Ola vocês!
Quando nos reunimos para jogar RPG sempre começamos por algumas coisas básicas como a escolha de sistema, de cenário e do lanche só então partimos para a construção do jogo. Vários sistemas permitem que o cenário seja baseado no nosso mundo, seja ambientando no atual, em seu passado ou até no futuro hipotético, mas é habitual que quando ocorre, escolhamos sempre locais midiaticamente grandiosos, como NY, Londres, São Paulo, LA…
Nada contra usar locais que fazem parte do imaginário coletivo contemporâneo para ambientar os jogos, pelo contrário, tive experiências realmente sensacionais com o RPG nesses lugares. Contudo, vejo aqui em minha cidade e já reparei que outros narradores citaram o mesmo problema em suas (quando não procedem de tais centros) que os jogadores relutam em ambientar os jogos em suas cidades.
Será que uma pequena cidade de 3, 10 ou 50 mil habitantes não tem nada de especial para sequer uma sessão de RPG? Pego o exemplo de um pequeno município aqui de SC para dizer que sim. Seu nome é Painel, tem perto de 3 mil habitantes e seu mistério (real, esse é conhecido em toda a região) é O Pasquim Painelense! O Jornal independente vem sendo publicado a décadas na cidade, sempre expondo segredos, pregando peças e trazendo fofocas. Nunca se sabe quando ele vai ser publicado, ou quem o publica, tão pouco como ele vai parar nas portas das casas pela manha. Excelentes aventuras podem surgir deste pequeno gancho que citei e é apenas um dos possíveis para esta pequena cidade.
Moro eu em uma cidade de médio porte em SC, Lages tem 159 mil habitantes e possui diversas lendas, causos, contos, histórias e ganchos dos mais diversos para todo o tipo de jogo. Certamente que as cidades que vocês conhecem também tem seus atributos para uma boa história!
Recentemente comecei a explorar este tipo de temática e posso dizer, muitos preconceitos caem por terra com a possibilidade de cenário e muitas boas histórias podem nascer da tentativa. Bora experimentar?
Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.
Pingback: туроператор по израилю