Halo 4, a Decepção de Masterchief


Uma epidemia estranha tomou conta dos desenvolvedores de jogos em 2012. Após a saída triunfal da Bungie com Halo Reach, em 2010, a Microsoft resolve fazer o que temíamos: voltar com Masterchief em uma nova trilogia.

Como fã de Halo, o trailer não me empolgou. Pra mim, pareceu que a Microsoft queria ressucitar um personagem que já tinha cumprido sua missão, apenas para ganhar uma grana em cima. Porque não fazer uma nova trilogia com um novo personagem? Um novo Spartan com o peso da responsabilidade de tomar o lugar de Masterchief, ou mesmo voltar com o Arbiter, nos deixando jogar de Covenant novamente? Por fim, decidi que devia ser otimista. Afinal, Masterchief é um dos meus personagens preferidos. Talvez ele ainda tenha muito pra dar.

Ou não.

O jogo começa com um cinematic impressionante. Uma Dra. Halsey algemada está sendo interrogada por alguém sobre Masterchief. “Vocês querem substituí-lo”, ela diz, “Mas não o subestimem”. Isso me animou muito, porém, o jogo nunca mais voltou à Dra. Halsey. O que aconteceu com ela? Porque foi presa?

Talvez eu deixe escapar alguns spoilers, mas sinceramente, acho que vocês não deviam se importar com spoilers em uma história tão vazia.

Cortana? Novamente ela foi modificada. Agora ela está com peitos muito maiores e morena, com estranhos traços infantis. Ela revela que, após muito tempo ativa, está entrando no estado de Rampancy , um tipo de degeneração contínua das faculdades mentais de uma AI. Os atentos pensarão: “Ok, mas ela já não tinha passado por isso após o embate com o Overmind, e superado?” A Microsoft não ignoraria a história anterior, certo?

A rampancy de Cortana é a deixa pra um verdadeiro dramalhão mexicano entre ela e Masterchief. Ele, por sinal, falando DEMAIS durante o jogo todo, quando sua marca registrada sempre foi ser soturno e calado. E você não consegue sequer se importar com a situação de Cortana, irritado com os ataques histéricos constantes e a cara infantilóide de quem deixou o sorvete cair no chão.

Os inimigos dessa história são, novamente, os Covenant. Mas eles não tinham ficado nossos amigos no último jogo? Bem, Masterchief comenta logo de início que suas armaduras são diferentes, então devem ser uma facção separada. Apesar disso, eu só vi Elites e nenhum Brute.

O que eles querem? O de sempre: Masterchief caiu em um planeta Forerunner e os Covenant estão procurando um artefato. No planeta, tem esses sistemas de defesa que parecem robôs, provavelmente coisas que os Forerunner deixaram. Bem, pelo menos não inventaram que nenhum Forerunner apareceu pra…

Oh não.

Eles inventaram um Forerunner?!

A Microsoft conseguiu destruir toda a mitologia Halo aí. Enfiaram na história um Forerunner que estava dormente todo esse tempo, e acordou pra destruir toda a humanidade. Mas porque diabos ele faria isso? Os Forerunner não salvaram o universo ao se sacrificarem para parar a Flood? Eles não tinham salvo os humanos, que na época eram meros homens das cavernas? Que história é essa de “An ancient evil awakens?” Porque essas cenas de flashback contando como os humanos estavam ganhando uma guerra contra os Forerunner? Eles tinham tecnologia avançada?!

A Microsoft passou por cima da mitologia anterior e transformou os Forerunner de criaturas pacíficas e sábias a destruidores de mundos. Parabéns, Microsoft.

Por fim, a única coisa que vale à pena nesse jogo é o tiroteio. Você passa por áreas e mais áreas infestadas de Forerunners e Convenant, e tem uma enorme variação de armas pra usar. Às vezes você tem um grupinho pra ajudar, os Spartan IV, que devem ter sido uma das coisas mais subutilizadas do jogo. Lembra do que a Halsey disse na primeira cena? Bem, esses são os substitutos de Masterchief, e não podiam ser menos dignos da tarefa. É como se você tivesse os piores ODST do mundo junto com você, só pra servir de bucha de canhão.

