral
Peso: 0,1
Especial: só pode ser usada por criaturas tamanho médio ou menor.
Descrição: branco gelo de aparência frágil.
Composição: liga metálica. Segredo svirfneblin.
Propriedades: ver abaixo.
Alheios aos objetivos de Miralla, os gnomos das profundezas pregaram uma peça no drow. Eles deram poderes à máscara, porém jamais Miralla os usaria com perfeição. A máscara usa aleatoriamente seus poderes caso do usuário seja de alinhamento caótico, assim era Miralla, mas se o mestre da máscara for de alinhamento ordeiro ou neutro, a máscara funciona normalmente.
A máscara concede os seguintes efeitos quatro vezes por dia:
Alinhamento caótico:
1d6 Poder
1 – Detectar Magias
2 – Detectar Venenos
3 – Detectar Armadilhas
4 – Ilusão
5-6 – Nada acontece
Alinhamento ordeiro ou neutro: os efeitos poderão ser utilizados da forma que o mestre da máscara desejar.
Espero que estejam curtindo essa série de posts, e por favor deixem suas opiniões nos comentários abaixo.
No Underdark não confie em ninguém! Bons dados!
Inspirado na Obra de Ed. Greenwood.
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