Vazado! Elder Scrolls Online

The-Elder-Scrolls-Online-1

Olá, leitores do Só Não Podem Tirar Um! Ontem vazou (sem querer querendo?) um vídeo de 20 minutos do gameplay do MMO de Elder Scrolls! A interlocutora que vos fala foi catar o vídeo depois de ter sumido do YouTube para investigar um pouco do que está reservado aos jogadores. Vou falar de forma meio fragmentada, porque foi na ordem que fui vendo e anotando as coisas.

Antes que vocês comentem MEU DEEEEELS O GRÁFICO TÁ RIDÍCULO tenham em mente que é uma versão beta e não necessariamente são os gráficos reais. Também não sei em que qualidade o jogador que gravou tá rodando o jogo. Também temos pouca música ambiente, mas ainda não é nada pra se preocupar.

O que me chama a atenção de cara é uma customização de personagem bem detalhada, que eu não via desde Aion. Eu só espero que venha com alguns limites, como na altura e na proporção de algumas partes do corpo, ou fica que nem aconteceu no Aion: gente fazendo personagens absurdos e minúsculos pra se dar melhor no PvP. Mas como vejo que o nome já coloca algumas limitações anti-babaquice, imagino que eles vão cuidar disso também.

ESO1

Daí você começa a jogar e tal. Imagino que cada raça comece em um lugar diferente, como é usual. Temos o mesmo sistema de stealth do “olhinho” que temos em Skyrim, e acredito que muita coisa vá ser feita à imagem de Skyrim, afinal, um jogo overrated desses não pode ser desperdiçado! O cara joga a maior parte do tempo em terceira pessoa, mas algumas vezes fica em primeira pessoa, então imagino que vá ter essa parte bem igual a Skyrim.

A interface tá mega simplificada, mas eu acho que ela vá melhorar no produto final. Ela some quando o personagem não está em batalha, bem que nem Skyrim, mas em geral MMOs mostram sempre uma fotinha do personagem em algum canto e a barra de experiência. Mas não tem muito como adivinhar como vai ser isso agora. Temos a quickbar de 1 a 0, como sempre, e uma barrinha de vida, mana e stamina (Que espero que não limite a corrida, porque pelamor! Um mundo enorme desgraçado desses e ter que ficar andando a passinho de formiga?).

Pelo que vi, também, teremos as habilidades como Alchemy e Blacksmithing (pelo menos alquimia, com certeza, que é mostrada no vídeo). Aí ele liga as nameplates.

MEU DELS! QUE NAMEPLATE DE WOW É ESSA?! Tá que estamos no beta, mas usar até a mesma fonte?

ESO2

Isso me dá nervoso o resto do vídeo inteiro… Mas bem, continuemos.

Lojas iguais de Skyrim, diálogo com NPCs no mesmo esquema também. Dei graças que não fizeram igual ao Guild Wars 2 e não tentaram colocar dublagem nos personagens. Só a BioWare consegue fazer isso satisfatoriamente.

Temos um mapinha. Não é aquele mapa maravilhoso de Skyrim, mas é no mínimo mais facilmente legível. mas eu acho que não custava nada trazer essa do Skyrim também, afinal é um diferencial. E se tem uma coisa de que MMOs precisam pra vingar, é diferencial.

Aí vemos mais do cenário. É possível nadar, uma coisa que eu gostava do Lineage II e não vi mais em outros MMOs. Temos um duelo de titãs entre nosso maguinho e um daqueles caranguejos do capeta de Skyrim que te seguem até o inferno, mostrando um pouco mais das habilidades. Uma coisa que me incomoda é não aparecer a sua arma na visão em primeira pessoa, mas é uma frescura minha. Por algum motivo, eu não consigo jogar em primeira pessoa se não conseguir ver o que minhas mãos estão fazendo, perco a noção de profundidade.

