Como prometido, esta terceira postagem da série tratará de modelos mecânicos de Bestas para Old Dragon.
Recapitulando o que defini no post anterior, trato a Besta presente na lista de armas como sendo o modelo mais rustico e simples da arma, presente na Europa do século XI, então todos os modelos aqui presentes são as variações mais refinadas da arma, normalmente presentes em outras partes do mundo, na Europa do século XVI ou então em variantes temáticas de seus, meus e nossos (eta adolescência) mundos de medievo fantástico, pois cá entre nós, se tem um mago jogando bolas de fogo, porque não uma besta um pouco mais refinada que o habitual?
- Besta de mão
Tamanho: P
Dano: 1d4
Alcance: 10 /20 /40
Iniciativa: +6
Preço: 150 PO
Peso: 1 kg
Esta tradicional ideia já foi usada como base no artigo que apresentei anteriormente nos outros dois blogs, então acredito que minha adaptação dela não traga nada de novo. Porem reconfigurei dano, alcances e pesos para ficar mais equilibrada, não adotando na integra nenhuma das duas versões e sim usando as duas como referencia. Caso queiram voltar a conferir, as versões de bestas do pessoal do Moostache e a lista de equipamentos do pessoal no Orbis Ciriji.
- Besta Superior
Tamanho: M
Dano: 1d8
Alcance: 30 /60 /90
Iniciativa: +2
Preço: 150 PO
Peso: 4,5 kg
Esta seria minha adaptação a variante da arma usada no final do século XIII e inicio do século XIV na Europa.
- Besta Chinesa
Tamanho: M
Dano: 1d8
Alcance: 60 /120 /1800
Iniciativa: +0
Preço: 300 PO
Peso: 9 kg
Sim, os chineses faziam bestas no século III a.C. e não, este modelo que trato não é o modelo chines do século III a.C. mas sim o modelo padrão usado pelo exército chines, muito mais potente que as bestas europeias da idade média. Não sei precisar o período histórico, mas este modelo foi substituído pelas bestas de repetição no exercito chines. Duvido que alguém vá dar uso a ela em suas campanhas, mas a deixo listada para o caso de alguém realizar campanhas orientais, navais ou até com presença de povos nômades inspirados nos mongóis.
- Besta de Repetição
Tamanho: P
Dano: 1d6
Alcance: 20 /40 /60
Iniciativa: +2
Preço: 50 PO
Peso: 4 kg
Esta arma permite que um guerreiro possa realizar seus dois ataques carregando uma besta normalmente.
Esta é uma versão simplificada e tradicionalmente utilizada para os jogos de RPG, mas não condiz com os modelos chineses nem com os europeus.
- Besta Superior de Repetição
Tamanho: G
Dano: 1d8
Alcance: 60 /120 /240
Iniciativa: +0
Preço: 170 PO
Peso: 10 kg
Esta variante seria o equivalente a besta de repetição usada pelo exercito chines em larga escala por séculos. Irei tratar que a versão europeia da besta de repetição usada a partir do século XVII seja equivalente a esta, mas como devem imaginar pelo período histórico em que ela foi empregada, não vai ser muito comum vermos nas mesas de RPG medieval sem GRANDES ressalvas.
Há sim, esta arma na Europa não vingou pois eles só conseguiram desenvolver esta belezinha quando as armas de fogo estava atingindo seu auge, sendo mais um item decorativo ou de caça esportiva do que uma arma militar propriamente dita…
Neste caso também não acredito que vá ser usada em uma mesa de RPG medieval, exceto em campanhas orientais, navais, com a presença de povos nômades ou…se alguém decidir montar uma mesa renascentista/iluminista.
- Besta Grande
Tamanho: G
Dano: 1d10
Alcance: 40 /80 / 120
Iniciativa: +0
Preço: 70 PO
Peso: 5,5 kg
Querem que eu explique isso?
- Besta Grande de Repetição
Tamanho: G
Dano: 1d10
Alcance: 10 /20 / 30
Iniciativa: +0
Preço: 150 PO
Peso: 22 kg
Sim, esta arma não só parece uma naba como é uma naba.
Dá para entender o porque ela foi aposentada rapidamente não é? Vejamos o que o wikipedia me julguem tem a dizer sobre este modelo.
Uma variação da besta de repetição chinesa foi criada na Europa por volta do século XIII, consistia numa besta maior com cerca de quinze a 25 quilos que continha um encaixe para até sete quadradelos que eram atirados com um pequeno intervalo de dez a quarenta segundos o que a tornava bastante preciosa. Porém ficou obsoleta logo em seguida devido ao peso e ao grande tamanho que dificultava muito o transporte e uso da mesma que demorava também de cinco a dez minutos para recarregar, tinha muitos defeitos mecânicos, emperrava muito facilmente, tinha um alcance muito pequeno menos de trinta metros, necessitava de dois ou mais ajudantes para transportar, apontar, recarregar etc e pouca força contra as armaduras da época, foi desconsiderada logo após a criação como muitas armas, virou uma arma mais de decoração para ficar pendurada em paredes ou pequenas competições de tiro ao alvo não sendo uma arma para batalhas ou guerras pelo seu desempenho ruim e dificuldade de uso e transporte.
Como já citei, a Besta de Repetição só tornou-se viável na Europa durante a virada da renascença para o iluminismo e essa naba beleza de besta foi a primeira tentativa de criar algo do gênero. Tentativa que como podem ver, não deu nada certo…
Mas e quanto a munição?
Bem, as bestas e bestas superiores usarão munição do tamanho habitual para a besta citada no livro de Old Dragon. As demais seguem aqui:
- Quatrelos específicos para besta de mão (10): 2 PO, 1 kg
- Quatrelos específicos para bestas grandes (10): 4 PO, 2kg
- Quatrelos incendiários para bestas grandes (10): 8 PO, 2 kg
Lembrando, como existem diversos modelos de pontas para os dardos/virotes/quartelos usados nas bestas é muito difícil definir um padrão para cada modelo, então tratemos todos de forma um pouco homogenia.
Há, seus larápios danados, lembrem que seu ladrão pode usar veneno normalmente nestas armas, o exercito português fez isso contra os mouros em mais de uma situação. Negocie com seu narrador antes contudo.
Hey sonado, mas que porcaria é essa de munição incendiaria?
Segundo o filipemalk que tem conhecimentos mais aprofundados sobre arcos e bestas, ela consistia em um projetil mais longo com ponta de aço mais fino e tufos de algodão enrolado próximo a ponta embanados em betume. Eram mais longas para que o betume não tivesse contato com a arma.
Acredito que por hoje seja só. Nos vemos na semana que vem!
Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodeitirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.
Comments
comments