Salve novos e velhos mestres!
Recebendo uma dica do companheiro de mesa, Ricardo Santos, resolvi explorar os obscuros caminhos dos conceitos que formam uma dungeon. Esse artigo tem o intuito de ajudar e iluminar o caminho dos mestres que almejam compor suas próprias dungeons usando o gancho das Relíquias de Beluhga.
INVADINDO
Tesouro, provar seu valor, caçar monstros, em busca de glória! O que motiva os heróis? Quais são os perigos que espreitam seus corredores? Posso encontrar algo valioso?
Ao propor o desafio a um grupo, o mestre não deve desenvolver uma boa razão que atraia a atenção dos personagens jogadores.
“As relíquias precisam ser encontradas e uma perigosa dungeon se mostra o local perfeito para escondê-la.”
As diversas dungeons espalhadas no cenário onde seu jogo ocorre não são iguais, e a nossa dungeon, a dungeon em questão, se mostra diferente de muitas que você já viveu. Afinal de contas, uma das relíquias de Beluhga, uma coroa, está depositada aqui.
OS PERIGOS
E já que temos uma boa razão para invadi-la, vamos tonar a coisa mais divertida…
Paço da Liberdade é o nome da nossa dungeon. Ela já foi um lugar de paz que Beluhga mentalizava de sua prisão, mas que atendendo aos seus desígnios, seus servos transformaram em um lugar perigoso, seguro para sua coroa.
De sua prisão, alguns quilômetros dali, Beluhga imaginou uma dungeon que apenas seus mais leias servos soubessem dos segredos daquele lugar. Misteriosamente, esses leais se transformaram em estátuas de gelo… A rainha desconhecia a causa do terror que afligia seus servos, mas nada fez para investigar e acabar com esse mal.
O Paço é uma dungeon incomum. Ele foi construído na base de uma montanha, na verdade é apenas o começo. Um estreito corredor se forma nas paredes da montanha. Sim, as paredes que formam a dungeon existem apenas no lado direito – no sentido de que entra –, pois no outro lado, apenas a vastidão e uma monstruosa queda aguarda pelos que insistem em passar.
Com se o clima hostil, das Montanhas Uivantes, e a queda não bastassem, outros perigos compõem a dungeon. A trilha que segue montanha a cima é formada de ladrilhos feitos de gelo, e neles estão gravados pequenos flocos de neve e símbolos sagrados que reagem ao frio toque do sol, quando este supera nevascas e tempestades. É fácil dar por falta de um ou outro ladrilho já que outros tentaram inutilmente desvendar os segredos do Paço.
MONSTROS
O clima, as áreas da dungeon e a própria trilha, são ideias para a procriação, berçário e moradia das criaturas.
Os aventureiros irão se deparar com carniçais, yetis, felinos, e relatos tratam de um dragão adulto que comanda as ações na montanha.
A proposta é habitar a dungeon com as terríveis criaturas que tenham ligação com o clima e o terreno das Montanhas Uivantes.
TESOUROS
No tempo de sua construção, o Paço foi habitado por muitos servos e fiéis de Beluhga, e seus pertence jazem juntos com suas carcaças no lugar. Alguns escolhidos podem ser encontrados dentro ou nas proximidades. O grupo pode, ou não, encontrar a relíquia, fica a cargo do mestre resolver esta questão. Talvez a relíquia tenha sido engolida por uma das tantas avalanches ou esteja em posse de algum monstro.
O objetivo é deixar os mestres a vontade para pescar alguma ideia e criar suas próprias aventuras. Indico que sigam o plot e joguem no cenário de Tormenta, porém qualquer região glacial pode receber sua dungeon. Adaptar para outros ambientes é fácil, caso não queira jogar nesse tipo de clima.
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