Saudações, canarinhos, melros e sabiás! Hoje eu pio a vocês com o intuito de lembrar mais uma vez de outro aspecto a ser pensado durante a criação do personagem, que serve para tornar mais realista e completo o RPG. Os antecedentes (espero que não os criminais), meus camaradas, esse é o assunto de hoje.
Os antecedentes são todos os fatos anteriores ao início de um RPG pelos quais um personagem passou. Isso inclui lugares onde viveu, onde adquiriu habilidades, quando teve algum acidente ou desenvolveu algum ideal, rivalidade ou crença. Os antecedentes são uma das coisas que diferenciam um saco de pontos de vida empunhando uma espada de um personagem de verdade.
Por favor, veja os antecedentes de seu personagem não como uma obrigação, mas como uma forma de tornar mais ampla a interpretação de seu personagem e de possibilitar a criação de ganchos na aventura que o envolvam, por parte do Mestre. Seja criativo e inovador, crie histórias diferentes. Há um jogador com o qual joguei por várias vezes que tem a fama de criar sempre os mesmos antecedentes com pequenas variações, e creio que seja assim com muitos RPGistas apressados por aí. O roteiro era, basicamente, *caham*:
“Minha família morreu em um [preencher com a causa da morte] e desde então meu personagem desenvolveu um sentido de vingança contra [preencher com um nome do vilão que eu ainda sou muito fraco para enfrentar]. Assim, treinei nas [preencher com um local isolado, como um monastério, uma montanha, ou uma montanha no monastério] e agora me juntei a um grupo de aventureiros para alcançar meus objetivos.”
Pesquise um pouco mais sobre sua raça e sua classe para saber mais características que podem ser exploradas. Os livros de Dungeons & Dragons geralmente dão dicas de antecedentes que são boas bases a serem trabalhadas. Também é uma boa opção pedir um preview da trama ao Mestre, para que seu personagem se encaixe melhor no mundo. De qualquer modo, tente não seguir clichês, a não ser que esse seja o objetivo do RPG, e
sim dar profundidade ao seu personagem, dar uma explicação para suas características presentes com base em fatos do passado.
O que o grande cavaleiro branco do leste fazia antes de ser um herói? Era um lavrador? Um aprendiz de ferreiro? Um herdeiro de alguma linhagem esquecida? As possibilidades são diversas. Saiba escolhê-las.