Iniciativa e a rodada em Star Wars: Edge of The Empire

24864SWE02-book-right_LGSalve os poderosos que nos consagram”

E do que seria de um RPG baseado no universo de Star Wars sem uma boa trocação? Sim, amigos, falo daquela hora tão esperada, onde os jogadores colocam a prova suas habilidade e mostram seu valor perante os inimigos.

No último post, falamos sobre os dados do sistema, nesta postagem – primeira de uma série que pretendo publicar sobre combates – vamos abordar a iniciativa – que se mostrou nova para mim –, e os passos de uma rodada, ou round (no original).

Vamos à luta!

A equipe que desenvolveu Star Wars: Edge of the Empire, não mediu esforços para trazer às nossas mesas toda emoção, única, mostrada no universo de Star Wars. Assim como na narrativa e nos resultados rápidos obtidos nos dados, Star Wars: Edge of the Empire foca nas habilidades e talentos de cada personagem, tornando o combate prático ou mais trabalhado, dependendo da situação.

A base do combate é a narrativa. O GM descreve a cena e os jogadores agem ou reage, de acordo com o evento. Em Star Wars: Edge of the Empire é fácil sair de um combate em um dos muitos corredores de um cruzador, com blaster e granadas, e de repente se vê lutando mano a mano dentro de uma cápsula de fuga. No caso de uma peleja mais trabalhada, com mais NPCs em campo, é necessário que o jogo siga um roteiro. Não é nada que não conheçamos, mas fiquem espertos.

Usando um combate mais caprichado, é necessário que sigamos uma série de rodadas. Cada personagem, seja ele PC ou NPC, recebe uma rodada, e nele e capaz realizar diversas ações. Todos devem estar cientes que durante a rodada, tudo a sua volta está ocorrendo simultaneamente. Alguns eventos acontecem ao mesmo tempo, e a rodada consiste em mover-se e realizar uma ação importante, trazendo para junto de todos a narrativa. Você pode derrotar uma série de droids e ao fim do combate ser rendidos por outros que estavam passando pelo local, ou, o combate foi tão intenso que chamou a atenção de outros droids, ativando sensores de hostilidade e alarmes de segurança.

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Abaixo os passos de um Encontro:

1 – Determinando a Iniciativa

Como em outros jogos, é na primeira rodada que os jogadores e NPCs determinam a ordem das ações.

Dependendo das circunstâncias, os jogadores e NPCs podem utilizar diferentes habilidades para determinar a ordem no combate. Mas normalmente todos devem fazer um teste de Cool ou Vigilance.

O maior números de Sucessos determina a ordem no combate. Porém ao obter Vantagem, na rolagem de dados, o peso é maior na iniciativa. Caso os personagens e NPCs permaneçam empatados, os jogadores são vencedores. O GM toma nota dos resultados.

2 – Ações da Iniciativa

Os valores gerados na iniciativa devem ser usados para as ações dos jogadores. Daí vem a necessidade de anotar os valores, o mesmo serve para os NPCs.

Mandalorian-super-commando_detail3 – Revezamento das ações

As ações após a iniciativa são determinadas por jogadores e o GM. Seguindo os valores da iniciativa, o grupo de jogadores resolve qual personagem deve agir primeiro. Isso é aplicado em todas as rodadas. Um personagem que agiu na primeira ação pode ser o último na próxima rodada e o mesmo deve ser aplicado pelo GM no caso dos NPCs.

4 – Fim da rodada

Uma vez que personagens e NPCs agiram, a rodada acaba. O GM pode determinar rodadas adicionais, caso ele entenda o que ação não foi resolvida. Use os valores de iniciativa para uma nova rodada. Caso as questões tenham sido resolvidas siga para etapa 5.

5 – Fim do encontro

Com as ações resolvidas, o GM encerra o encontro. A partir daí, todas as habilidade que só podem ser usadas uma vez por encontro podem ser usadas novamente. A partir daí cada personagem pode recuperar o fôlego e ajudar a curar outros personagens incapacitados, mas isso é conversa para um post futuro.

Vocês podem perceber que alguns elementos encontrados em outros jogos estão presentes no Star Wars: Edge of the Empire, mas o que chamou a minha atenção é essa necessidade da resolução rápida de um encontro, tudo pode acabar durante o turno. Nos próximos posts abordaremos o combate propriamente dito e ações que um personagem pode executar durante a sua rodada.

Espero que estejam curtindo o pouco que falamos sobre o Edge of the Empire e exponham suas impressões sobre o que já foi apresentado, se acharem necessário.

Bons dados!

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Sobre Antunes Rocha

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