Bestas, Besteiros e Besteiras (parte 1)

Não faz muito tempo que preparei um artigo com a especialização para Old Dragon chamada Besteiro aqui para o SNPT1 que como muito bem elucidou a moderação da Wiki (para onde também envio nossas postagens com conteúdos para o sistema) a mecânica não comporta a especialização.

A abordagem educada e motivadora do PEP apenas me fez ficar ainda mais motivado a trabalhar em materiais para Old Dragon.

- Em Old Dragon não existe um tempo de recarga da besta, o que torna parte da habilidade de nivel 8 irrelevante.
- Considerando que um bonus de ataque representa sua capacidade em ignorar as defesas do alvo, atribuir tal bonus e ainda ignorar 1/3 ou 2/3 da armadura dos alvos poderia ser redundante.

Irei seguir os conselhos da moderação e trabalhar na mecânica para bestas, pois como elucidei na postagem da especialização, Bestas são armas complexas de se usar e com uma funcionalidade bastante pertinente para que se crie regras próprias para elas.

Então, fique a vontade para criar um artigo na categoria de regras para expressar sua visao sobre as bestas, pode ate criar na categoria de itens as bestas leves, de repetição etc.
A OD Wiki é um espaço livre, então deixe sua criatividade fluir e produza da forma que achar melhor.

Uma de minhas principais referencias para a criação da especialização foi uma lista de armas criada pelo pessoal do blog Orbis Ciriji que vocês podem conferir aqui. O blog é um recanto totalmente Old School com propostas bem interessantes ao menos achei diferenciadas. E particularmente agora já não vejo tais ideias como as mais ideais ou adequadas para aplicar ao sistema apesar de achar que funcionam para as propostas deles e portanto irei também revisar a especialização nesta sequencia de postagens. No fim, espero que estes artigos tenham estabelecido as bases para a criação de um artigo para a wiki, bem como a colaboração para com tipos de Bestas e até mesmo novas especializações.

Mas porque mesmo dar tanta importância a besta? Vejamos alguns dados históricos já citados anteriormente e alguns mais:

A Besta é uma arma de origem bastante debatida pelos especialistas, sem nenhuma conclusão definitiva sobre sua real origem, havendo registros dela até mesmo na china Crossbowmantimperial (onde foi criado inclusive a besta de repetição mas eles também tinham morteiros feitos de tubos debu e pólvora quando a Europa estava usando porretes) mas sendo usada em pequena escala por diversos povos na antiguidade. Contudo sua engenharia arrojada que remete as pistolas pelo uso de um gatilho para a ativação, nunca tornou seu uso de pratica comum, tendo variações de tamanho e mecânica por todo mundo, mas sendo mais comum o modelo de quadradelo de aço com ponta piramidal, desenvolvida especialmente para perfurar armaduras.

Bem, na idade média o arco era uma arma que desequilibrava em guerras, sendo inferior apenas ao cavalo, que fazia um diferencial terrível. Contudo, com o passar dos anos as armaduras foram sendo aperfeiçoadas e as Cotas de Malha especialmente preparadas para resistirem a maior parte dos disparos realizados pelos Arcos. Foi ai que entrou em campo esta arma. Mais precisa e potente, a besta tinha a terrível função de perfurar cotas de malha, sendo usada em grande escala principalmente no século XVI, ou seja, uma arma para o final da idade média e uma transição no período em que os mosquetes já estavam começando a surgir pela Europa. Seu poderio é tão relevante que houve um decreto papal de que tal arma não deveria ser usada contra outro cristão, sendo instituído o nome Besta para os países que acataram tal decreto e ademais nomes aos que não acataram, como a Inglaterra ou vocês acharam que crossbow (arco em cruz) era para bonito e praticamente todos os países fora do domínio papal.

Um dos primeiros relatos do uso desta arma na idade média foi no século XIV pelos portugueses na Batalha de Atoleiros, onde enfrentaram muçulmanos, melhor armados guarnecendo-se principalmente de infantes armados com Bestas.

besteiro1Outro importante relato do uso da besta foi por parte de besteiros genoveses recrutados pelo exército francês na Guerra dos Cem Anos para a histórica Batalha de Crécy (26 de agosto de 1346) onde as falhas tácticas francesas resultaram na derrota, sem falar em um outro problema encontrado nas Bestas, sua inutilização quando úmidas. Leve em conta que os arqueiros ingleses mantiveram as cordas guardadas durante uma tempestade antes da batalha e é fácil compreender porque os arqueiros ingleses levaram a melhor sobre os besteiros genoveses nesta batalha.

Contudo as bestas europeias até o final do século XIV são incompletas em sua mecânica, mesmo que grupos militares modernos para a época como o exército português (primeiro império europeu institucionalmente consolidado após a idade média) já tivessem conhecimento de seus modelos desdo século XI. Somente em meados do século XVI que os europeus conseguiram alcançar os modelos mais aperfeiçoados da arma (já presentes em outros lugares do mundo) que alem de serem terrivelmente efetivos conseguiam alcançar entre 230 e 250 metros de distancia. UAU!

Como os besteiros demoravam 4 vezes mais tempo para recarregar suas armas em relação aos arqueiros, um grupo de soldados carregavam um escudo comprido de corpo inteiro chamado pavês que garantiam que ele e o besteiro não seriam alvejados por flechas enquanto estivesse recarregando a arma.

Infelizmente também no século XVI as armas de pólvora já estavam ascendendo em modelos eficientes o bastante para substituir tanto arcos quanto bestas. Mas aqui não trataremos sobre nada mais do que os armamentos usado para Old Dragon certo? Então façamos um recorte temporal bem específico!

Mas isso faremos apenas na segunda postagem desta série!


Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.


Posts que também podem interessar

Especialização Racial e Magia para Old Dragon
“Salve corajosos ave...
RPG móvel, como jogar RPG só com celulares?
Ufa... essa lista de...
Enfermidades em jogo pt. 2
Bem, este post é do ...
Tweet

Sobre Sonado

'Sonado, o estagiário caótico' é um historicista (fugido da universidade), amante da filosofia, libertário (nada de Misses) e carrega uma trollslayer por segurança