A pedidos de nossa leitora Foxy hoje falaremos sobre Werewolf. Decidi pegar um recorte bem expecífico e mais voltado para a parte interpretativa para atender esta contenda, mais precisamente, sobre como interpretar Lupinos.
Mas vamos a um rascunho geral…
Lobisomem o Apocalipse é um jogo de RPG lançado pela White Wolf em 1991, tendo outras duas edições lançadas antes dos fim dos anos 90. O jogo fala sobre terror selvagem, sobre o fim dos tempos, sobre xamanismo, feminismo, alem de problemas de racismo, colapso ecológico e valores morais de convivência em grupo. É um jogo bacana que o Mark Rein*Hagen, Robert Hatch e Bill BridgesMark criaram em resumo.
Em lobisomem existem 3 raças das quais você pode ter suas origens, os Hominídeos (humanos), Lupinos(lobos) e Impuros. Não vou dissertar sobre a transformação ou sobre as diferenciações aqui. O blog especializado no sistema Livro dos Espelhos tem um excelente artigo que já aborda todos estes detalhes. Se você não conhece bem recomendo ler, mas se nem o sistema conhece…bem, recomendo procurar um narrador e começar do zero, pois o jogo vale o tempo empreendido.
Quando jogamos Lobisomem um grande desafio a interpretação é conciliar o pensamento de quem vive o mundo moderno com a cultura tribal semi feudal que vivem os Garou, mas quando se esta jogando com um Lupino isso é ainda mais drástico, pois não falamos de uma mente humana em meio aos conflitos do mundo moderno com o mundo natural, espiritual e a sociedade em que foi imerso, falamos sobre a mente de um lobo e só isso muda tudo.
Quem ai já tentou pensar como um lobo? Alias, vocês sabem como pensa um lobo? Não seus bastardos, um lobo não pensa igual a um cachorro, apesar de serem bastante parecidos geneticamente.
Lobos assim como humanos são seres sociais, vivem em alcateias (apesar da Devir ter traduzido como matilha no jogo…mas concordo com a Eva do LdE sobre este tópico e usarei alcateia) e possuem vínculos emocionais entre si. Contudo, viver de forma tribal semi nômade é algo que nós humanos ocidentais do século XX e XIX não temos muita noção de como é a vida neste tipo de comunidade que já foi nosso padrão de organização social no passado (para tribos ocidentais, algumas comunidades dos desertos e de ilhas na Oceania ainda é) e portanto estamos muito longe de compreender como os Lobos sentem e sim, eles sentem, tem emoções a sua própria maneira.
Recomendaria que vocês lessem alguns livros sobre antropologia, pesquisassem sobre humanos nômades antes de tentar entender os sentimentos de um lobo, pois se não entende nem de humanos, como pode entender uma outra espécie? E não, novamente não, seu cachorrinho não é base para você entender os sentimentos de um lobo…
O comportamental de um lobo é totalmente diferente do humano ou de um cachorro por alguns fatores bem simples de entender (apesar de ter dado um trabalhão de pesquisar ao que andei lendo aqui). Eles tem um olfato 100x melhor que o humano e 10x melhor que de um cachorro. Cães começam a conviver em sociedade e explorar apenas na 4ª semana de vida, quando olfato, audição e visão estão desenvolvidos, já os lobos na 2ª quando o olfato apenas esta desenvolvido. Lobos são predadores territorialistas que brigam por seus domínios até mesmo com outros lobos…certo, neste ponto todos somos iguais e mais.
Seguindo, lobos tem uma organização onde há um macho alpha e uma fêmea alpha, sendo eles os lideres da alcateia, alem de betas que são os segundos na liderança e quando os primeiros estão doentes ou velhos os desafiam e tomam seu lugar sim igualzinho ao jogo. Os demais membros da matilha costumam seguir e obedecer a chefia. Como eles podem obedecer se não falam?
Lobos realmente não falam, eles não tem uma linguagem auditiva, mas vários ganidos, rosnados e até mesmo a postura corporal são formas de comunicação entre eles e algumas das mais recentes pesquisas mostram que eles são bem articulados em comunicação corporal. Alphas assumem posturas imponentes e todos os demais abaixam a cabeça para ele por exemplo. Também é uma sociedade baseada em honra e respeito, onde um membro da matilha pode lamber o foucinho de seu alpha sem medo, o que para alguns cientistas mais românticos seria um exemplo de dignidade. Contudo em uma alcateia há um posto bem ingrato também, o Omega.
Omegas são lobos que estão abaixo de todos, normalmente os mais fracos ou menos inteligentes da alcateia. Eles costumam apanhar dos demais e frequentemente terminam sendo expulsos ou saindo por conta própria, mas também são eles que mais brincam dentro de uma alcateia.
Como citei, eles são predadores. Um alpha sempre lidera a caça em um grupo de 3 a 7 lobos, isolando membros fracos de rebanhos e os matando. Nem sempre se saem bem em caçadas, mas são animais extremamente resistentes que conseguem ficar até 4 dias sem comer…e ainda tem disposição para continuar caçando. Mas vamos parar por aqui as explicações sobre o comportamental de um lobo. Aqui podem ler em maiores detalhes.
Sendo assim, como interpretar tal personagem?
Bem, tente imaginar que problemas metafísicos não são importantes, apenas a sobrevivência de sua alcateia tem importa. No caso dos Lobisomens, não só da alcateia onde nasceu, mas a de seus novos companheiros. Combater a wyrm não significa proteger o mundo, não significa valores morais, não significa prover um futuro mas meramente isso, proteger seu grupo. Você confia mais em seu olfato e em seus instintos, compreende melhor como funciona a natureza e possivelmente não vai compreender porque os humanos fazem as coisas, porque falam tanto, brincam tão pouco e não cuidam de seus territórios. Você lidera de forma honrada e aceita a liderança de alguém mais forte, faz gestos físicos para se comunicar, falando pouco e espera ser compreendido por isso.
Lupinos não tem traumas tão intensos com sua transformação. Eles não creem e nem descreem na existência do sobrenatural. Tudo é natural para eles. Não importa de onde veio aquela criatura estranha, o cheiro dela não é de sua alcateia e ela esta em seu territória, então não é amigo. Se ela cheira como vocês, então é amigo, mesmo se for maior e se for estranho…no máximo vai o tratar como um omega. Você não tem de esconder de seus pais ou da sociedade onde nasceu o que você é, você pode continuar tendo contato normalmente com eles, mas provavelmente ai vem um dos traumas, seu cheiro pode ficar diferente por andar com os Garou e então sua alcateia vai negar você. Se isso ocorrer, sua nova alcateia vai ser os Garou e você não vai se importar por tanto tempo com isso, pois você vive bem mais o momento. Da mesma forma, você é menos propenso a vingança, apesar de ser capas de nutrir rancor contra alguma ofensa muito grande e provavelmente tem um forte sentimento de lealdade.
Sua ligação com a natureza torna você mais próximo dos espíritos. Você não os negava antes e nem agora, eles apenas estão ali e você sabe que deve respeitar eles apenas.
Complicado?
Se sim, recomendo repensar bem antes de optar por jogar de Lupino.
Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodetirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.