Salve escória!
Hoje partimos diretamente para o combate, simples e prático! Nada de quadrados, metros ou deslocamento, no Edge of the Empire basta saber se o alvo está próximo e através da narrativa saber como será o pool dice para a rodada.
Como a mecânica do Edge of the Empire consiste nas habilidades, é através delas que rolamos os ataques. Essas skills são chamadas de combat skills, e são quatro: Brawl (Br), Gunnery (Ag), Melee (Br), Ranged – Light (Ag) e Ranged – Heavy (Ag). Como cada uma já fala por si, as habilidades são baseadas nos atributos e o valor de cada atributo define o valor da skill.
EXEMPLO:
O pistoleiro wookiee tem Agility 3, logo, sua skill, Ranged – Heavy, baseada em Agility, também é 3 e para acertar um stormtrooper intrometido ele rola três d8 verde (Ability Dice). O dano causado pelo wookiee vai de acordo com a arma utilizada. Usando a Blaster Pistol, o wookiee pode causar 6 + 1 para cada símbolo de sucesso obtido na rolagem para acertar.
Por sua vez, o stormtrooper tem Soak 5. Isso quer dizer que ele absorve essa quantidade de dano, devido ao bom equipamento por ele utilizado, seu traje. Caso o wookiee cause um dano superior a 5, o stormtrooper absorve 5 e toma o restante do dano, que deve ser debitado de sua Wound Threshold.
“E a dificuldade para acertar? Já que é uma skill check, não deveria ter uma dificuldade?”
Mas é claro, jovem padawan! Não basta simplesmente dizer que vai atacar, rolar Ability Dice e derrubar o alvo. O mestre deve definir o grau de dificuldade que será medido de acordo com a circunstância. Inicialmente os níveis de dificuldade variam entre Fácil, Médio e Difícil.
É aí que voltamos para a narrativa desenvolvida e para a definição da circunstância. “Me aproximo…”, “Estou longe e tenho uma boa visão do alvo?”
Um teste é considerado fácil, quando um golpe é desferido a curta distância. Ele será médio quando o alvo estiver distante o suficiente para não ser alcançado com um toque. E será difícil quando o alvo estiver muito distante para ser acertado. Caso o atacante já esteja envolvido/ocupado com o alvo, a dificuldade é média. Ataques feitos com Ranged (Heavy) são considerados tarefas difíceis.
Resumindo, em um ataque Fácil o GM rola 1 Difficulty Dice (d8 roxo), 2 para a Média e 3 para um ataque Difícil.
Personagens que usem maneuver em suas rodadas para atacar, adicionam o Bosst Dice (d6 azul claro) em suas rolagens. Enquanto os que se protegem, NPC ou PC, adicionam o Setback (d6 preto).
AÇÕES EM COMBATE
Durante o combate são possíveis algumas ações. Após a rolar iniciativa, cada personagem resolve o que fazer. Entre as ações disponíveis, um personagem pode:
- Atacar equipado de uma arma.
- Usar uma skill.
- Executar uma segunda maneuver (cada personagem pode executar uma segunda maneuver gastando 2 strain. Veja strain adiante).
MANEUVERS EM COMBATE
- Mover-se para um novo local dentro de um curto espaço.
- Sacar ou guardar uma arma ou outro item.
- Usar um stimpack (cura).
- Abrir ou fechar uma porta, virar algum objeto que forneça cobertura ou interagir com o ambiente afim de obter o Boost Dice para o próximo ataque.
STRAIN
Mais uma curiosidade do sistema de encontros do Edge of the Empire, é o uso do strain. O personagem pode gastar seu strain para se esforçar ainda mais e conseguir algumas vantagem durante os encontros.
Os personagens podem gastar dois pontos de strain para executar uma segunda maneuver durante seu turno. Porém, não podem executar mais de duas maneuvers ou mais de uma ação.
Os pontos de strain usados durante o combate podem ser recuperados ao término da peleja. Cada personagem recupera um valor igual ao atributo Presence ou a habilidade Cool, o valor maior.
ACERTO CRÍTICO
Acertos críticos (ou critical injury) no Edge of the Empire, funciona de forma simples: caso um NPC seja atingido, ele morre imediatamente. Mas no caso de um personagem, a coisa funciona de forma diferente. Ao sofrer um critical injury, o personagem deve consultar uma tabela que ligada ao número de críticos sofridos tem efeitos diferentes.
Por enquanto é isso, pessoal. Já vimos os dados, a iniciativa e o encontro do Edge of the Empire, esse RPG que realmente me encantou. Com essa boa base que estabelecemos, acho que já podemos seguir adiante para a proposta oferecida pelo jogo. Fiquem a vontade para tirar dúvidas por meio dos comentários, aqui no post, ou através do . Espero que estejam curtindo e semana que vem tem mais!
Bons dados!
Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodetirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.
Pingback: Core rulebook do Edge of the Empire vai atrasar! | Só não pode tirar um!