A Leveza do Ser

Olá, companheiros de estrada! Já debatemos sobre muitos temas, como medo e cansaço, , heroísmo e muito mais. Hoje, quero falar sobre algo comum a quase todas as pessoas, e consequentemente, aos personagens: felicidade!

Sempre nos lembramos das dificuldades, perdas e tristezas que nossos protagonistas enfrentam, mas nos esquecemos de que cada um também possui suas doses de alegrias, amores, prazeres e motivações. Em geral, os personagens que vejo nas mesas de RPG são taciturnos, vingativos e amargos. Quantos já viram algum PC se apaixonar por alguém? Ou retirar prazer de pequenas coisas? Quantos demonstram ter um hobbie?

Falo isso por que, em nossa mesa, temos experimentado representar mais nuances do que comumente é feito, obtendo ótimas cenas. Um bárbaro pode ser violento e taciturno, mas também pode adorar banquetear-se, beber e conquistar o coração (e as roupas de baixo) das mulheres. Depois de uma missão extremamente difícil, em que perderam um companheiro, o grupo pode ficar de luto, mas também pode ir beber em homenagem ao morto.

 

“What is love?”

E o que falar sobre o amor? A maioria dos jogadores já elimina a sua família no próprio background, ninguém quer possuir laços afetivos, imagina se interessar por alguém… Pessoas amam e odeiam na mesma medida, quem vive apenas de sentimentos ruins está doente. Digamos que seu personagem é órfão, ainda assim, ele vai transferir seu afeto para outros, ele vai desejar uma família, alguém que o ame. É normal as pessoas se apaixonarem entre si num grupo que convive muito e que sua vida depende do outro. Aquela feiticeira acaba chamando a atenção do guerreiro e vice-versa. Às vezes, é problemático, afinal, a jogadora da feiticeira pode ser a namorada do mestre. Ai é melhor evitar!

Cara, se o seu personagem só gosta de matar, tem algo muito errado com ele. Ele não é um herói, no máximo, ele pode ser considerado um anti-herói. Ele pode gostar de caçar, pescar, observar as estrelas, entalhar na madeira, cantar, ir a tavernas… Qualquer coisa para torna-lo mais real, por favor, né? Gostaria de lembrar que um personagem que fez parte da infância e adolescência de muitos. Ele era um grande guerreiro e adorava lutar, mas ele também gostava de comer, estar com seus amigos. Ele conquistou uma mulher, teve filhos e viu sua descendência seguir com seu legado. É, o Goku fez tudo isso!

Em suma, as pessoas também tem prazer em viver e retiram prazer da vida. Não seja mais um jogador monocromático na mesa. Deixe seu personagem viver e morrer decentemente! Só Não Pode Tirar Um!


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Sobre Raphael Santz

CEO da @maheinformatica; redator da #RPGVale; trouble shooter da #sonaopodetirarum.com; redator #diversidadeconvergente; e gaúcho!