Dá pra ver no chat algumas pessoas conversando sobre algo chamado Sky Shards. Uma pessoa responde: “É igualzinho os holocrons de SWTOR, você pega e ganha pontos de habilidade.” Oh.

Eu não vou nem reclamar porque talvez SWTOR também tenha tirado isso de outro canto, mas que fica chato, fica.

ESO3

As habilidades são completamente diferentes de Skyrim. Cadê as escolas de magia, as estrelinhas no céu?! Dá pra ver que o personagem está colocando pontos em Dark Magic, que não existia em Skyrim. Tinha a escola de destruição, conjuração, esse tipo de coisa, mas não se dividia . Outras abas mostradas foram Daedric Summoning e Storm Calling.

Mas eu posso estar falando besteira, já que não conheço muito os outros jogos da franquia Elder Scrolls e talvez meu erro seja estar comparando só com Skyrim. Mas quem conhece pode comentar também e adicionar à minha análise.

O vídeo também mostra um sistema de Archievements com nomes engraçadinhos, seguindo a tendência de Guild Wars 2 e agora também de SWTOR. Mas eu gosto desse sistema desde que ele apareceu no Xbox, mesmo que não dê lá grandes recompensas. Eu adoro nomes engraçadinhos.

Durante o resto do gameplay, vemos mais bichos, mas lutas, mais cenário. Temos uma cena de morte, também (não muito elaborada, mas novamente, estamos no beta) e demonstração de emotes. O personagem em certo momento pega um livro, e eu nunca achei que me sentiria tão feliz de ver outra característica de Skyrim aparecer novamente!

ESO4

Por fim, o jogador deita numa caminha antes de deslogar. Acho que ele só quis fazer graça, mas eu adoraria ver um sistema de rest, em que você ganha um bônus de experiência se botou seu personagem pra dormir antes de deslogar. SWTOR tem isso, só que envolve deslogar na cantina.

Concluindo, fiquei meio dividida com as coisas que vi. O jogo tem muito potencial em alguns pontos, e em outros, ele parece estar perdendo o diferencial da franquia Elder Scrolls. É natural que o esqueleto de World of Warcraft se repita em muitos MMOs, afinal, é um estilo de jogo que funciona. Mas exatamente por haver a comparação, um MMORPG hoje em dia que queira se moldar a esse esqueleto tem que aplicar isso com o máximo de diferencial possível se quiser vingar.

Elder Scrolls é uma franquia que já tem sua identidade visual bem estabelecida, e tem como maior propaganda seu sucesso de vendas, Skyrim. O mais inteligente seria pegar todos os pontos fortes desse jogo e traduzir no MMO. Vejam só: eu não curti Skyrim exatamente por parecer um MMO single player! Mas é um jogo muito bonito, com uma trilha sonora fenomenal e uma jogabilidade interessante, apesar de precisar de algumas limitações em alguns pontos.

O que eu vi no vídeo foi um WoW muitíssimo simplificado, com algumas características de Skyrim e cara de Dungeons & Dragons Online. Se esse jogo vai mesmo sair ainda em 2013, vai ter que rebolar pra melhorar em vários aspectos.

Talvez eu esteja apenas esperando demais do jogo, mas olha… Porque não esperar o máximo possível de Elder Scrolls? Eu realmente quero que saia um dos melhores MMORPGs da história, tem todo o potencial pra isso. Mas ficar no feijão-com-arroz-of-warcraft não leva ninguém a lugar nenhum, né.

Viram alguma coisa que não vi? Discordaram de algo, tem algo a acrescentar? Comentem!


Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodetirar1 que você terá todas as atualizaçőes do Só năo pode tirar um!.


Posts que também podem interessar

A Touch of Evil
Fala ai galera. ...
Coluna do Homem Percevejo 25/11/2012
Tema em pauta: Os se...
O ano de Shadowrun !!!
Saudações Aventu...
Tweet

Sobre Metalgeisha

GIMME FUEL, GIMME FIRE, GIMME DOUBLE CHARIZARD!