O Xbox e o Aspirador de Pó

Olá, leitores do Só Não Pode Tirar 1! No início desse mês tivemos uma polhemics na Microsoft em relação aos rumores sobre o novo Xbox provavelmente – PROVAVELMENTE! Nada confirmado!...

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Olá, leitores do Só Não Pode Tirar 1! No início desse mês tivemos uma polhemics na Microsoft em relação aos rumores sobre o novo Xbox provavelmente – PROVAVELMENTE! Nada confirmado! – entrar na onda de necessitar de uma conexão de internet permanente, como Diablo III, a expansão de Starcraft II e Sim City. Por um acaso, nenhum dos três teve lá uma boa acolhida. Especialmente o Sim City, com sua inauguração fiasco.

Quando os rumores sobre o Xbox criaram uma revolta entre os consumidores, um funcionário da Microsoft, Adam Orth, resolveu xingar muito no twitter.

“Não entendo o drama sobre ter um console com conexão permanente. Todo dispositivo eletrônico hoje está sempre conectado. Esse é o mundo em que vivemos #lidecomisso”

“Às vezes cai a luz. Não vou comprar um aspirador de pó.”

“O sinal é ruim onde eu moro. Não vou comprar um celular.”

Bem, mocinho. Você pode morar nos UNÁITED STAITES OF AMÉRICA, terra da liberdade conexão de 100 megas, e ter grana pra bancar isso. É seu mundinho. Mas um console que irá vender pro mundo todo não pode se limitar ao mundinho de alguns privilegiados. Muitos países do mundo não tem uma conexão boa, ou no mínimo a um custo razoável. Não é igual a eletricidade, que já tá por aí a muito mais tempo, é muito mais difundida e não fica variando loucamente de velocidade.

Gente, eu tenho uma conexão de 15 megas e SOFRO. Não sei se é internet no Brasil ou se minha casa tem paredes demais, mas a lag que eu sofro em dias ruins não é de deus.

E comparar internet com eletricidade ou sinal de celular é pura ignorância. Talvez daqui a 50 anos internet seja algo tão difundido quanto a eletricidade, mas olha, a real é que eu NÃO preciso de internet pra um jogo funcionar. Eles funcionavam muito bem antes de terem essa idéia de jerico.

Não faz sentido eu depender de um servidor de fora, ficar à mercê de lags absurdos, pra jogar um single player. Ou pra fazer LAN com outro computador na minha casa. Conexão permanente pode funcionar pra ver facebook no celular, pra mandar fotinha pro instagram, mas jogos precisam de uma conexão extrememente sólida. Uma lag, e você perdeu. Depender da sua placa de vídeo rodar já era um estresse; agora, você depende tanto do seu hardware quanto da sua conexão. E ainda tem que pagar 120 reais na loja por um jogo?

A verdade é que a conexão permanente surgiu pra combater a pirataria. Dessa forma, a empresa pode na hora perceber se o game é original ou não, pode prender um jogo a uma conta de forma que você não possa mais passar pra frente. Não é pro jogo ficar mais bonito, legal, dinâmico, por mais que às vezes botem um sisteminha de achievements pra deixar o jogador feliz.

E de qualquer forma, isso dá pra burlar. Alguém duvida?

Pra mim, conexão permanente é babaquice. Você conecta no multiplayer quando precisar e joga offline de boa quando não precisa. Fim de papo. Você compra o jogo e joga quando quiser, independente dos servidores estarem cheios, e sem estresse de inauguração (erro 37, alguém?).

Xbox não é um aspirador de pó e sempre funcionou muito bem desconectado da internet, obrigada. Quer combater a pirataria, faz que nem a Steam: torne comprar o jogo oficial mais vantajoso no custo benefício. Tem muita gente que prefere pagar 15 dólares por um jogo na Steam que ficar doido procurando seed pra torrent.

De qualquer forma, acho que a Microsoft entendeu o recado, porque depois do burburinho negativo gerado pelas twittadas do moço, ele foi delicadamente convidado a se retirar de seu posto. O que é compreensível, porque quando um funcionário da empresa dá declarações (ainda que informais) que dão a entender que a empresa não se importa com o que os consumidores acham, é a cara da empresa que está ali, não a dele. Imagino como isso se refletirá no real console que está pra chegar…

E vocês, o que acham de jogos com conexão permanente? Comentem!


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