O que é uma pena, porque eles parecem interessantes. A armadura é um pouquinho diferente, e eles possuem nome e sobrenome – o que insinua que eles podem ser voluntários, o que é muito fácil de ter acontecido após Masterchief ter se tornado um herói e ser um Spartan se tornou a coisa mais incrível do mundo. Porque não focar a história num destes, eu pergunto? Mas eles passaram batidos durante o jogo todo, sem fazer nenhuma diferença. É uma pena.

ISSO devia ser um Spartan IV. Não foi o que vimos no jogo.

 

No fim do jogo, você sequer consegue uma Bossfight. Entra a cutscene, uma filosofia barata de crise de identidade estilo “sou um homem ou uma máquina?” e fim. FIM.

Pelo menos não mostraram o rosto do Masterchief, pra acabar com o resto do personagem. Mas bem queriam.

Eu posso até estar parecendo uma reclamona pra vocês, mas como uma fã de Halo desde muito tempo, o jogo me decepcionou demais. Eu estava otimista, ainda que mantendo as expectativas baixas, mas não imaginava que a saída da Bungie nos deixaria tão órfãos de uma história decente. O jogo é bonito, claro, e o tiroteio é bom. Mas jogo de tiroteio bonito tem um monte. Halo perdeu a característica que o definia, e pra mim, não vale mais à pena.

E vocês, leitores do Só Não Pode Tirar 1? Muitas decepções com jogos esse ano, ou tão de boa na lagoa?


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10 Comments

on “Halo 4, a Decepção de Masterchief
10 Comments on “Halo 4, a Decepção de Masterchief
  1. o grafico ficou show… mas eu q jogo offline n entro no tiroteio.. e a historia…. putsss… fala serio…. vc tem toda razão.. sou um fã…. e tava de saco cheio da Bungie.. mas eu acho q agora eu to querendo-a de volta…

  2. Pingback: Retrospectiva Gamer: Destaques de 2012 | Só não pode tirar um!

  3. Cara,vc está errado em diversos pontos.a Cortana não estava em rampancy no halo 3,ela deixou um recado gravado para o M.C. e essa gravação que se danificou e o 343 tentou concertar-la,sendo assim ela continuou se deteriorando.A Dr.Halsey foi presa pq ela sequestrava crianças e as substituía-as por clones para as usar no seu projeto spartan.Os forerruners quem construiram os halos antes de serem extintos,eles sao essenciais para a historia do jogo e nao uma mera criaçao,porem eles estavam em guerra cm a humanidade e os forerunners trasformaram os humanos nesses "sistemas de defesa que parecem robôs"

  4. queim escreveu esse artigo no maximo só jogou os jogos, nos livros citam uma facção forehuner que era contra a criação dos Halos e queria lutar contra o flood através dos prometheans que eram maquinas e não poderiam assim ser infectados, e tambeim não deve ter joga do o spartan ops

  5. Primeiramente, bom dia!
    Li a sua crítica. Sou um fanboy assumido de Halo e meu comentário pode parecer tendencioso, mas não pretendo ofende-la.
    Achei ridículo darem um corpo sensual daquele jeito para a Cortana, mas para entender melhor a relação entre ela e John-117, peço que leia “The fall of Reach”, o livro que conta como John se tornou o maior Spartan do universo.
    Sobre os Forerunners, leia “Cryptum”, mas se prepare, ele só conta uma parte da história.
    Sobre os Spartans IV, jogue a campanha extra. Ela explica isso e um pouco mais da história, já que acontece paralelamente.
    Também não gostei da luta final terminar com QTE… :(

  6. me desculpa falar assim mas volta a jogar este jogo e vê se compra em português blz? preste atenção na história toda flw? não fica pegando pelas metades não vou falar muito pois o nosso amigo Gabriel Barbier disse tudo o que eu iria dizer, e discordo sobre o final ele tem que ser com qte sim senão perde a graça assim vc fica mais preso ao final e tem que ser foda pra fazer tudo senão vc é um molenga que só sabe atirar todos os bons jogadores tem dedos rapidos

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