Algumas semanas atrás trouxe para vocês alguns pensamentos e dicas para quem quer começar a mestrar, mesmo sem nunca ter jogado RPG, ou tendo jogado poucas vezes.
A coluna anterior foi bem simples, mas dessa vez vou trago mais pratico. Enigmas e Charadas.
Como falei na coluna anterior, RPG não é só combate, mas isso depende muito de cada grupo, por isso a grande tarefa do mestre não é só construir um mundo, ou um mundo que apenas lhe agrade, mas construir um mundo que agrade a si mesmo e aos jogadores que estão jogando dentro dele.
Minha recomendação é a seguinte e acredito que é útil até para quem já é mestre a mais tempo, e é a seguinte:
Está começando um grupo novo? Faça testes, veja o que em que os jogadores se saem melhor. Coloque enigmas, puzzles, charadas, combates, cenas dramáticas, personagens que ajudem ou atrapalhem, enfim TESTE.
Teste de tudo, coloque um pouco de tudo, para assim fazer uma analise parcial do que os jogadores de cada grupo que vocês estiver mestrando gostam mais. Depois desses testes vai ficar mais fácil bolar aventuras que mantenham seus jogadores interessados no jogo. Mas lembrem-se que é importante variar.
Atualmente estou mestrando para um grupo que adora enigmas. Não que eles sejam realmente bons nisso, mas eles gostam, eu gosto de colocar e pensar em formas de ajuda-los in game, por isso mesmo as vezes atrasando a aventura, coloco para ajudar o grupo a se manter interessado.
Aqui estão alguns enigmas que já usei no meu jogo:
“Eu tenho rios, mas não tenho agua;
Tenho florestas, mas não tenho arvores;
Tenho montanhas, mas não tenho pedras;
Tenho cidades, mas não tenho casas;
O que sou eu?”
Nesse em especifico deixei os jogadores em frente a um grande mapa desenhado em uma parede de pedra, e coloquei o enigma. Isso os confundiu quem tem facilidade com enigmas, que acharam a resposta, ‘MAPA’, seria muito fácil, mas ao mesmo tempo ajudou aqueles que tem dificuldades com enigmas, o que gerou uma discussão bem legal dentro do grupo.
“O que é mais poderoso que a morte? O que é mais poderoso do que a morte é aquilo que os mortos comem e que se os vivos comerem, eles morrem. O que é mais poderoso que a morte?”
Resposta: Nada
Você pode trocar morte aqui pelo nome do deus da morte ou qualquer outra coisa que se adapte à situação.
Só para constar mortos não comem carne humana, quem faz isso são mortos vivos. Mortos, estão mortos, não comem nada e se os vivos não comerem nada, eles morrem. O que é mais poderoso do que a morte? Nada. Uma bela oferenda ao deus da morte, não?
“Uma coreografia animada ele dança claramente, banindo toda noite, exceto a mais escura. Dê alimento a ele e ele viverá; dê água a ele e ele morrerá.”
Resposta: Fogo
“O homem que o inventou não o quer. O homem que o comprou não precisa dele. O homem que precisa dele não sabe que precisa dele.”
Resposta: Caixão
“Minha vida dura meras horas, ou menos, eu passo todo o meu tempo sendo consumida. Sou mais rápida quando magra, mais lenta quando gorda, e o vento é a perdição do dom que eu trago.”
Resposta: Vela
“Quanto mais há de mim, menos você vê. Pode forçar a vista o quanto quiser quando eu te envolver.”
Resposta: Escuridão
“Elas vêm testemunhar a noite sem serem chamadas, guias de marinheiros e lágrimas de poetas. Elas somem a cada dia sem a mão de um ladrão.”
Resposta: Estrelas
“Elas seguem ou lideram, mas apenas quando você passa. Por mais negras que sejam tuas roupas, elas são ainda mais escuras. Elas sempre fogem da luz, mas sem o sol não existiriam.”
Resposta: Sombras
“Vivo como você, mas sem ar, tão frio na vida quanto na morte; nunca com sede, mas sempre bebo, vestido de cota de malha, mas sem nenhum rangido.”
Resposta: Peixe
“De todas as tuas posses, eu sou a mais difícil de guardar. Se você me tem, você quer me compartilhar. Se você me compartilhar, não mais me terá.”
Resposta: Segredo
DICA 01: Assim como no senhor dos anéis existe um enigma para abrir as portas d’As Minas Tirith, você pode colocar enigmas similares no meio de dungeons, principalmente se houver magos envolvidos, não precisa colocar enigmas somente em velhinhos que cuidam de pontes.
DICA 02: Algo interessante de se fazer, mas ai já se enquadra em puzzle, é fazer com que cada resposta errada tenha um efeito negativo, ative uma armadilha, ou algo parecido.
DICA 03: A internet é uma boa fonte de charadas, mas seriados, principalmente de ficção cientifica também são. Recomendo assistirem a STARGATE, muitos episódios apresentam situações interessantes, não necessariamente com charadas, mas que podem servir como fonte de inspiração para situações que exigem o raciocínio dos players.
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Comments
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cara , adorei o poste.
o 1º das garrafas foi interessante, eu usava enigmas nas minhas mesas , mas os jogadores eram preguiçosos e só queria jogar tantos em pensar muito. eu incentivavaa mudar o tipo de jogo.
parabéns.
esperando pelo próximo, posts sobre o assunto. o/
kkk , vou usar algumas hoje em minha mesa.
Muito bom. Eu pessoalmente adoro charadas e bolar maneiras de decifrá-las. Parabéns!
muito interessante , trabalho com grupos e sempre busco enigmas e charadas…