Sobre RPG digital e impresso

Estendendo a nossa discussão que iniciou com o consumo de livros de RPG, levando em conta a qualidade do material, agora partimos para outro ponto: PDFs.

trpg-basicorev_g

Jambô Editora entrou recentemente no mercado digital e grande parte de suas publicações estão disponíveis em PDF.

PDFs não são recentes no mundo do RPG. Algumas editoras saíram na frente, impulsionadas por dispositivos que permitem, com fácil manuseio, a leitura desses arquivos. Não me lembro qual foi o primeiro PDF que comprei, mas lembro do motivo que me levou à comprá-lo.

Com um artifício mais antigo que os PDFs, a internet, a pirataria de livros teve a sua grande era de ouro – se podemos chamar assim – na última década. Foi possível possuir qualquer livro de RPG há apenas alguns meses após seu lançamento, levando as editoras a repensarem maneiras de comercialização para combater e diminuir os prejuízos trazidos pela pirataria. E a solução não estava tão distante.

Já “coloquei as mãos” em algumas digitalizações. Sempre mal feitas, páginas tortas e incompletas, palavras ilegíveis, imagens distorcidas, estes foram alguns dos motivos para não consumir esse tipo de produto. Mas o principal motivo, sempre foi não estar zelando por aquilo que dava razão as nossas partidas e que proporcionava nossas horas de jogo: autores e editoras.

Em são consciência, alguém que se diz fã não quer o mal do seu ídolo – ou seja lá como queira chamar –, já que um produto não sobrevive muito tempo com um nível de concorrência tão desleal.

Partindo para os PDFs oficiais, estes deram “uma reaquecida”. Tanto que atualmente todas as editoras nacionais – por último a Jambô Editora – estão comercializando PDFs – eu mesmo já comprei alguns lá para nossas segundas-feiras de Tormenta RPG. Algumas lojas enxergaram a oportunidade de negócio com PDFs, e hoje em dia são especializadas neles, não vendem nada além de RPGs digitais.

PZO9073_500

Uma das pioneiras, todo material produzido pela Paizo pode ser encontrado em PDF.

Outro ponto que já conhecemos, mas que é importante ressaltar, é a facilidade para se locomover com os livros, pois o core de Pathfinder RPG tem mais de 400 páginas, o Tormenta RPG Revisado não está longe disso, o livro de regras do novo RPG Star Wars também, e você não vai querer seus jogadores engordurando seus queridos livros! Podemos adicionar a esta receita, espaço e cuidado com todos esses livros. Muitas vezes uma forte razão para migrar para PDFs.

Além de toda a facilidade na hora da compra – em alguns casos a liberação é automática após o pagamento por meio de cartão de crédito –, da fácil locomoção, praticidade na consulta, a principal razão é o valor do PDF. Pois é como um companheiro meu sempre fala: “rpgista é tudo pão duro”. Imagine adquirir aquele tão esperado livro, após alguns cliques fazer o download e já começar a ler. Pagando a metade do preço.

Claro que em alguns casos não é possível ter 50% de desconto, mas em outros sim. Atualmente estou assinando algumas linhas da Paizo Publishing, são elas: Roleplaying Game, Module, Adventure Path, Pawns, Campaing Setting, Player Companion. Essas assinaturas me permitem um bom desconto nos impressos e o PDF sai free. Na quesito “custo-benefício”, pegamos como exemplo o Tormenta RPG – Edição Revisada: em minha última consulta, a versão impressa está com um valor promocional de R$ 75,90, enquanto a versão digital sai por R$ 29,90. Só aí teremos mais de 50% de desconto.

Até o momento é isso, companheiros. Deixem suas impressões e preferências nos comentários.

Bons dados!


Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodetirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.


Tags:

Author:Antunes Rocha

Pai, administrador, abcdista, rpgista e tentando ser escritor. Gostou? Siga @old_paladin.
  • Canário Belga

    Realmente, ficar usando os livros físicos estraga eles. Os PDFs são mais práticos mas, sei lá, eu não gosto de usar o notebook pra jogar rpg.

    • Antunes Rocha

      Também não gosto, mas às vezes uso já que consumo muito pdf da Paizo e do DriveThruRPG.