Salve os que nos consagram!
Magos, preparem as magias. Espero que não precisem das curas do clérigo e que as lâminas do guerreiro estejam bem afiadas. O ladrão não encontrou nenhuma armadilha, mas cuidado! Você está entrando na dungeon…
E após longo período de afastamento, como já falei na prévia do Bestiary 4, voltamos para amenizar os entraves da famigerada mesa de jogo. Qual mesa de RPG nunca passou por um TPK? Quem nunca sentiu um friozinho na barriga enquanto seus companheiros caíram um a um? Todos morreram? Então foi um TPK.
Talvez os aventureiros de nível 1, que acabaram de criar seus personagens, desconheçam o significado destas três letrinhas. TPK ou Total Party Kill. Estas letras significam, pura e simplesmente, que o grupo de personagens dos jogadores não se deram bem durante um encontro. Todos morreram. E já que morreram, que tal usar esse TPK como gancho para a próxima aventura?
Tirando proveito do TPK
A história acabou prematuramente devido ao ímpeto de alguns jogadores. Avançando de forma precipitada por um dos muitos corredores da dungeon, o grupo foi enfraquecido por uma série de armadilhas e não foi páreo para a emboscada gnoll.
Uma forte razão e um gancho bem trabalhado trouxe o grupo até as profundezas da arruinada tumba:
Um mistério, o sumiço de alguns jovens não foi resolvido e é obrigação das autoridades locais dar um fim nisto.
O primeiro passo é insistir na história que não foi resolvida, já que os heróis morreram. Pessoas continuam desaparecendo e novos heróis precisam se aventurar dentro da tumba.
O segundo passo é repensar nos desafios que foram superados, e pensar em novos. As armadilhas que foram desativadas pelo ladrão ou que agiram contra o grupo podem ser substituídas por desastres naturais ou temporais; um teto ou parede desabar, um piso ruir, uma nevasca passou e o frio é um novo desafio.
Os monstros podem ser substituídos por novos. Os corpos do antigo grupo sofreu os efeitos da magia negra de necromante, ou foram pegos pela praga, e agora são zumbis ou criaturas tocadas pelas trevas. Tesouros continuam os mesmo. O acumulado pelo antigo grupo até o TPK pode ser recolhido, enquanto futuros tesouros continuam como planejado pelo mestre.
Um tom de investigação pode ser adicionado a aventura. O novo grupo precisa saber (para relatar as autoridades) o que aconteceu com os primeiros enviados. Os corpos podem ser usados como isca, para que as mesmas criaturas possam dar conta do novo grupo.
A partir daí a aventura corre normalmente, como planejado pelo mestre. Ou não, o mestre terá a oportunidade de repensar, e o grupo pode querer tomar novos rumos.
#VidaDeMestreEDificil
Existem outros meios para ocasionar um TPK: o mestre pode ter sorte nos dados e assim desequilibrar um combate de rotina. O mestre também pode “perder a mão do jogo”, e despreparado, impor um combate insuperável. Por isso é sempre importante gastar algum tempo com a preparação da aventura, escolhendo armadilhas e monstros que façam parte da temática da aventura.
Se achar que errou, reinicie o combate, dê uma chance.
Bons dados!