Saudações Aventureiros!
Aqui quem escreve é o Lobo Lancaster, mais novo membro deste time de roladores de dados e venho aqui com a minha primeira contribuição!
Sou Rpgista há 13 anos e comecei com o saudoso Advanced Dungeons & Dragons, nesta mais de uma década rolando dados, eu vi um pouquinho de cada coisa e hoje em dia eu me estabeleci em 3 jogos: Pathfinder para um bom roleplay medieval, Trevas do sistema Daemon para coisas atuais e sobrenaturais e finalmente o meu favorito e paixão insana Shadowrun, visando rolagens de dados futuristas e é exatamente nele que irei focar a minha primeira matéria!
Shadowrun é um cenário que mistura a mais alta tecnologia do mundo Cyberpunk com toda a magia e misticismo dos clássicos da Fantasia Medieval. A mistura de gêneros tão opostos à primeira vista pode parecer estranha, mas é algo que funcionou perfeitamente neste mundo de RPG! Mas como isso tudo começou?
A primeira edição de Shadowrun foi lançada no ano de 1989, contando a historia de um mundo onde a magia havia retornado. No dia 21 de Dezembro de 2012 aconteceu o fim da quinta era prevista pelo calendário Maia e com ela nascia o Sexto mundo. A magia não retornou sozinha, com ela vinham Anões, Elfos, Dragões e outras criaturas fantásticas, que lutavam para sobreviver em meio a grandes Megacorporações, como um ótimo cenário cyberpunk. A tecnologia é tão alta e com ela vem a perda da humanidade das pessoas, que vivem e morrem pelo dinheiro.
Shadowrun só deu as caras aqui no Brasil por volta de 1995 pela editora Ediouro, teve a sua edição Básica e três suplementos lançados: Catalogo do Samurai Urbano, que continha uma lista de equipamentos; Contatos, que vinha com um escudo de mestre e um pequeno suplemento de NPC’s para serem usados como contatos e Metagem, uma aventura pronta para ser narrada para os jogadores.
Além destes três suplementos, foram traduzido e lançado três livros romances, os primeiros da serie “Segredos do Poder”, Volume I: Não faça acordos com o Dragão; Volume II: Escolha seus inimigos com cuidado e Volume III: Encontre sua própria verdade, a trilogia conta a historia do Samuel Verner, um assalariado que foge da sua Corporação em busca de sua irmã perdida, Sam (como é chamado) tem que aprender a andar nas sombras se tornando um Shadowrunner e lidar com seu despertar magico para a tradição xamãnica.
Agora que já falamos um pouco do passado, vamos falar do presente e do futuro! Shadowrun esta atualmente na sua quarta edição com mais de 60 títulos lançados! Mas o mais importante veio no final do ano passado. Os produtores lançaram um teaser (clique aqui e veja o teaser!) em comemoração a data especial do cenário, a tão famosa 21 de dezembro em que o mundo iria acabar, dizendo que neste dia, os fãs iriam receber um presente especial. E este presente foi:
“Year of Shadowrun” traduzindo como “Ano de Shadowrun” é um pdf de 14 paginas onde os autores apresentam todos os seus próximos trabalhos, sendo que a maioria ainda serão lançados em 2013 !!!
E são eles:
Crossfire vai ser um card game baseado no cenário, nele o objetivo é trazer elementos do jogo de rpg para o campo de batalha. Vai ser um jogo cooperativo de 2 a 4 jogadores e irá ter diversos decks temáticos como de raças, implantes cibernéticos e magia, estes podem ser misturados e usados de acordo com o jogo. Nada muito claro foi dito sobre a mecânica do card game, somente que ele apresenta objetivos dentro do jogo, como proteger NPC’s, destruir o alvo e outras coisas, que puxam do cenário do RPG. Lançamento previsto para a primavera de 2013!
Sprawl Gangers será um jogo em miniatura, nele o jogador poderá escolher entre diversos tipos de personagens e montar a própria gangue, para lutar contra o adversário. A principio o jogo parece que seguirá os mesmos princípios de Mage Knight e Hero clix, com miniaturas temáticas e com poderes próprios. O lançamento esta previsto pro inverno de 2013!
Hostile Takeover será um jogo de tabuleiro onde os jogadores assumirão o papel das Megacorporações tentando conseguir o controle total do megaplexo de Seatle, onde poderá ser usado recursos como espionagem, tomada a força ou influencia. O lançamento esta previsto para a primavera de 2014.
RPG Shdowrun 5th foi o anuncio que mais pegou os fãs de surpresa foi a realização da nova edição! Os autores disseram que gostam muito da quarta edição, mas que ela pode ser melhorada! Eles prometem deixar o jogo muito mais mortal e realístico, dando novas opções de equipamento, armas e veículos para os jogadores. A maior promessa é a modificação todo o sistema de “hacking” deixando muito mais dinâmico o mundo cibernético do cenário. Por ultimo disseram sobre novas opções de criação e personagens, deixando ela muito mais dinâmicas. E tudo isso sendo lançado ainda no meio deste ano!
Além destas surpresas, continha no PDF informações sobre os dois jogos de PC, o Shadowrun Returns e o Shadowrun Online que irei descrever em posts futuros.
Agora é contar as moedas e aguardar todos esses lançamentos que prometem tornar 2013 realmente o Ano de Shadowrun!
Até a próxima!
Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.