Mundos-principados e robôs gigantes. Estou falando da Constelação do Sabre!
Publicado em novembro de 2012, Brigada Ligeira Estelar chegou para dar opções aos que estavam acostumados a se aventurarem em terras medievais. Imagine-se pilotando robôs gigantes em um cenário de ficção cientifica com muita intriga e um inimigo implacável que ameaça a sobrevivência de todos. Essa nova opção nos foi concedida pelo autor Alexandre Lancaster, utiliza regras de 3D&T Alpha, e tem tudo para encantar os fãs.
A Constelação do Sabre Vol. 1 veio para ampliar os horizontes da Brigada Ligeira Estelar. Este suplemento foi lançado em setembro de 2013 e suas páginas dão abrigo ao cenário da Brigada Ligeira Estelar. Neste volume 1 (de 2) é apresentado um conjunto de mundos recheados de informações para rolar uma aventura/campanha de robôs gigantes.
Como A Constelação do Sabre Vol. 1 é um livro que trata dos mundos, os capítulos estão divididos entre eles, cada um tratando especificamente das características, locais, NPCs, e os aspectos mais interessante do livro: as casas de nobrezas.
“Pelas Estrelas do Sabre, Avante!”
A Constelação do Sabre é dividida em três regiões: o Cabo do Sabre, o Fio do Sabre e a Ponta do Sabre. Os mundos estão espalhados por essas regiões, e cada um deles é governado por um príncipe-regente. As regiões são conhecidas por abrigarem mundos de maior importância, ou a capital do império, ou por ser mais desenvolvido.
Além dos mundos, alguns detalhes sobre a história da Constelação do Sabre são encontrados aqui. Antes da fundação da Brigada Ligeira Estelar, outro grupo defendia o Império. Os Regimentos Regenciais de Guarda eram comandados pelo Imperador, que os movia de acordo com as ameaças, mas isso foi até a criação da Brigada Ligeira Estelar. Atualmente os regimentos têm uma obrigação caseira: proteger o príncipe-regente do seu planeta.
Hussardo é o nome dado aos robôs gigantes, e ainda na Introdução suas características e modelos são apresentados. Motivo de desconfiança e intriga, Hussardos Imperiais e Hussardos Regenciais são mostrados aqui.
Partindo para os capítulos, cada um traz um mundo, como já foi falado. Além de contar um pouco sobre a origem e principais fatos que estão ocorrendo em cada mundo, os capítulos também falam sobre os clãs nobres e dados importantes, que resumem o que é cada mundo. Capital, príncipe-regente, cores do brasão, consorte e herdeiro, são algumas das informações trazidas. Elas são um resumo que dá a dimensão de cada mundo.
Os clãs nobres são interessantíssimos. Eles têm motivações que podem ser características, mas que podem mudar, ideais para com o mundo e a população, cores que os distinguem, e o melhor: os jogadores podem fazer parte desta trama, eles podem pertencer aos clãs. Um parágrafo é dedicado ao jogador, se ele decidir fazer parte da família. Locais, grupos atuantes, principais atividades, hussardos e figuras importantes (com ficha completa) também são trazidos nas descrições de cada planeta. Dicas para Campanha em Alabarda, por exemplo, traz informações detalhadas para que o mestre explore o planeta e possa ambientar uma aventura ou toda uma campanha.
Mas nem só de mundos vive a Constelação do Sabre. Criada pelo Imperador Silas Falconeri II, a Estação Parlamentar é o grande centro legislativo da Constelação do Sabre. Um local criado para o trabalho em prol dos interesses daqueles que possuem o poder. A Estação é um lugar de proporções gigantescas e que funciona como uma cidade. Ela abriga as mansões dos parlamentares e suas famílias. As informações contidas neste capítulo podem render boas chances de roleplaying, é um cenário de pura intriga.
O capítulo “Novas Regras” traz novos kits para personagens, como Arruaceiro e Impostor Perfeito, entres outras. Entre os kits ainda são descritos os Oficiais Hussardos de cada mundo, deixando várias opções para os jogadores. Novas vantagens, como Medicina em Combate (1 ponto), e a seção “Novos Robôs” também aparece na sequência.
O Apêndice fica por conta da Capital Imperial, Leócadia. Assim como nas descrições dos mundos, a cidade é detalhada com dicas para campanhas, lugares interessantes e ficha completa de Eyana Leroux, a Princesa Duelista.
Então é isso. A Constelação do Sabre é um livro bem escrito e recomendado para os amantes de robôs gigantes no melhor do estilo japonês. Recomendo também aos que não são fãs de maquinas, mas que adoram saber mais sobre cenários, pois o material descritivo é extenso e pode ser aproveitado em outras aventuras. Os clãs fornecem o clima que cada personagem deve ter, caso seja ligado há algum deles. O formato do livro é diferente (26 x 17 cm padrão 3D&T) e não deixa de ser interessante. Suas páginas são em preto e branco que combinam com a proposta de arte do livro.
Bons dados!
FICHA TÉCNICA
Autor: Alexandre Lancaster
Título: Brigada Ligeira Estelar – Constelação do Sabre Vol. 1
Editora: Jambô Editora
Ano de Publicação: 2013
Valor Edição Impressa: R$ 23,90
Valor Edição PDF: R$ 9,90
80 páginas
Brochura
Distribuído por: Jambô Loja
Fique ligado na nossa Fanpage, adicione nosso Feed e siga nosso Twitter @sonaopodetirar1 que você terá todas as atualizações do Só não pode tirar um!.