Space Hulk

Fala ai galera! Hoje é a vez de falar sobre um board game bem antigo, chamado Space Hulk, que possui uma temática bem similar aos filmes do Alien, e foi lançado originalmente pela Games Workshop em 1989 e mais recentemente em 2009, através de uma versão com venda limitada.

Situado no universo do war game Warhammer 40.000, o enredo fala de gigantescas naves espaciais que se perdem no espaço, e centenas ou até milhares de anos após seu sumiço, retornam a órbita do império humano. Interessados em saber o motivo de seu retorno e cientes de que esta pode estar tomada por inimigos, são enviados soldados de elite chamados de Terminators para invadir e averiguar sua situação.

Eis que o Space Hulk (nome dado a essas naves gigantescas, que também serve como nome do jogo) está infestado por milhares de Genestealers (criaturas de uma raça de monstros conhecidos como Tyranids, que lembram muito o filme Alien), fazendo com que os soldados tenham que executar diversas missões sobre constante ataque dessas criaturas.

O jogo funciona da seguinte forma. O tabuleiro é montado através de peças que simbolizam os corredores, passagens, salas, portas e outros, variando a cada missão. A cada desafio, o jogador responsável pelos Terminators terá de realizar 4 ações por turno com cada peça (as ações incluem andar, abrir portas, atirar, ficar de prontidão para a aparição do inimigo dentre outras) para  conseguir realizar seu objetivo sem que seja morto pelos inimigos.

A vantagem dos soldados é que os aliens não atiram, fazendo com que eles só representem ameaça no combate corpo a corpo.

Em sua entrada no tabuleiro e no início do jogo, os Genestealers são marcados como fichas, que contem um volume aleatório de peças, fazendo com que eles se movam pelo tabuleiro realizando suas ações, sem deixar seu adversário saber quantos são por marcador, podendo ser de 1 a 3 na versão mais atual, ou de 0 a 6 na mais antiga. Além disso, eles também possuem outras vantagens, como realizar 6 ações, gerarem um número de fichas por turno e atacarem com 3 dados no combate corpo a corpo, contra 1 dos soldados.

Existe ainda uma grande variedade de armas para ajudar os Terminators a realizar suas missões, como o Heavy Flamer, Assault Cannon, Thunder Hammer e outras mais, que ajudam no combate as ameaças, mas devem ser muito bem utilizados pois possuem funcionalidade limitada ou até mesmo pouca munição, sem chance de recarregar. Além disto, cada lado conta com um personagem especial. O Librarian é o líder da missão de explorar a nave, sendo um psíquico poderoso capaz de usar poderes e do lado Tyranids, existe o Broodlord, o grande alien que é extremamente complicado de se eliminar. Ambos aparecem em poucas missões, mas representam uma grande importância em cada lado.

O jogo em si é bem divertido e altamente estratégico, porém possui um grande defeito. Ele não é mais produzido e a versão de 2009 foi apenas edição limitada. Ele pode ser encontrado em sites como o Ebay, porém ele está com um preço muito alto, e embora a excelente qualidade do jogo e das peças que vem nele, o preço desestimula. Péssimo para quem gosta de temática e tiro no pé por parte da empresa que não o produz normalmente.


Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.


Posts que também podem interessar

Heroclix - Streets of Gotham
Falae pessoal!! ...
Coluna do Homem Percevejo - 18/03/2013
Tema em pauta: As sé...
GdTRPG (GOTrpg) #1: Sobre Casas e Construção de Personagem
GdTRPG (GOTrpg) #1: ...
Tweet

Sobre Di Carlo