Bem, deixando as malevolências de lado finalmente, decidi pensar em uma necessidade que vejo com certa frequência nos RPGs medievais. Porque diabos um Homem de Armas, Guerreiro, Combatente ou afim usaria uma Besta? O Arco consegue ser bem mais funcional, rápido, leve e pratico, então porque?
A Besta é uma arma de origem bastante debatida pelos especialistas, sem nenhuma conclusão definitiva sobre sua real origem, havendo registros dela até mesmo na china imperial (onde foi criado inclusive a besta de repetição mas eles também tinham morteiros feitos de tubos de bambu e pólvora quando a Europa estava usando porretes) mas sendo usada em pequena escala por diversos povos na antiguidade. Contudo sua engenharia arrojada que remete as pistolas pelo uso de um gatilho para a ativação, nunca tornou seu uso de pratica comum, tendo variações de tamanho e mecânica por todo mundo, mas sendo mais comum o modelo de quadradelo de aço com ponta piramidal, desenvolvida especialmente para perfurar armaduras.
Bem, na idade média o arco era uma arma que desequilibrava em guerras, sendo inferior apenas ao cavalo, que fazia um diferencial terrível. Contudo, com o passar dos anos as armaduras foram sendo aperfeiçoadas e as Cotas de Malha especialmente preparadas para resistirem a maior parte dos disparos realizados pelos Arcos. Foi ai que entrou em campo esta arma. Mais precisa e potente, a besta tinha a terrível função de perfurar cotas de malha, sendo usada em grande escala principalmente no século XVI, ou seja, uma arma para o final da idade média e uma transição no período em que os mosquetes já estavam começando a surgir pela Europa. Seu poderio é tão relevante que houve um decreto papal de que tal arma não deveria ser usada contra outro cristão, sendo instituído o nome Besta para os países que acataram tal decreto e ademais nomes aos que não acataram, como a Inglaterra ou vocês acharam que crossbow (arco em cruz) era para bonito e praticamente todos os países fora do domínio papal.
Sendo assim, usar esta arma, para alem do estilo (quem fui que fez um Vampiro Toreador ex soldado de Milão que usava Besta?) a arma é uma ferramenta poderosa para desenlatar Homens de Armas, mesmo demorando para a recarga, o que implica no tradicional turno de recarga e no impedimento de múltiplos ataques por turno, aplicado tanto no tradicional D&D quanto em qualquer jogo onde se tenha o mínimo de noção quanto as regras mecânicas da arma (acredito que todos os mestres do velho dragão por exemplo). E isso mostra o porque estou desenvolvendo tal especialização para Old Dragon.
Bem, sem mais delongas!
BESTEIRO
Classe: Homem de Armas
Alinhamento: Ordeiro
Independente de quão boas sejam as armaduras, um Homem de Armas entre todos vai saber como ferir um oponente a distancia. Este é o Besteiro, uma variante do arqueiro que especializa-se no complexo uso da Besta. Não importa se o oponente esta usando uma armadura leve de couro ou uma cota de malhas, placas ou o que for, este especialista esta armado para perfurar todas estas armaduras.
Comumente associado a guildas, guardas ou simplesmente um mercenário contratado para proteger grupos, cidades, castelos ou embarcações, estes Homens de Armas são combatentes bastante valorizados, porem raros onde quer que estejam.
No 5º nível o Homem de Armas especializa-se no uso preciso de Bestas, recebendo +2 no ataque
No 8º nível o Homem de Armas torna-se um perito no uso rápido de Bestas, sacrificando o direito ao segundo ataque em prol de poder tanto trocar a ação quanto o movimento do turno pela recarga da arma, podendo assim andar e atirar, andar e recarregar ou recarregar e atirar no mesmo turno, sem precisar gastar um turno inteiro recarregando sua Besta. Alem disso ele passa a ignorar 1/3 do bônus de armaduras (mas não de escudos) de seus alvos. Sendo assim, um Homem de Armas com +1 de destreza, +2 de escudo e +3 de armadura passaria a ter 14 de Classe de Armadura em vez de 16.
No 16º nível o Besteiro se torna um perito total na precisão com a Besta, recebendo um bônus de +4 (em vez de +2) no ataque com Bestas, alem de tornar-se um mestre em sobrepujar armaduras, aumentando de 1/3 para 2/3 do bônus de armaduras ignorado nos ataques.
Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.