E ai pessoal. Vocês se lembram daquele jogo sempre presente em parques de diversão que consistia em fazer um tiro ao alvo em patos? Pois então, baseado nessa premissa que o jogo Sitting Ducks foi criado.
Publicado originalmente em 2005, com uma versão de luxo em 2009 e uma expansão em 2011 (que serve apenas para o jogo original, não para a versão de luxo), esse card game tem como objetivo que seus players tentem eliminar os patos do adversário, enquanto protegem os seus das ameaças. Vale lembrar que a edição de luxo, é mais completa que a original, e mesmo com a expansão de 2011, essa versão é a melhor encontrada.
O jogo começa da seguinte forma: Os jogadores sorteiam a cor de seu pato, sendo 6 cores diferentes com 5 cópias para jogo e uma para marcar a cor de cada player, sendo a recomendação de 3 a 6 pessoas por partida. Com isso definido, embaralham-se as 5 cartas de patos de cada player no baralho de patos.
O baralho de patos também possui outros 2 tipos de carta, que são o pato bebê, que não pode ser alvo de tiros, logo deve ser tratado com cautela durante o jogo, e a carta de água, que simboliza que não há algum pato naquele lugar. Após o baralho dos patos ser devidamente embaralhado, deve-se abrir as 6 primeiras cartas sobre o mapa da lagoa, que demonstra a posição em que cada pato se encontra. Sempre que um pato for morto, ou removido da lagoa, todas as cartas nela se movem para ocupar o espaço aberto a frente delas e novas cartas são sacadas para ocupar os espaços que faltarem.
Existe um segundo baralho, esse de cartas que possuem efeitos a serem usados no jogo, seja para mirar em um determinado ponto da lagoa, seja para atirar em um pato e outros mais. Cada jogador começa com 5 cartas, e só pode usar 1 por rodada. Após o uso da carta, ele deverá comprar cartas do deck até somar 5 novamente. Existem cartas que permitem o uso de mais de 1 carta por vez, ou atém mesmo que roubam cartas de adversários.
Um dos pontos altos do jogo é o fato de que é muito difícil acertar um pato de primeira, sendo que normalmente se deve mirar nele e depois atirar. Com isso, o jogador necessitaria de 2 rodadas, e muito coisa pode acontecer entre essas rodadas, como cartas que mudam a mira de um pato para outro ou atém mesmo o dono do pato mirado utilizando uma carta que acerta um pato que esteja adjacente a mira, podendo esse ser do jogador que botou a mira.
O outro ponto alto é que o jogo não elimina ninguém. Mesmo após perder todos os seus patos, os jogadores continuam jogando normalmente, seja pela chance pequena de voltar ao jogo através de cartas especiais, ou pela simples e velha vingança para com o amigo, fazendo com que o foco do joga não seja em si a vitória, mas sim a diversão e zoação entre amigos.
Simples e bem rápido, o jogo é ideal para aqueles que querem um passatempo rápido e descomplicado. Novamente recomendo a versão em alemão.
Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodetirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.