Shadowrun e sua continua evolução

Saudações! Hoje ao invés de fazer minha costumeira matéria irei fazer um pequeno post sobre o meu cenário favorito, demonstrando um aspecto dele que mais me cativou ao longo desses...

Saudações! Hoje ao invés de fazer minha costumeira matéria irei fazer um pequeno post sobre o meu cenário favorito, demonstrando um aspecto dele que mais me cativou ao longo desses anos: A capacidade de se adaptar a atualidade. E demonstrarei isso pelo ponto de vista artístico.

Shadowrun foi lançado no final dos anos 80 com a premissa de misturar fantasia com tecnologia em um cenário cyberpunk. Em sua essência um cenário cyberpunk sempre é um futuro próximo onde Megacorporações assumem o controle da humanidade, onde a vida e qualidade da mesma é medida por quanto de dinheiro a pessoa possui, aumentando ainda mais o abismo entre as classes sociais (qualquer semelhança com a realidade NÂO é mera coincidência…).

Isso faz com que um cenário cyberpunk sempre busque referencias atuais para época e as incorpore na temática. E assim foi com Shadowrun, que lançado no final dos anos 80 incorporou e muito a moda da época.

Roupas coloridas, ombreiras enormes, cabelos volumosos e incontáveis acessórios eram lei na época e as ilustrações da segunda edição representavam isso com excelência!

segunda

A essência dos anos 80 reunido em um único RPG

Anos depois tudo estava diferente, por que então continuar igual ao antigo? Foi assim que surgiu uma das maiores sacadas (na minha nada humilde opinião) de Shadowrun, evoluir o mundo fictício junto com o real. A cada lançamento de livros e suplementos para á serie o Sexto Mundo evoluía junto, o que começou em 2050 com a primeira edição no final dos anos 80 e começo dos 90 dez anos depois estava em 2060, o jogo envelhecia dez anos juntamente com o seu cenário! E mais uma vez isso refletiu no estilo de ilustrações e no modo como o mundo era abordado.

terceira

A influencia dos anos 90 na arte de Shadowrun Terceira Edição

“As sombras evoluíram” Era a frase de impacto de Shadowrun 4° Edição, pois o Sexto Mundo realmente tinha mudado, com o avanço da nossa tecnologia e influencia massiva da internet e principalmente do advento do mundo Wireless o cenário teve que se adaptar. Vinte anos depois o cenário se encontrava no ano de 2070, a Matriz agora era Wireless e isso impactou violentamente no modo como as coisas eram abordadas dentro do cenário.

quarta

Personagens “Modernos” da Quarta Edição

Personagens que antes pareciam ter saído de filmes como Os Garotos Perdidos, Vingador do Futuro (The Lost Boys e Total Recall respectivamente) ou clipes do David Bowie agora seguiam outras tendência, eram “menos glamurosos” e mais “reais” com direito a muita roupa preta, couro e vinil, como nos filmes de ação dos anos 2000.

E agora vem o retorno de Shadowrun com sua Quinta Edição, com um RPG que sempre se atualizou e buscou se adaptar ao nosso mundo, o que esperar agora? Quais seriam as mudanças que os desenvolvedores planejam para os novos Títulos?

Duas Artes oficiais foram divulgadas, a primeira sendo a capa do livro base e a segunda uma das artes internas representando um dos arquétipos de personagem.

quinta

Capa da Quinta edição e ilustração interna de uma Drone Rigger

Então fica a pergunta, o que esperar?


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Sobre Lobo Lancaster

Um Shadowrunner esperando a maldita magia retornar ao mundo, torcendo para virar qualquer coisa, menos um Elfo.