Daemon o RPG em situação Pós-Apocalíptica

Daemon o  RPG em situação Pós-Apocalíptica

daemon

Daemon e seu cenário cargo Trevas tiveram seu inicio há muitos anos atrás, em 1995, foram publicados na extinta Dragão Brasil e tomaram grandes proporções, se tornando editora alguns anos depois. Dezenas de livros foram lançados, sempre buscando uma temática mais seria, abordando a luta de Anjos, Demônios, Vampiros e todo tipo de criatura Sobrenatural pelo controle dos territórios humanos. Muito do que cativava os Fãs era a abordagem de lendas e criaturas do folclore real que eram adaptadas “historicamente” para um cenário o mais real possível.

O Tempo passou, varias edições foi lançadas e revisadas, o sistema se abriu e começou a surgir livros com outras temáticas: Anime, Heróis de quadrinhos e outros temas totalmente diferentes, ai veio o que puxou muitos jogadores para o sistema! Os Netbooks!

A própria editora disponibilizou um espaço para seus jogadores publicarem pequenos suplementos dos mais diversos temas, desde ordens magicas até adaptações inteiras de filmes, jogos ou até mesmo outros sistemas. A ideia foi tão aceita que hoje ultrapassa facilmente o numero de 500 netbooks publicados no site da editora e esse numero somente são os “oficiais”! A incontáveis outros materiais espalhados pela rede.

Mas com o passar do Tempo o criador do cenário, Marcelo Del Debbio (MDD) acabou se desligando um pouco do ramo do RPG, a área dele é totalmente diferente e com isso vimos outros autores a cargo de Trevas, como a ótima introdução do Antônio Augusto “Shaftiel” que lançou os livros mais “obscuros” do cenário. Mas depois de tempos infelizmente o cenário de Trevas morreu.

Vários títulos da editora foram lançados, para a linha “Só Aventuras”, algumas reimpressões de livros antigos e até novos autores tentando continuar o legado de Trevas, mas infelizmente o sistema e cenário havia sido abandonado. Abertamente o MDD declarou em conferencia na RPGCON que não estava mais interessado e nem tinha muito tempo em seguir em frente com os projetos rpgisticos (o que de fato não era novidade), mas disse também estar aberto a novos escritores, o que de fato resultou em algum material recente, principalmente o Trevas Campanha Épica que foi muito bem aceito pelos fãs!

Mas sem apoio da Editora, como os Fãs da Daemon sobrevivem?

Netbooks + Fóruns são a resposta a essa pergunta. Por mais que o cenário e sistema estejam marginalizados e sem esperanças de se renovar os Fãs de Trevas não o deixaram morrer de forma alguma.

Durante esses últimos anos eu vesti a camisa de Fã do cenário Daemon, para meu estilo de jogo é muito mais divertido do que a opção estrangeira do Lobo Branco, muito disso devido à liberdade de como jogar e com o que jogar.

Durante anos os fãs continuaram a lançar materiais independentes até chegar a um nível “semiprofissional”, livros virtuais com qualidade que superavam as expectativas do amadorismo e trazem um profundo material de campanha pra jogadores! Com o tempo esses netbooks evoluíram e um selo de qualidade foi proposto o selo “Iniciativa Daemon” onde os materiais com qualidade superior seriam devidamente lançados o mais “profissional” e oficial possível.

Dentro do material desenvolvido pelo selo virtual contamos até mesmo com materiais de autores oficiais como o Metrópolis do Shaftiel, um livro que era para ser lançado pela editora e que o autor liberou gratuitamente para os Fãs.

powersA muito que se esperar dos Fãs de Daemon, a vários projetos em andamento atualmente, como o Daemon Powers do Hatalibio Almeida, um dos “chefes” em termos de netbooks que lançou inúmeros títulos ao longo desses anos, inclusive sendo um dos autores do Trevas Campanha Épica juntamente com Henrique Santos.

No próximo mês será lançada uma revista digital mensal, chamada inicialmente de Daemon Magazine, nela ira conter material de suporte de campanha não somente para Trevas, mas outros cenários abordados pelo sistema. Cada mês será lançado um tema diferente para a revista e ela esta sendo organizada e elaborada por mim Lobo Lancaster e contara com materiais de diversos fãs escritores da Daemon.

Isso é só a ponto da Iceberg que mostra como o RPG Daemon mesmo sem demonstrar qualquer sinal de vida por parte da editora ainda continua firme e forte ao longo desses anos. E esta longe de morrer, sobrevivemos ao apocalipse editorial e agora rumamos a mais projetos como a elaboração de site dos fãs, mais materiais “semi-oficiais” e o sonho tão esperado (e distante) da quarta edição de Trevas. Mas quem pode saber onde vai dar tudo isso ?

Qualquer pessoa que queria conhecer mais e contribuir com material basta pedir solicitação no grupo de facebook Trevas RPG que lá será muito bem vindo a conhecer os rpgistas “difíceis de lidar” fãs de Trevas. Inclusive lá é o local mais propício a se ter noticias e novidades, pois todos os antigos ( e novos!) escritores da Daemon são membros, como por exemplo o ultimo anuncio do Marcelo Del Debbio através do perfil oficial da Editora Daemon, em que ele disponibilizava abertamente alguns títulos da linha Trevas, autorizando o compartilhamento de pdf’s e scans.

print daemon


Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodetirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.


Posts que também podem interessar

Assassin´s Creed Revelações, o livro
"Salve os que n...
World RPG Fest
E aí pessoal, tu...
Financiamento coletivo de Malleus
Saudações! &n...
Tweet
Tags: , ,

Sobre Lobo Lancaster

Um Shadowrunner esperando a maldita magia retornar ao mundo, torcendo para virar qualquer coisa, menos um Elfo.